Você sabe o que faz um personal coach? Esse especialista domina as técnicas do coaching para ajudar as pessoas que procuram alcançar o desenvolvimento pessoal e realizar, assim, os seus objetivos. O método utiliza técnicas de diversas áreas do conhecimento, como psicologia, programação neurolinguística, neurociência, ferramentas de administração, estratégias de gestão de pessoas, sociologia e filosofia.

Neste artigo, você vai conferir quais são as principais atribuições do personal coach, que atua no desenvolvimento das pessoas para alcançarem os seus objetivos — referentes à vida pessoal. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse profissional!

O que faz um personal coach?

O personal coach é devidamente formado na área, sendo bem capacitado para despertar o potencial que existe em cada ser humano. Ele tem sido muito procurado atualmente por pessoas que não conseguem dar um rumo às suas vidas sozinhas. Geralmente, elas não dominam as rédeas de suas vidas, o que faz com que fiquem à mercê das circunstâncias ou decisões de terceiros, principalmente diante de mudanças e situações inesperadas.

Essas pessoas nunca se sentem verdadeiramente realizadas em nenhum setor, pois não sabem planejar as ações mais precisas para buscar os seus objetivos e, muitas vezes, ficam com medo de fracassar ao arriscar começar algum projeto.

O que faz um coach diante disso é ajudar essas pessoas a se autoconhecerem para desenvolverem o seu potencial e melhorar os pontos mais fracos que estão prejudicando o planejamento do seu futuro. Baseado nesse desenvolvimento pessoal e profissional, o personal coach auxilia as pessoas a darem um sentido às suas vidas e oferece mais motivação para que elas comecem a planejar as ações e concretizem o resultado final desejado.

Na vida pessoal, podemos encontrar coaches que atuam sobre os seguintes temas:

  • Coaching familiar;
  • Coaching de relacionamento;
  • Coaching espiritual;
  • Coaching financeiro;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching de emagrecimento;
  • Coaching nutricional;
  • Coaching de inteligência emocional.

Quais são as principais atribuições de um personal coach?

1. Promover autoconhecimento

PSC

O coach tem profundos conhecimentos da mente humana. Além disso, ele também conhece os testes, técnicas e ferramentas que permitem que a pessoa conheça mais a si mesma. Isso inclui a sua personalidade, os seus traços dominantes, as suas habilidades, os seus conhecimentos, os seus pontos fortes e os aspectos em que pode melhorar. Trata-se de uma descoberta compartilhada, em que o coach ajuda o indivíduo a mergulhar no rico universo que é ele mesmo.

2. Auxiliar na definição de objetivos pessoais

Muitas vezes, as pessoas chegam aos escritórios dos coaches sem sequer saber o que desejam, ou com ideias muito vagas. Além disso, podem também chegar com um objetivo claro e definido, mas, ao longo das sessões de autoconhecimento, acabam descobrindo que o querem de verdade é outra coisa. Dessa forma, quanto mais as pessoas se conhecem, mais elas são capazes de definir objetivos autênticos para as suas vidas. O personal coach atua como um facilitador desse processo.

3. Compartilhar conhecimentos para desenvolver estratégias

O coach é um método que ajuda as pessoas a alcançarem os seus objetivos de forma mais rápida e eficaz. Isso consiste em deixar o estado atual e alcançar o estado desejado, o que depende de um plano estratégico de ações. O coach orienta o coachee (o cliente) a desenvolver e a colocar em prática esse plano. Sendo um profundo conhecedor da mente humana, da gestão do tempo, da motivação e da organização, ele compartilha técnicas para essa fase de planejamento estratégico.

4. Monitorar os resultados

Depois que o coachee coloca em prática as ações estratégicas definidas na fase de planejamento, o coach atua acompanhando essas ações. Ele reforça as motivações do indivíduo (sobretudo nos momentos difíceis), monitora o seu desempenho, avalia os seus resultados, reconhece os progressos, adverte acerca do que precisa ser corrigido, enfim, verifica se o coachee está seguindo o plano definido. Assim, ele supervisiona as ações do cliente, até que o objetivo em questão seja alcançado.

Como o coach alcança bons resultados?

Você deve estar pensando o que faz o coach para conseguir maximizar o potencial das pessoas, como num passe de mágica, não é mesmo? Na verdade, o coaching é um processo que requer muita dedicação e esforço para mudar do próprio coachee. Somente assim, o especialista poderá ajudá-lo a alcançar o desenvolvimento de que necessita para dar um rumo definitivo à sua vida.

As sessões de coaching são realizadas no tempo necessário para orientar as pessoas a repensar os seus comportamentos, visando totalmente às ações futuras, em uma autoanálise poderosa. Como o processo se concentra na conscientização do cliente, o personal coach consegue transformar vidas por meio de resultados significativos e acelerados.

Quando procurar um personal coach?

Se você está se sentindo desmotivado e percebe que todos os seus planos têm se demonstrado inúteis em qualquer setor da sua vida, é o momento de procurar um personal coach. Contudo, só faça isso se estiver preparado para superar as suas limitações e sair da zona de conforto. Sem se comprometer com a sua própria evolução, o método não será bem-sucedido, e você poderá se sentir ainda mais frustrado.

Como tornar-se um personal coach?

Não é necessária uma formação acadêmica específica para se tornar um coach profissional. O interessado deve, no entanto, procurar uma escola de coaching de referência e que ofereça cursos de capacitação e profissionalização com certificações reconhecidas.

Quem investe nessa capacitação pode atuar como especialista e mentor nas mais diversas áreas. Confira algumas a seguir:

  • Bancários que se tornam coaches financeiros;
  • Profissionais de educação física, fisioterapeutas e nutricionistas que se especializam em coaching de emagrecimento, coach nutricional ou coach para atletas;
  • Gestores que se tornam coaches de liderança ou coaches executivos;
  • Consultores de negócios que se tornam business coaches;
  • Psicólogos e psiquiatras que se tornam coaches pessoais, coaches de vida — ou life coaches;
  • Profissionais de recursos humanos que se tornam coaches de carreira.

O coaching é um método único, que pode ser aplicado em diferentes áreas da vida pessoal e profissional. Cabe ao coach inserir-se em um nicho de mercado no qual realmente tenha domínio. Torne-se um coach de referência com a mais completa formação em coaching do Brasil, o Professional & Self Coaching, oferecido pelo IBC — Instituto Brasileiro de Coaching.

E você, ser de luz, já sabia o que um coach faz? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!