Goodluz/ Shutterstock O princípio da Felicidade é conhecer a si mesmo.

O que é felicidade para você? O que precisa acontecer, verdadeiramente, para que você se sinta plenamente feliz? O que você precisa ser, ter, deixar ou conquistar para sentir-se realizado em sua vida?

A felicidade é um sentimento maravilhoso, um estado de espírito de contentamento, uma sensação positiva quando conquistamos nossos objetivos, quando nos sentimos bem conosco, quando alcançamos o estado que tanto desejávamos e quando respeitamos nossos valores e honramos nossa história.

Para alguns, a felicidade poder ser materializada por meio de bens materiais como: casas, carros, imóveis, joias. Para outras pessoas, o equilíbrio emocional, familiar, afetivo ou espiritual já lhes proporciona o bem-estar necessário para sentirem-se plenamente felizes.

Nenhuma felicidade pode ser considerada melhor ou pior do que a outra. Cada pessoa, de acordo com suas crenças e valores, é que define aquilo que é o melhor para si. O mais importante é estar consciente dos limites, respeitar o outro e não buscar apenas própria satisfação à custa da infelicidade alheia.

O Caminho para a Felicidade

Não raro encontramos pessoas que mesmo tendo conquistado muito em suas vidas, não se sentem felizes e carregam um grande vazio. De outro lado, existem outras pessoas, que mesmo não tendo acumulado grandes riquezas materiais e reconhecimento, se consideram pessoas de bem com a vida.

PSC

Daí vem à grande pergunta, por que isso acontece? Por que as pessoas tem tanta dificuldade de encontrar sua própria felicidade? Acredite, esta resposta é bem mais simples do que pode parecer.

Quando nos conhecemos, na essência, quando sabemos quem somos, o que desejamos para nossa vida e o que nos faz realmente feliz, para alcançar a felicidade basta simplesmente caminhar, pois o caminho se apresenta mais claramente.

Sem este autoconhecimento, muitas pessoas acabam sendo levadas pelas circunstâncias e, pelas influências externas, a definir uma falsa felicidade, que, no final das contas, apenas a deixa mais infeliz.

Quanto mais você se conhece, mais tem condições de acessar suas emoções, sensações, desejos, medos, valores, crenças e entender o que realmente lhe faz feliz. Se você não compreende sua própria essência, não conhece suas qualidades, competências, dons e habilidades, mais distante da felicidade você se torna.

A felicidade não está fora, ela mora dentro de cada um de nós. Tudo depende da forma como você se posiciona em relação à vida, do seu modo de pensar e agir. Quanto mais feliz, mais você tem a possibilidade de contagiar as pessoas à sua volta e construir uma rede de amor, compaixão e alegria.

Conheça a si mesmo e potencialize ainda seus resultados. Faça o Professional & Self Coaching – PSC e permita-se ser feliz!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com seus amigos!