No final de junho de 2018, doze garotos tailandeses, com idade entre 11 e 17 anos, membros de um time de futebol infanto-juvenil, foram, juntamente com seu técnico, fazer um passeio por uma província chamada Chiang Rai. O dia, que tinha tudo para ser de alegria e contato com a natureza, foi tomado pelo inesperado, pois, por conta de uma inundação, o grupo ficou preso dentro de uma caverna nas montanhas por duas semanas até que pudessem ser resgatados.

Se deseja saber mais a respeito da história e as lições que podemos tirar dela, é só continuar acompanhando.

Entenda a História dos Meninos Tailandeses na Caverna

Chanin, Panumas, Duganpet, Somepong, Mongkol, Nattawut, Ekarat, Adul, Prajak, Pipat, Pornchai e Peerapat, membros do time de futebol tailandês Javalis Selvagens, foram com seu técnico, Ekapol, dar um passeio logo após o treino. Em suas bicicletas, eles pedalaram até a caverna Tham Luang para se aventurarem e explorarem o seu interior. Inclusive, esse já era um costume do grupo, e, por isso, jamais imaginaram o que poderia acontecer.

A verdade é que a caverna é um ponto turístico da região e atrai um grande número de visitantes. Entretanto, se fora da temporada de chuvas ela é inofensiva, quando esse período se inicia, geralmente em julho, o local se torna extremamente perigoso. Por esse motivo, o ideal é que as visitas aconteçam entre novembro e abril, que é quando não há risco de inundação.

Ao darem falta dos garotos, seus familiares acionaram as autoridades locais, que logo começaram as buscas. O primeiro sinal de que estavam perto do paradeiro dos meninos foi quando encontraram as bicicletas e alguns outros objetos no lado de fora da caverna. Então, mergulhadores de diversos países foram convocados para entrarem no local e foram dois profissionais vindos da Inglaterra que conseguiram encontrá-los.

Descobrir a parte da caverna em que os garotos estavam era apenas o início do desafio, porque agora era hora de começar o resgate. Uma equipe gigantesca traçou diversas estratégias, até que chegaram ao consenso de que o melhor era tirar os garotos de lá pela água e em etapas, e assim foi feito. Os doze meninos e o técnico foram retirados sãos e salvos e o mundo todo se alegrou com essa notícia.

7 Lições Que Podemos Aprender Com a História dos Meninos da Caverna

PSC

Essa história, que é digna de um filme, nos deixou várias lições que podem nos inspirar nas mais diversas situações, veja quais são elas.

1 – Foco nas Soluções e Não em Apontar Culpados

Além dos doze garotos, o técnico do time, um jovem de 25 anos, estava com eles. Ao invés de os pais, as autoridades e a opinião pública o culparem pelo que aconteceu, preferiram se concentrar em buscar soluções e torcer para que todos pudessem sair da caverna sãos e salvos. Isso fez toda a diferença, pois manteve as acusações e os julgamentos longe e possibilitou que o ambiente permanecesse tranquilo para o bem de todos.

2 – A União Resulta em uma Força Extraordinária

Especialistas de vários países foram até a Tailândia para ajudar no resgate dos garotos, inclusive muitos como voluntários. Além disso, um grande número de pessoas se juntou aos familiares que faziam vigília nos estornos da caverna, levando alimentos, água, oferecendo apoio e fazendo orações para que tudo corresse bem. Tudo isso nos deixa uma grande lição de união e solidariedade, que mostra o quanto juntos somos mais fortes.

3 – Respeito à Dor Alheia

O resgate precisou ser realizado em etapas e durou, ao todo, três dias. Quando os primeiros saíram, seus familiares não tiveram reações exageradas, principalmente como uma forma de respeito aos pais dos garotos que ainda estavam na caverna, e apenas sorriram aliviados. Essa sensibilidade em relação aos demais mostra o quanto é importante encontrarmos o equilíbrio entre comemorar nossas vitórias e respeitar as dores alheias.

4 – É Importante Manter a Fé e a Confiança

No início, ninguém sabia ao menos o paradeiro dos garotos e, quando foram localizados, veio a notícia de que seria um desafio gigantesco conseguir retirá-los da caverna. Contudo, o mundo manteve e e a confiança de que, de alguma maneira, tudo daria certo. Esse pensamento positivo certamente ajudou os familiares, e mesmo os profissionais envolvidos no resgate, a se manterem motivados de que a situação iria se resolver.

5 – Sempre Há Algo Positivo Para Ser Grato

O treinador utilizou toda a experiência que adquiriu na época em que foi monge para ajudar os meninos a manterem a calma. Ele os ensinou a meditarem e a se manterem parados e sem fazer muitos movimentos para poupar energias e, também, o ar do local. A presença dele foi fundamental para que todos pudessem se manter tranquilos e conseguissem resistir a tantos dias presos dentro da caverna. Por esse motivo, o mundo todo se sentiu grato por tudo o que esse rapaz fez.

6 – Manter a Calma Faz Toda a Diferença

Tanto a equipe, quanto os garotos, o treinador e seus familiares mantiveram a calma, mesmo nos momentos mais críticos. Isso foi importante porque criou uma atmosfera positiva naquele lugar e evitou que o estresse fizesse com que tomassem decisões ruins e que prejudicassem o sucesso da operação. Por mais desafiador que pareça, é fundamental respirar fundo e manter a serenidade, porque assim é possível refletir e tomar decisões mais acertadas.

7 – A Saúde Mental é Tão Importante Quanto a Física

Após serem resgatados, os meninos e o técnico foram enviados para um hospital, onde não apenas suas condições físicas foram tratadas, mas também a sua saúde mental. Passar duas semanas presos em uma caverna, sem saber o que poderia acontecer, é uma experiência altamente estressante e, por isso, o acompanhamento profissional é fundamental. Além desses cuidados, suas famílias foram orientadas para recebê-los de forma a minimizar o estresse que eles sofreram.

Além das lições que citei, você conseguiu aprender algo mais ao acompanhar essa história de união e superação? Se sim, compartilhe comigo nos comentários e vamos cocriar uma lista poderosa de ensinamentos deixados pelos valentes Javalis Selvagens e o seu técnico.

 

Copyright: 381050056 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif