Um mantra é uma repetição de uma palavra ou frase que tenha um significado especial, que pode ser dita em voz alta ou internamente, geralmente durante a prática da meditação ou da ioga, e de outros rituais religiosos indianos. Podemos compará-lo a uma semente, que, ao invés de ser plantada no solo, é semeada na mente e na alma. Dessa forma, ao repetir algo inúmeras vezes, o significado daquilo irá chegar ao seu subconsciente, ajudando a transformar hábitos e padrões negativos em positivos.

Acredito que já tenha ouvido pessoas meditando enquanto repetem o som “Om”. Trata-se do mantra mais importante dentro do hinduísmo e que representa o som do universo e do divino. Ao dizê-lo, é importante sentir as vibrações que ele promove em todo o corpo, criando uma forte conexão com mente e o espírito. Continue acompanhando e saiba mais sobre o poder dos mantras e os benefícios que eles são capazes de proporcionar.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

O Poder do Mantra Está no Som

A palavra mantra vem do sânscrito e, se dividida, significa: man (mente) e tra (instrumento). Por isso, é considerado como instrumento para transportar a mente de um estado de atividade para uma situação de quietude e de silêncio. A maioria deles é composta por uma das cinquenta letras do alfabeto sânscrito e pode consistir em uma única letra, sílaba ou uma sequência delas, uma palavra ou uma frase inteira.

Normalmente, os mantras são sons, sílabas ou vibrações que não, necessariamente, precisam ter um significado específico. O seu valor real está mais em sua qualidade vibracional do que em qualquer outra coisa. Entretanto, grande parte dos mantras mais conhecidos possui uma significação, até mesmo para que aqueles que o repetirem mentalizem o que desejam para si e o universo.

5 Mantras em Sânscrito Para Encontrar o Equilíbrio

Aproveite para conhecer cinco mantras em sânscrito e seus significados poderosos que irão te ajudar a encontrar o equilíbrio nas mais diferentes situações. Muitos são utilizados durante a prática de ioga, mas você pode usá-los também durante a meditação ou nos momentos em que preferir.

1 – Mantra Hari Om – Para Acabar Com o Sofrimento

PSC

Hari significa remover e se refere especificamente ao sofrimento e aos problemas. Já Om, como disse anteriormente, representa o universo. A união dessas duas palavras tem como objetivo fazer com que aquele que as repita na forma de mantra se conecte com as energias universais e, assim, se liberte da dor.

2 – Mantra Om Namo Narayanaya – Para Promover a Paz, o Amor e a Felicidade no Mundo

Um dos significados deste mantra é reconhecer o divino que há em cada indivíduo. Ao repeti-lo estará enviando vibrações positivas para todos, com desejos de paz, amor, saúde e felicidade.

3 – Mantra Om Shanti – Para Trazer Paz e a Tranquilidade Para a Sua Vida

Utilizado para iniciar ou encerrar a prática da ioga, como uma forma de trazer a paz e a tranquilidade para si e todos ao redor. Em muitos casos, a palavra shanti é repetida três vezes, representando a paz no corpo, na fala e na mente.

4 – Mantra Baba Nam Kevalam – Para Exaltar o Amor Universal

Este é um mantra considerado universal, porque exalta o amor de forma geral, sem considerar crenças ou tradições religiosas. É positivo porque ajuda a eliminar pensamentos negativos e promover a paz interior.

5 – Mantra Shreem Brzee – Para Atrair Prosperidade

É conhecido como o som da prosperidade, pois ajuda a atrair coisas boas, riqueza e abundância. Vale lembrar que o foco não está apenas em dinheiro e posses, mas também em saúde e outros tipos de bênçãos.

Benefícios da Meditação Com Mantras

Para quem deseja iniciar a prática da meditação, utilizar mantras é uma medida fantástica, porque eles funcionam como um ponto focal de atenção, evitando que se distraia com tanta facilidade. Assim, quando a mente demonstrar querer ir para longe, eles fazem com que ela retorne com maior rapidez. Além desse, veja outros benefícios que os mantras são capazes de proporcionar.

  • O ritmo e o som do canto movimentam a energia por todo o corpo, regulando as substâncias químicas em nossos cérebros e, assim, reduzindo o estresse e a ansiedade;
  • Regulam a frequência cardíaca;
  • Aumentam as ondas cerebrais positivas por conta da grande sensação de relaxamento;
  • Potencializam as funções imunológicas e diminuem a pressão sanguínea;
  • É uma maneira fácil e gratuita de gerenciar os pensamentos e alcançar o bem-estar físico e mental;
  • Ajudam a aliviar a sensação de medo, o que os torna ótimos para auxiliar na superação de fobias.

Dicas Para Entoar Mantras e Ser Mais Feliz

Limpe a sua mente e se concentre enquanto respira profundamente. É fácil se distrair e pensar em outra coisa, por isso começar dessa forma irá te ajudar a manter o foco de maneira mais intensa. Entretanto, é importante lembrar que a repetição de um mantra é como qualquer outro tipo de meditação, então, se a sua mente vagar não se julgue e apenas traga-a de volta. Com o tempo de prática conseguirá se concentrar cada vez mais, mas, para isso, é importante se respeitar e continuar.

Defina a sua intenção com clareza, para que saiba exatamente qual é o seu objetivo com a mantra em questão, se é se acalmar, se conectar consigo mesmo, algum tipo de cura ou qualquer outra motivação que faça sentido para você. Então, comece a dizer seu mantra, em voz alta ou internamente, o que preferir. Muitas pessoas acham importante coordenar as repetições com a respiração, experimente e veja se isso funciona contigo. O importante é que se conecte ao significado do seu mantra.

Como não é necessário utilizar nenhum material específico, um mantra pode ser repetido em qualquer hora e lugar. Seja no carro, no trabalho, com os amigos ou sozinho, se repeti-lo internamente, ele sempre estará com você, te ajudando a se conectar consigo mesmo e, assim, encontrar o equilíbrio para superar situações de estresse, medo, ansiedade ou mesmo desfrutar de momentos de tranquilidade.

Gostou de saber mais a respeito dos mantras e dos seus benefícios para a busca do equilíbrio e do bem-estar? Então aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam essa prática poderosa.

 

Copyright: 300505259 – https://www.shutterstock.com/pt/g/postfestum