A palavra obtusa foi emprestada do âmbito da matemática e passou a ser usada de forma figurada para se referir a indivíduos que não compreendem as coisas com facilidade. Nesse sentido, uma pessoa obtusa é aquela vista como pouco esperta, que demora para entender uma explicação sobre determinado assunto ou uma piada, por exemplo. Lidar com alguém assim requer bastante jogo de cintura e, principalmente, paciência, afinal, se irritar não irá ajudar, pelo contrário, pois pode comprometer ainda mais o entendimento por parte do outro.

Principais Características de uma Pessoa Obtusa

Para se certificar de que o seu colega de trabalho, familiar, amigo ou conhecido é realmente uma pessoa obtusa, veja quais são as principais características desse perfil comportamental.

  • Tem reações exageradas quando algo sai diferente do esperado;
  • Age com grosseria com os outros com frequência;
  • Demonstra dificuldade para entender outros pontos de vista;
  • Tem problemas para se colocar no lugar do outro e considera apenas os seus próprios interesses;
  • Na maioria dos casos não age dessa maneira por maldade, e sim porque realmente não consegue compreender as situações.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

7 Dicas Para Lidar Com uma Pessoa Obtusa

Lidar com uma pessoa obtusa no dia a dia pode ser bastante desafiador, afinal sabemos que não é muito agradável ter que parar para explicar algo que já foi dito nos mínimos detalhes, na tentativa de que o outro entenda. Contudo, se esse indivíduo faz parte da sua rotina, é importante dar o seu melhor para promover esse entendimento, pelo seu próprio bem, para que evite se irritar a todo o momento e, assim, comprometer o seu equilíbrio emocional.

Para te ajudar nessa missão de paciência e tolerância, preparei sete dicas que irão melhorar o seu convívio com a pessoa que tem problemas de entendimento e, até mesmo, auxiliá-la a compreender melhor as coisas.

1 – Mude em Você o Que Não Pode Mudar no Outro

Se você insistir em querer mudar o outro acabará se frustrando, pois existem coisas que não temos o poder de controlar. Dessa forma, ao invés de utilizar as suas energias tentando fazer algo que sabe que não dará certo, prefira começar a mudança que deseja ver no outro em si mesmo. Repense a forma com a qual age em relação a ele e identifique o que pode fazer para que se entendam com maior facilidade. Assim, além de conseguir lidar de maneira positiva com a situação, estará ensinando-o através do exemplo.

2 – Não Leve Para o Lado Pessoal

PSC

Se a pessoa que considera obtusa falar de forma grosseira contigo por demonstrar não entender o que você disse, releve e evite tomar aquilo como pessoal. Lembre-se que a forma com a qual cada indivíduo age diz mais sobre ele do que qualquer outra coisa. Então, mantenha o seu equilíbrio, respire, pense em outros assuntos e siga adiante, sem permitir que isso te afete.

3 – Mantenha Sempre a Calma

Além de não levar as reações exageradas do outro para o lado pessoal, é importante que busque sempre manter a calma, independente do que ele diga. Se alterar e retribuir a raiva com raiva é como colocar mais lenha na fogueira e tornar o problema ainda maior. Escolha ser feliz ao invés de querer ter sempre a razão, prezando pelo seu bem-estar emocional.

4 – Evite Julgar o Outro

Por mais que a pessoa obtusa seja alguém do seu convívio e que conheça bastante, nunca será possível saber exatamente o que se passa dentro do coração dela. Por essa razão, evite fazer julgamentos e prefira substituí-los pela empatia, lembrando-se sempre que cada indivíduo tem os seus problemas e as suas limitações.

5 – Aja Com Respeito

O respeito é a base de qualquer tipo de relacionamento humano, pois é através dele que consideramos que o outro tem os mesmos direitos que nós. Ao tê-lo como um valor fundamental, irá tratar a todos de maneira respeitosa, independente da forma com a qual agem em relação em relação a ti. Então, mais uma vez, estará começando em você a mudança que deseja ver no outro e ensinando-o através de um bom exemplo.

6 – Invista no Diálogo

O mundo pode mudar, novas tecnologias podem surgir, mas, quando se trata de relacionamentos humanos, nada nunca será capaz de substituir o diálogo. Então, quando o comportamento do outro te incomodar, chame-o para uma conversa, se expresse com tranquilidade e clareza, lembrando-se, claro, de ouvi-lo na essência, dedicando toda a sua atenção, para que possa compreender o lado dele.

7 – Seja Flexível e Peças Desculpas Quando Necessário

Antes de considerar outra pessoa como um ser obtuso, que não entende nada, lembre-se que você também é humano e, por isso, está sujeito a errar. Além do mais, cada um tem as suas razões para ser como é, portanto, ninguém deve se considerar acima ou abaixo de ninguém, já que somos todos iguais. Por isso, reflita sobre o seu comportamento e, sempre que perceber que agiu de maneira inadequada, reconheça e peça desculpas.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

A Importância de Passar um Bom Exemplo

Ao colocar todas essas dicas em prática você estará zelando pelo seu bem-estar e, também, apresentando um bom exemplo para aqueles que convivem contigo, incluindo a pessoa que considera obtusa. Essa é uma das maneiras mais eficazes de promover transformações positivas e duradouras nos outros, simplesmente porque não estará impondo nada e sim apresentando um comportamento para que se inspirem e o utilizem da maneira que acharem que faz mais sentido.

Caso se deixe levar pela irritação e pague na mesma moeda, estará, através do seu exemplo, reforçando a postura inadequada do outro, mostrando a ele e a todos ao seu redor que aquele comportamento é natural. Por tudo isso, prefira sempre agir de forma diferente e mostrar que vale mais a pena seguir o caminho da tranquilidade, do entendimento e, principalmente, do respeito.

Espero que este artigo te ajude a se relacionar de maneira mais positiva com pessoas que demonstrem certa dificuldade para entender o lado do outro. Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

 

Copyright: 1168829014 – https://www.shutterstock.com/pt/g/master1305