Você tem o costume de se preocupar com o que as outras pessoas pensam a seu respeito? Se sim, saiba que, ao se ocupar com esse tipo de pensamento, está correndo o risco de deixar de valorizar o que realmente importa, que são os seus próprios sonhos, sentimentos e objetivos. No artigo de hoje, te faço um convite para refletir e começar a substituir o questionamento “o que pensam de mim?” por “o que eu penso de mim?”. Continue acompanhando e entenda melhor a diferença entre essas duas formas de pensar.

Seja uma pessoa mais leve e tenha pensamentos mais leves. Entre para o meu programa de desintoxicação de sentimentos pesados! Acesse aqui! É gratuito!

O Que Pensam de Mim? – A Importância de Se Libertar Dessa Preocupação

Todos nós estamos a todo o momento formando opiniões a respeito das pessoas com as quais convivemos. Nesse sentido, é natural gostar mais de uns, menos de outros, pois sentir afinidade é algo natural, que não há como forçar. Então, se isso acontece dentro de você em relação aos outros, nada mais normal do que acontecer, também, de maneira contrária, certo? Por mais que seja incômodo perceber que não é bem quisto por alguém, é preciso ter em mente que o mesmo acontece contigo também.

Por conta disso, não faz sentido desperdiçar o seu tempo e as suas energias se preocupando com a opinião de fulano e ciclano. Afinal, se começar a agir considerando os gostos alheios, ignorando os seus valores, estará se anulando completamente e isso não é nem um pouco saudável. Além disso, enquanto as pressões externas forem mais fortes que os seus desejos pessoais, a sua felicidade estará adormecida, pois, para ser feliz, é necessário que saiba se ouvir e seguir os seus próprios caminhos.

É importante deixar claro que, quando falo em deixar de se importar com o que pensam a seu respeito, não me refiro a sair por aí agindo de modo inadequado, sem nenhum tipo de preocupação. Contudo, o foco deve estar sempre nos seus valores e não nas opiniões alheias, ou seja, você deve buscar ser bom e honesto porque acredita que isso é o certo e não para agradar terceiros ou ser aceito.

Sinais de Que Você Se Preocupa Demais Com o Que os Outros Pensam

A melhor maneira de perceber se você está se preocupando demais com as opiniões alheias é fazendo uma autoanálise. Para te ajudar nisso, considere os pontos a seguir.

  • Sente-se inseguro para dizer o que pensa;
  • Está a todo o momento acreditando que alguém está chateado contigo, quando na realidade nada aconteceu;
  • Frequentemente faz coisas que não gostaria e depois se arrepende;
  • Costuma fazer sempre o que outras pessoas sugerem, mesmo que não concorde;
  • Evita encontrar certas pessoas com medo de que elas desaprovem algo em você.
PSC

Muitos levam um verdadeiro choque ao se darem conta de que, sim, têm uma grande preocupação com a opinião alheia, pois estão tão acostumados a agirem dessa forma que acabam entrando no modo automático. Por isso, é sempre importante confrontar as próprias atitudes, para identificar pontos que podem ser melhorados.

Como Parar de Se Preocupar Com o Que Pensam Sobre Você

Agora que você já sabe que não deve se preocupar com o que pensam sobre você, confira dicas que irão te ajudar a desapegar desse tipo de ideia e se concentrar em seguir a sua essência e os seus valores.

1 – Saiba o Que Você Pensa a Seu Respeito

Imagino que conviva diariamente com uma série de pessoas, incluindo amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos, entre outras. Já parou para pensar no quanto seria complicado se esforçar para agradar todas elas? Afinal, cada indivíduo tem uma visão diferente da vida. Além de ser humanamente impossível agradar a todos, olhar apenas para fora e deixar de enxergar a sua essência faz com que desagrade a si mesmo. Por isso, concentre-se nos seus pensamentos e valores, pois eles irão te guiar para o caminho da felicidade.

2 – Entenda Que a Opinião do Outro Pertence a Ele

Se uma pessoa desaprova uma atitude sua, essa opinião pertence exclusivamente a ela e não a você. Concentre-se apenas nas coisas que você pode controlar, que são as suas ideias e opiniões, e desapegue-se de tudo que não tem o poder de mudar. Ao se tornar consciente em relação a isso, deixará de se preocupar com as opiniões alheias a seu respeito para focar nas coisas que realmente importam. Caso surjam comentários, lembre-se da citação de Freud que diz “quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”.

3 – Nem Tudo Se Refere a Você

Muitas das pessoas que se preocupam demais com o que pensam sobre elas têm uma ideia um tanto quanto distorcida da realidade, acreditando que os outros estão a todo o momento pensando e fazendo comentários a seu respeito. A verdade é que, por mais que exista gente que faz isso, são grandes as chances de essa ideia ser exagerada. Portanto, sempre que esse pensamento surgir, lembre-se que nem tudo se refere a você e todos têm inúmeras outras preocupações em suas vidas.

4 – Questione os Seus Pensamentos

Uma pessoa sente vontade de fazer algo, pensa que poderão criticá-la por isso e, então, desiste. Se identificou com essa sequência de ações? Se sim, experimente se questionar sempre que isso acontecer, para que adote uma visão mais racional e realista. Por mais que possam desaprovar sua atitude, o que mais pode acontecer contigo caso siga em frente e ignore as opiniões alheias? Provavelmente, irá se sentir muito bem por ter realizado um desejo seu, apenas isso.

5 – Desapegue-se da Perfeição

Por fim, saiba desapegar da necessidade de perfeição, simplesmente porque ela não existe. Busque, sim, fazer o melhor que puder, mas sempre considerando o que você pensa e acredita ser o melhor para si. Então, evite exigir demais de si, trate-se com o mesmo carinho e respeito com o qual trata uma pessoa especial, afinal é isso que você é e quanto mais se amar, melhores serão os resultados das suas ações.

Seja uma pessoa mais leve e tenha pensamentos mais leves. Entre para o meu programa de desintoxicação de sentimentos pesados! Acesse aqui! É gratuito!

Espero que tenha gostado do artigo e que tenha entendido que aquilo que os outros pensam a seu respeito não muda quem você é. Portanto, reconheça seus pontos fortes, confie em si mesmo, peça perdão quando errar e importe-se com o que você pensa a respeito do que faz.

Créditos da Imagem: Por WAYHOME studio – ID da foto stock livre de direitos: 604726298