arvore-genealogica

O Que Podemos Aprender Com a Nossa Árvore Genealógica?

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de julho de 2019

A árvore genealógica é uma representação gráfica que mostra o histórico de uma família e suas conexões através das gerações. Geralmente, contém informações como nome, data de nascimento, falecimento, cidade natal, entre outras. Existem empresas especializadas em pesquisar e desenvolver árvores genealógicas, porém, você pode criar a sua como uma forma de conhecer melhor as suas origens e a combinação que resultou em quem é hoje. Continue acompanhando e descubra o que poderá aprender através dessa experiência extraordinária.

Descobertas Fantásticas Que Podemos Ter Com a Nossa Árvore Genealógica

A grande maioria das pessoas tem conhecimento apenas a respeito de seus parentes diretos, que são os seus pais, irmãos, tios, primos, avós e, em alguns casos, bisavós. Com isso, uma parte importante da história da família acaba sendo esquecida. Resgatar tudo isso pode ser muito interessante e trazer respostas para dúvidas que muitos nem ao menos sabiam que tinham.

Saber mais a respeito das características e da história de familiares que não teve a oportunidade de conhecer será no mínimo curioso. Isso sem contar nas conexões que irá fazer durante a pesquisa, ao conversar com seus pais e avós para obter as informações que precisa. Uma forma muito positiva de demonstrar interesse, ouvir na essência e, consequentemente, estreitar os laços com pessoas que são tão importantes.

Em uma família que tem tradição em determinada profissão, por exemplo, será possível entender como a paixão por aquela área começou. E o mesmo vale para costumes, preferências e mais uma série de elementos que são passados dos pais para os filhos. Você já parou para pensar de onde vem o hábito de a sua família se reunir sempre na casa de determinado parente, ou de serem pessoas mais reservadas ou expansivas? Questione-se e vá em busca dessas informações a respeito de suas origens.

Dicas Para Realizar uma Pesquisa Sobre a Sua Árvore Genealógica e Resgatar a História da Sua Família

Como disse no início, existem empresas especializadas em pesquisar árvores genealógicas. Contudo, se a sua intenção é mesmo conhecer a história da sua família e dos seus antepassados, poderá fazer essa pesquisa e se conectar ainda mais com suas raízes durante todo o processo. A seguir, você irá conferir algumas dicas que irão te ajudar a colher e organizar as informações, tornando essa experiência ainda mais especial e enriquecedora.

1 – Encontre Pessoas Interessadas em Fazer Isso Contigo

Se você compartilhar com os seus familiares a sua intenção de fazer essa pesquisa, é bem provável que alguém demonstre interesse em te ajudar. Se isso acontecer, aceite a ajuda, afinal, com mais pessoas trabalhando conseguirá obter muito mais informações em menos tempo, sem contar no quanto será interessante talvez se aproximar mais de um primo, irmão, tio. Ter um projeto em conjunto com familiares é fantástico porque faz com que se conheçam melhor e se aproximem ainda mais.

2 – Reúna as Informações Que Já Tem

Em se tratando diretamente da pesquisa de árvore genealógica, o primeiro passo é reunir todas as informações que já tem, como, por exemplo, os nomes dos seus irmãos, pais, tios, primos, avós. Anote todos os dados que são de fácil acesso, então, em uma próxima etapa poderá ir em busca daqueles que ainda não têm. Tudo isso deverá ser registrado por escrito, em um caderno ou em planilhas virtuais, por exemplo, nessa segunda opção terá a facilidade de poder compartilhar com os familiares que estejam te ajudando, para que possam trabalhar juntos de forma mais prática.

3 – Converse Com os Seus Familiares

A próxima etapa envolve as buscas pelas informações que não tem, para que as lacunas que ficaram no passo anterior sejam preenchidas. Essa é uma parte muito agradável de todo o processo, pois inclui ter longas conversas com os familiares mais velhos, que são os que estiveram mais próximos das gerações passadas da família. Viva esses momentos ao máximo, ouvindo cada ente querido na essência.

4 – Faça Gravações e Anotações

Para não se perder com tantas informações, principalmente durante reuniões de família, em que muitas pessoas falam ao mesmo tempo, é interessante que vá fazendo anotações ou grave os áudios das conversas. Na realidade, o ideal é utilizar as duas formas, para que anote os dados pontuais e possa depois ouvir as gravações para verificar se deixou algo importante passar batido.

5 – Utilize a Internet Para Pesquisar

Mesmo que a sua família não seja famosa, saiba que é possível encontrar informações a respeito de seus antepassados na internet. Para isso, faça pesquisas com os nomes de familiares entre aspas e busque também em site específicos de árvores genealógica, pois eles costumam cruzar os dados de famílias e você terá a oportunidade de se conectar com parentes distantes.

6 – Reúna Documentos e Fotografias

Uma forma de enriquecer a pesquisa é, além de buscar informações, reunir fotografias e documentos. Assim, poderá ter contato com a história da sua família visualmente, podendo observar características físicas, conhecer mais sobre os estilo de vida de familiares, além de poder comprovar dados por meio de documentos. É importante lembrar que tudo o que conseguir reunir é parte de um verdadeiro tesouro, portanto, cuide com carinho de cada pedaço de papel, de preferência organizando-os em uma pasta.

7 – Compartilhe os Resultados Com Toda a Família

Depois de concluir o seu projeto, marque um dia para reunir o maior número de familiares e apresentar toda a árvore genealógica. Para tornar esse momento mais especial e informativo, poderá utilizar recursos como slides e vídeos, para mostrar as informações obtidas de forma mais dinâmica. Tenho a certeza de que será um momento inesquecível para todos aqueles que estiverem presentes, uma forma extraordinária de honrar as suas origens e todos aqueles que foram essenciais para que se tornasse o ser humano que é.

A palavra árvore não é usada aleatoriamente para se referir às origens de uma família, pois ir de encontro à sua história é o mesmo que buscar as suas raízes, os laços que te trouxeram até aqui. Por esse motivo, ir em busca da sua árvore genealógica é uma forma de honrar cada familiar e ser grato por sua existência. 

Copyright: 414815833 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anemad

Deixe seu Comentário: