pessoas-ecleticas

O Que é uma Pessoa Eclética? Pontos Positivos e Negativos

Por: Equipe JRM | Blog | 14 de janeiro de 2020

Cada indivíduo tem os seus gostos pessoais em relação às mais diversas áreas, como, por exemplo, gastronomia, música, esportes, literatura, modo de pensar e de se vestir. Também existem os chamados ecléticos, aqueles que se mostram mais abertos e não têm preferências tão “bem definidas”. 

Claro, isso não é problema algum e se você deseja saber mais sobre o que é uma pessoa eclética e os pontos positivos e negativos deste tipo de personalidade, então, continue acompanhando este artigo.

O Que é uma Pessoa Eclética?

A palavra eclética é derivada do termo ecletismo, que é o nome dado a um método científico, que tem como objetivo reunir e conciliar diferentes teorias. Esse conceito acabou saindo do âmbito da ciência e passou a ser usado para se referir a um tipo de comportamento humano. Então, uma pessoa eclética é aquela que, basicamente, gosta de tudo um pouco. Ao invés de ser fã de um único estilo musical, por exemplo, ela gosta de uma grande infinidade de canções, contemplando os mais diferentes gêneros.

Pontos Positivos de Ser uma Pessoa Eclética

Um dos principais pontos positivos de ser uma pessoa eclética é o fato de ter abertura para conhecer o novo, sem ideias pré-concebidas e preconceitos. Ela abre a sua visão para conhecer o máximo de coisas possível e, assim, selecionar aquilo que considera bom. Indivíduos com essa personalidade costumam ter uma grande bagagem de conhecimento, porque se permitem conhecer para depois tirar as suas próprias conclusões.

O ecletismo pode se aplicar a praticamente tudo, desde religião, posição política, moda, grupos sociais, interesses pessoais, profissionais, lazer, amizades, entre diversos outros. O universo oferece uma infinidade de opções e cada um tem a liberdade de escolher o que considera melhor para adotar em sua vida, de acordo com os seus valores e experiências. O eclético acredita que não existem categorias únicas, exclusivas, perfeitas e, por isso, preferem conhecer de tudo um pouco para cada vez mais expandir seu leque de possibilidades.

Se você não é eclético, saiba que pode se beneficiar muito ao ter contato com alguém que é. Através de uma amizade ou mesmo um relacionamento amoroso com uma pessoa eclética você terá a oportunidade de conhecer coisas novas, descobrir outros universos e, inclusive, passar a gostar de coisas que achava que gostava. 

Ao se fechar apenas para as mesmas preferências, se perde chances valiosas de adquirir novas paixões, conhecer pessoas e lugares interessantes. Lembre-se que uma das poucas coisas que ninguém pode lhe tirar são as experiências que viveu, então, quanto mais tiver, melhor.

Pontos Negativos de Ser uma Pessoa Eclética

Na realidade, não existem pontos negativos se você for verdadeiramente eclético, apenas é necessário tomar cuidado para identificar se é realmente um caso de ecletismo ou uma falta de personalidade e uma confusão de ideias e sentimentos.

Muitos indivíduos se passam por ecléticos apenas para conseguirem ser aceitos em diversos grupos e meios sociais. Esse comportamento é um sinal de carência e baixa autoestima, o que não é saudável para nenhum ser humano e deve ser tratado com atenção.

É bem comum que adolescentes se utilizem da desculpa de serem ecléticos para se sentirem aceitos pelos colegas, gostando do mesmo que eles gostam apenas para se enquadrar. Até certo ponto isso pode ser natural, pois se trata de uma fase de descobertas e onde a necessidade de pertencimento se faz muito latente, em que cada indivíduo está se conhecendo e formando o seu caráter. Contudo, é necessário que pais e educadores fiquem em alerta para que não se torne algo prejudicial.

Perguntas Poderosas Para Identificar o Ecletismo

Se você tem dúvidas se é realmente uma pessoa eclética ou está passando por um momento de confusão de ideias, pare para refletir e responda aos seguintes questionamentos.

  • Mesmo gostando de várias coisas diferentes, consegue fazer escolhas com facilidade?
  • Você sabe quais são as coisas que te motivam e te fazem feliz?
  • Ao fazer uma escolha, considera o seu gosto pessoal ou de terceiros?

O problema não é gostar de várias coisas diferentes, mas sim não saber definir aquilo que é melhor para si e tomar suas decisões baseado, apenas na aprovação dos outros. A única pessoa que pode responder essas questões é você mesmo. 

Volte o olhar para o seu interior e procure refletir sobre a sua vida, seus sentimentos e relações atuais. O autoconhecimento é a chave para se conhecer melhor, saber do que gosta e do que não gosta, e ter mais clareza e convicção sobre os seus interesses pessoais e profissionais, sua personalidade, enfim, sobre sua essência.

As Características Que Toda Pessoa Eclética Deve Ter

Independentemente do tipo de personalidade que se tenha, o objetivo de todos os indivíduos é o mesmo: ser feliz. Então, se você é uma pessoa eclética, veja quais são as características que precisa ter para levar a vida de forma mais positiva e feliz.

Convicção em Relação aos Seus Gostos Pessoais

Ser eclético é completamente diferente de ser indeciso e não saber o que quer, seja em relação ao prato que vai almoçar ou à profissão que vai escolher para seguir. Então, procure conhecer verdadeiramente as coisas que gosta e tenha convicção sobre isso. O autoconhecimento é capaz de promover a autoconfiança, para que consiga se impor sem medo de não ser aceito.

Você é feliz?

O fato de uma pessoa eclética estar em contato profundo com a diversidade significa que ela conhece uma vasta gama de possibilidades e justamente por isso consegue entender bem o que gosta e o que não gosta.

Por exemplo, se relacionar com pessoas de diversas tribos não significa que a pessoa eclética necessariamente leva sua vida de acordo com os princípios de todas essas tribos. Pelo contrário, essa pessoa conhece muito bem os próprios princípios e convicções, sabe o que motiva suas escolhas e mesmo assim respeita as diversas escolhas que as diversas pessoas fazem.

Abertura Para o Novo

Preconceito e ecletismo são dois conceitos que não combinam. Afinal, ser eclético é exatamente reconhecer que é possível gostar de coisas diferentes, como ouvir samba e também curtir bandas de rock. Lembre-se que um não exclui o outro, todos são livres para decidir o que querem e é desnecessário escolher um lado sempre. Você pode mudar quando quiser!

Os relacionamentos interpessoais que uma pessoa eclética desenvolve geralmente são com um certo nível de profundidade e esse relacionamento é baseado no respeito. Dessa maneira, uma pessoa eclética não projeta pré-julgamentos em relação às escolhas das pessoas com quem convive. 

Isso representa uma característica muito valiosa, já que vivemos em tempos de intolerância, o que representa uma ausência de respeito para com o outro e suas escolhas. Vale lembrar que alguns aspectos são inegociáveis, por exemplo, não é possível aceitar atitudes racistas, já que isso fere a existência de alguém. Porém, respeitar as escolhas religiosas de outra pessoa é algo que não se vê no cotidiano com frequência. 

Nesse sentido, a pessoa eclética consegue desenvolver uma convivência harmônica com essas diversas tribos e escolhas. 

Mudar de Ideia é Natural

Mesmo que gostem de várias coisas de categorias diferentes, as pessoas ecléticas têm seus gostos definidos, contudo, é perfeitamente natural mudar de ideia. As mudanças são sinal de evolução e amadurecimento, ou mesmo de um momento específico de sua vida. Então, se achar que é hora, tenha a coragem de mudar, e faça isso sempre seguindo seu coração e seus valores.

Como as pessoas ecléticas estão sempre em contato com coisas e pessoas diferentes, elas são mais propensas a ouvir e ver perspectivas diferentes sobre um determinado objeto. Isso pode auxiliar no fato de ela mudar de ideia, pois consegue ter acesso a essas diversas percepções da vida. 

Isso representa também a maturidade que se espera que uma pessoa desenvolva durante a vida. É esperado que não mantenhamos a mesma opinião sobre algum assunto que tínhamos quando éramos adolescentes, já que não tínhamos experiências e conhecimento suficientes para conhecer uma outra perspectiva. 

Não há nada de errado em mudar de ideia, especialmente se ela for coerente ao momento de vida pelo qual você está passando. 

Coerência

A coerência é algo fundamental na vida de qualquer pessoa, seja ela eclética ou não. Ser coerente diz respeito a alinhar seus pensamentos e atitudes. Então, se você é verdadeiramente eclético, viva isso com plenitude. Demonstrar cada tipo de preferência, de acordo com o ambiente que se está, por exemplo, é uma forma de ser incoerente. Ninguém precisa impor os seus gostos e ideias, entretanto, é necessário ser leal a si mesmo.

Era esperado que todas as pessoas, ecléticas ou não, fossem coerentes sobre suas falas e atitudes. Porém essa não é a regra. Dessa forma, o alto nível de coerência que as pessoas ecléticas aplicam em sua vida, as diferencia das demais. É bastante notável o alinhamento entre as palavras e as atitudes que os ecléticos desempenham em seu cotidiano.

Relacionamentos interpessoais com pessoas diferentes

As pessoas ecléticas circulam nos mais variados níveis e círculos sociais. É bastante comum que tenham amigos de todos as tribos, inclusive tribos opostas entre si. Para uma pessoa eclética, não há problema em desenvolver laços de amizade com uma pessoa extremamente religiosa, com uma pessoa que se declare ateu, com uma pessoa que faça parte de uma banda de rock e com uma que se divirta ouvindo músicas sertanejas. 

As mesas e festas de aniversários de uma pessoa eclética são um cenário em que pessoas bastante diferentes entre si estarão compartilhando o mesmo ambiente e que muito provavelmente não aconteceria em outra situação. Além disso, o eclético é capaz de promover a convivência harmoniosa entre essas pessoas, através da tolerância que apresenta em seus comportamentos. 

Geralmente, a vida social de uma pessoa eclética é bastante diversificada, proporcionando a ela diferentes situações sociais em que pode estar. Já para a vida profissional do eclético, isso pode representar habilidades valiosas, especialmente para o meio corporativo, uma vez que são pessoas que conseguem se comunicar com vários e diferentes públicos. Além de terem muitas conexões interpessoais que podem auxiliar em variados momentos de sua carreira. 

Visão multidisciplinar de mundo

Estar em contato constante com diferentes perspectivas de mundo e de vida, faz com que as pessoas ecléticas consigam desenvolver pontos comuns sobre assuntos diferentes. Isso é o que se chama de visão multidisciplinar de mundo. É a habilidade de conectar assuntos e conhecimentos diferentes. 

Nesse sentido, são pessoas mais propensas a propor soluções inovadoras para problemas. Podem ser indivíduos que estão na ponta do desenvolvimento inovador. Eles conseguem fazer isso, pois ao analisar e avaliar um problema, logo se valem dos diferentes pontos de vistas que conhecem e que são decorrentes do contato que possuem com pessoas muito diferentes. 

Essa característica pode se desenvolver em um potencial competitivo no mercado, mas não significa que apenas as pessoas ecléticas conseguem desenvolver uma visão de mundo multidisciplinar. Porém, elas estão mais propensas a isso, já que são mais abertas ao novo e à diversidade das pessoas. 

Não há indecisão e sim análise para a tomada de decisão consciente

Conhecer várias tribos e perspectivas não faz da pessoa eclética uma pessoa indecisa. Muito pelo contrário, todo esse conhecimento é em verdade usado como embasamento para que tome uma decisão planejada. 

A análise que os ecléticos realizam antes de tomarem uma decisão, pode ser mais ampla quando comparada com as demais pessoas. Isso se deve ao fato de que eles conseguem ter uma visão mais ampla da situação e pesar lados que talvez passassem despercebidos pelos demais. 

Ainda, as pessoas ecléticas vão avaliar e analisar todas esses pontos de vistas antes de se decidirem de fato. Pode parecer até que são calculistas, mas estão sempre com muita certeza de suas decisões. 

Viu como ser eclético pode oferecer experiências bastante enriquecedoras para uma pessoa? Por isso é fundamental estar certo a respeito dessa característica, a fim de evitar que ela se torne um refúgio para conseguir aceitação. Tenha orgulho de ser quem é e da sua personalidade, você é um ser único e especial. Valorize-se!

 

Fontes: 

https://www.significados.com.br/ecletico/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/ser-ecletico-qual-o-lado-bom-e-o-ruim/

Copyright: 373148296 – https://www.shutterstock.com/pt/g/liudmila%20pleshkun

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: