Você já parou para pensar em quais foram experiências que viveu que mais contribuíram para a sua evolução? Ao fazer isso, irá perceber que foi nas situações mais desafiadoras que mais aprendeu, pois o que não te desafia não te transforma, e é em meio ao caos que nos tornamos mais fortes. É claro que os momentos felizes são importantes e devem ser valorizados e desfrutados ao máximo, porém, não podemos ignorar o fato de que os acontecimentos que surgem como obstáculos são os responsáveis pelo nosso crescimento pessoal.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

O Que Não Te Desafia Não Te Transforma – Ouse Ir Além e Saia da Zona de Conforto!

Paula e Márcio namoram há algum tempo e, de uns meses para cá, começaram a se desentender e se afastar. Ela não tem coragem de terminar, porque o ama e não consegue imaginar sua vida longe dele, e essa é a sua suposta zona de conforto. Até que, durante uma discussão, ela resolve colocar um fim no relacionamento. O que parecia ser o fim do mundo, com o passar dos dias começou a se acalmar e ela percebeu que poderia, sim, viver se a companhia do ex. Passou a se cuidar, se conhecer melhor e fazer coisas que há tempos não fazia, como estar com a família, sair com as amigas, se redescobrir.
Ao observar o exemplo, em que momento acha que Paula mais se transformou: enquanto vivia um relacionamento que já não ia bem ou quando se viu perante o desafio de se acostumar a viver sem aquele que ela imaginava ser o seu grande amor? Certamente no segundo momento, pois todo aquele caos gerado pelo rompimento fez com que ela descobrisse que é capaz de se amar e de ser feliz novamente, e isso é fantástico. Como uma fênix, ela ressurgiu das cinzas e foi viver, dessa vez, com uma bagagem ainda maior de experiências e lições.
Se Paula tivesse se acomodado na suposta zona de conforto, que de confortável não tinha nada, já que ela estava infeliz naquela relação, não teria crescido, se transformado e descoberto que o amor-próprio deve vir sempre em primeiro lugar. Ela ousou, colocou um fim naquilo que já não estava mais sendo positivo para nenhum dos envolvidos e se permitiu ir além. Esse exemplo se aplica às mais diferentes situações da vida, pois é nas dificuldades que reconhecemos nosso poder e nos tornamos mais.

Dicas Poderosas Para Lidar Positivamente Com os Desafios da Vida e Evoluir

Por mais que seja importante se planejar para minimizar os riscos de algo dar errado, existem situações que são inevitáveis. Esses desafios fazem parte da vida e isso é fantástico, afinal, sem eles, não teríamos tantas oportunidades de nos desenvolver e descobrir o poder que possuímos. Confira, a seguir, dicas poderosas que irão te ajudar a lidar positivamente com os obstáculos que surgirem em seu caminho e aprender com cada um deles.

1 – Concentre-se na Realidade Que Está à Sua Frente

Muitas vezes, a ansiedade leva uma pessoa a criar monstros em sua mente que não são reais. Ainda citando o exemplo do casal Paula e Márcio, ela poderia ter se mantido inerte caso tivesse se deixado levar por pensamentos ruins, do tipo: “se eu terminar o relacionamento vou ficar sozinha para sempre”, porém, ela preferiu encarar a realidade, se deu conta de que um não estava mais fazendo bem ao outro e tomou uma atitude que a transformou. Comece a deixar as ideias ruins de lado e concentre-se nos fatos, então verá o quanto essa mudança irá te tornar mais forte.

2 – Reconheça Suas Emoções e Aprenda a Controlá-las

O lado emocional pesa muito quando um desafio surge, pois aquilo que é desconhecido costuma gerar medo e insegurança. Uma forma interessante de vencer tudo isso e se empoderar é através do autoconhecimento, pois quando aprender a reconhecer as suas emoções e entender como elas se manifestam no seu comportamento, conseguirá assumir o controle sobre si mesmo e agir com mais sabedoria e assertividade. Vale lembrar que esse é um processo contínuo, que te acompanhará por toda a vida, sempre em busca do desenvolvimento e da evolução.

PSC

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

3 – Respeite o Seu Tempo

Quando digo para que lide positivamente com os desafios da vida, não ignoro o fato de que estamos falando de seres humanos e não de super heróis. Nesse sentido, é preciso considerar que cada indivíduo tem o seu tempo para digerir uma situação, se acostumar com as mudanças e, então, superar o que passou. Por isso, respeite a si mesmo, pois vale mais a pena dar um passo de cada vez do que tentar correr e acabar se atropelando. Apenas é importante se manter alerta para evitar se abater demais, escolha sempre o caminho do equilíbrio e estará fazendo excelentes escolhas.

4 – Evite Terceirizar a Culpa Pelos Seus Problemas

Uma condição essencial para aprender a lidar positivamente com os desafios da vida é assumindo a responsabilidade sobre o que lhe acontece. Afinal, culpar terceiros pelos seus problemas e por aquilo que está sentindo é o mesmo que abrir mão do seu poder de agir e transformar o que lhe incomoda. Desse modo, prefira sempre olhar para si mesmo, concentrando-se no que pode fazer para mudar o que está te fazendo sofrer. Acredite, você tem esse poder, só precisa encontrá-lo em seu interior e despertá-lo.

5 – Abra-se Para as Mudanças da Vida

Por fim, é importante que tenha a consciência de que a vida é feita de mudanças e é exatamente aí que está a sua beleza. Isso pode ser comprovado através do ciclo da vida pelo qual todos os seres vivos passam, inclusive você. Quando começar a apreciar as transformações naturais da existência, passará a lidar de modo mais positivo com elas e, consequentemente, aprenderá cada vez mais com cada experiência. Portanto, tente, caia, levante-se, recomece e nunca desista.
Se aquilo que não te desafia não te transforma, abrace as mudanças, pois elas farão que você se torne consciente da sua força e aprenda lições poderosas que te transformarão para sempre. Saia da zona que supostamente parece confortável e ouse ir além!
 
Copyright: 793940824 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes