A ética é uma área da filosofia que tem como objeto de estudo o comportamento do ser humano em relação à moral. Os dilemas éticos acontecem quando se faz necessário tomar decisões difíceis levando em conta os valores morais e cujas consequências podem impactar na vida de terceiros. Por mais desafiador que pareça decidir como agir perante esses dilemas, é fato que fazer a coisa certa é sempre o melhor caminho a ser seguido.

O Que São Dilemas Éticos?

Como disse no início, os dilemas éticos acontecem quando um indivíduo precisa tomar uma decisão que envolve os seus valores morais. No âmbito da psicologia e da neurociência, são utilizadas situações hipotéticas desse tipo como teste, para que se possa conhecer melhor a pessoa que está sendo analisada. Esses testes são realizados nas mais diversas situações, o que inclui tanto psicopatas quanto pacientes que tiveram uma parte do cérebro atingida após um trauma.

Assim como os dilemas éticos fictícios, a vida real também se mostra cheia de decisões desafiadoras que precisam ser tomadas no decorrer da existência. Nesse sentido, é importante que os indivíduos tenham sempre certeza a respeito de seus valores morais, para que consigam tomar decisões de forma tranquila e consciente em relação ao que acreditam.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Exemplos de Dilemas Éticos e Como Lidar Com Eles

No decorrer da vida pessoal e profissional, é bastante comum que você se veja diante de situações delicadas, em que precise pensar nas consequências e, também, considerar os seus valores éticos e morais para agir. Veja, a seguir, alguns exemplos de dilemas éticos.

Presenciar Atitudes Antiéticas de Outras Pessoas: um dos dilemas mais comuns é aquele que envolve presenciar outras pessoas tomando atitudes antiéticas. Isso pode acontecer entre amigos, na família e, principalmente, no trabalho. O dilema envolvido é se deve ou não denunciar o indivíduo que está agindo desonestamente ou intervir diretamente naquela situação.

Convivência Com Atos Antiéticos: muitos profissionais lidam diariamente com atos antiéticos no trabalho, como sonegação de impostos, desrespeito aos direitos do trabalhador e concorrência desleal. Esse é um exemplo de dilema porque a grande maioria das pessoas não sabe como agir, já que o seu emprego pode estar em jogo.

PSC

Utilizar Atalhos Para Atingir Objetivos: quando se tem um objetivo, é necessário batalhar para alcançá-lo. Contudo, muitos indivíduos se sentem em dúvida quando se deparam com a oportunidade de conseguir o que desejam mais rapidamente, porém, o preço a se pagar é agir de forma antiética.

Furtar: muitas pessoas, seja na vida pessoal ou profissional, têm acesso a dinheiro e objetos, de grande ou menor valor, que pertencem aos outros ou a empresas e que acreditam que poderiam furtar “sem serem descobertos”. Muitos agem de tal forma sem considerar que se trata de um furto por crerem que são itens de valor baixo. Contudo, independente do valor, se apossar de algo que pertence a terceiros sempre é uma atitude antiética.

Se Permitir Ser Subornado: o suborno é o ato de oferecer dinheiro a alguém em troca de um favor ou para obter vantagens. Assim como subornar é considerado uma atitude antiética, aceitar a situação também é.

Agir Com Parcialidade: em situações como escolher um candidato a uma vaga de emprego, por exemplo, o correto é agir com imparcialidade, para eleger o profissional mais qualificado e que melhor se encaixe no cargo. Agir com parcialidade, considerando relações de amizade, gênero, raça ou por ter recebido alguma vantagem é sinal de falta de ética.

Se Beneficiar de Informações Confidenciais: esse exemplo é bastante comum em empresas, especialmente entre funcionários que tenham acesso a informações confidenciais. O ato de obter vantagens pessoais ao se valer de dados privilegiados da organização em que trabalha é considerado antiético.

Como Lidar Com Dilemas Éticos

Não existe uma fórmula pronta de como lidar com dilemas éticos, afinal cada situação tem suas características e consequências. Contudo, o meu conselho é que procure sempre se pautar pela ética e pelos seus valores morais. Obter vantagens tendo que passar por cima daquilo que acredita pode até se mostrar uma boa opção no início, mas pode lhe custar muito no futuro.

Procure sempre conquistar os seus objetivos através de trabalho e esforço e verá o quanto isso será recompensador. A tranquilidade de agir sempre de forma honesta e ética não tem preço. Mesmo que a política do nosso país e algumas pessoas com as quais convive tentem mostrar o contrário, a melhor forma de lidar com dilemas éticos é sendo ético e fiel às suas convicções morais.

Neste sentido, para tomar a melhor decisão, é importante considerar os seguintes pontos:

  • O primeiro passo deve ser pensar na decisão que pretende tomar e em como se sente em relação a ela. Considere a sua intuição e o que ela te diz sobre a situação em questão.
  • É importante analisar o fato com cautela, a fim de se certificar de que se trata de algo verídico e não de um boato. Caso tenha testemunhas confiáveis que possam confirmar as informações, poderá tomar a sua decisão com mais tranquilidade.
  • Caso tivesse que contar sobre essa decisão para uma pessoa da sua família, sentiria vergonha ou orgulho? Se a resposta for vergonha, é um grande sinal de que precisa repensar a atitude que pretende ter.
  • Se essa história vier a público, como acredita que ficará a sua imagem, a de alguém que agiu de forma ética ou antiética? Se a resposta for a segunda opção, é sinal de que sua decisão é, no mínimo, questionável e precisa ser revista.
  • Faça um exercício de empatia e imagine como se sentiria se fosse a parte prejudicada da situação. Então, verifique se agiria da mesma maneira caso fosse o principal envolvido.

Aproveite e confira meu vídeo sobre a importância da conduta ética no trabalho.

Essa reflexão fará com que consiga ter uma visão mais ampla sobre os dilemas, podendo agir de forma mais assertiva e segura. Após a análise desses pontos, tenho a certeza de que irá tomar a melhor decisão e agir de forma ética, sem passar por cima dos seus valores morais, profissionais e pessoais.

Por mais desafiador que possa parecer no início, vencer as provocações e agir com ética fará com que sinta mais orgulho de si. Ser um exemplo de ética para amigos, familiares e colegas de trabalho certamente trará muitos retornos positivos para a sua vida. Apesar do que muitos dizem; o mundo não é dos espertos, mas sim das pessoas éticas e honestas. Lembre-se disso e sucesso!

Copyright: 158769155 -https://www.shutterstock.com/pt/g/jorgenmac