Já aconteceu de você estar em um lugar, vivendo uma situação específica pela primeira vez e ter a sensação de que aquilo já ocorreu no passado? Se sim, saiba que se trata de um déjà vu, algo que é bastante comum, apesar de cientistas e pesquisadores ainda não terem chegado a um consenso em relação ao motivo exato de sua ocorrência. Continue acompanhando o artigo para descobrir mais a respeito desse mistério fascinante que envolve o cérebro humano.

Entenda o Que é um Déjà Vu

A expressão déjà vu vem do francês e significa “eu já vi”, algo que deixa bem claro o significado desse acontecimento, pois a sensação é realmente essa, de já ter visto aquela situação. Trata-se de uma ocorrência que gera muita curiosidade entre pesquisadores e pessoas comuns, o que faz com que diversas teorias sejam criadas. Contudo, apesar de tantas especulações, não existe nenhuma explicação definitiva e comprovada cientificamente.

Um dos principais fatores que dificulta a descoberta é que não há como prever quando um indivíduo terá um déjà vu, já que tudo acontece de forma completamente aleatória. Pode acontecer de uma pessoa experimentar isso poucas vezes ou nenhuma vez na vida, então não há como se realizar uma pesquisa analisando o cérebro no momento exato. Apesar desse obstáculo, existem teorias bastante interessantes e que ajudam os cientistas a nortearem as suas pesquisas.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

O Que a Ciência Tem a Dizer Sobre o Déjà Vu?

Para começar, é importante considerar a opinião de dois grandes nomes da área da psicologia, que são Carl Gustav Jung e Sigmund Freud. Para Jung, o déjà vu é apenas um produto do inconsciente coletivo. Já para Freud, ele acontece quando revivemos um trauma inconsciente, porque costumamos reprimir as memórias ruins como um mecanismo de defesa, mas a sensação de familiaridade pode permanecer e gerar essa lembrança confusa.

Pesquisas realizadas com indivíduos que têm déjà vu com certa frequência identificaram sinais de atrofia no lobo temporal, estrutura do cérebro responsável pelo gerenciamento de memórias. A tese mais aceita é a de que o déjà vu é causado por uma espécie de “mini episódio de epilepsia”, que faz com que o lobo temporal saia de sincronia em relação às outras áreas cerebrais. Assim, memórias recentes que estão na consciência são enviadas para o reservatório de memórias antigas, fazendo com que o presente ganhe uma aparência de passado.

O Que a Espiritualidade Tem a Dizer Sobre o Déjà Vu?

PSC

Dentro de diversas crenças, o déjà vu tem um sentido especial e um pouco diferente do que é defendido pelos cientistas. Para indivíduos espiritualizados, essa sensação de já ter vivido algo específico é real e envolve situações experimentadas em outras vidas. A explicação é a de que somos todos espíritos em evolução, então, tudo o que vivemos em cada uma das reencarnações pelas quais passamos contribui para que isso aconteça.

Assim, dentro da visão espiritual, as memórias das experiências vividas não são apagadas, simplesmente porque elas são fundamentais para que cada um possa aprender lições e levá-las após a passagem. Todas essas lembranças ficam armazenadas no inconsciente, vindo à tona quando algum estímulo externo as aciona, como imagens, aromas e sons, por exemplo.

15 Curiosidades Sobre o Déjà Vu

Apesar de os pesquisadores ainda não terem chegado a um consenso em relação às causas do déjà vu, as pesquisas realizadas trouxeram diversas informações importantes. Confira as curiosidades a seguir e se informe para que possa formar a sua opinião a respeito do assunto.

1 – Como disse anteriormente, não existe um padrão de vezes que alguém possa experimentar um episódio de déjà vu, mas existe uma média de uma ocorrência por ano.

2 – É mais comum de acontecer quando uma pessoa está passando por situações de grande estresse, como em períodos turbulentos da vida, quando não há tempo para relaxar a mente.

3 – O fenômeno é experimentado com a mesma frequência entre homens e mulheres, não havendo nenhuma condição relacionada ao sexo que o torne mais ou menos comum.

4 – Com o avançar da idade, mais precisamente após os 25 anos, o número de déjà vus tende a diminuir.

5 – O déjà vu é mais comum entre indivíduos com maior grau de instrução.

6 – Aqueles que viajam para lugares diferentes com maior frequência estão mais propensos a experimentarem déjà vus.

7 – Algumas pessoas que tiveram essa sensação de já ter vivido algo, afirmaram que encontraram semelhanças entre a lembrança em questão com sonhos que haviam tido anteriormente.

8 – Alguns pesquisadores acreditam que o déjà vu pode tem relação com os níveis de dopamina no cérebro, o hormônio responsável pela sensação de prazer.

9 – Uma explicação bastante simples seria de que se trata apenas de uma falha no cérebro que faz com que uma memória seja criada duas vezes.

10 – Uma pesquisa realizada com um grupo de pessoas descobriu que dois terços delas experimentaram o déjà vu pelo menos uma vez na vida, o que se acredita ser uma média geral.

11 – O fenômeno contrário ao déjà vu é conhecido como jamais vu (nunca vi, em português) e se refere a uma sensação de que algo já familiar se torna desconhecido, como quando se repete uma palavra várias vezes na mente.

12 – Existem pessoas que acreditam que se trata de uma espécie de sexto sentido vindo do subconsciente.

13 – Uma possível causa de déjà vu seria quando acontece um episódio de percepção dividida, e a pessoa olha para um objeto de forma breve, antes de enxergá-lo com toda a sua atenção.

14 – Alguns pesquisadores consideram um déjà vu como uma espécie de teste natural da memória. Assim, quando esse fenômeno acontece com alguém significa que a sua capacidade de memorizar informações esteja funcionando corretamente.

15 – Existem estudiosos que afirmam que o déjà vu pode ser parte de sonhos precognitivos, trazendo informações sobre eventos futuros.

Qual é a sua opinião a respeito desse fenômeno conhecido como déjà vu? Acredita ser mesmo uma falha nas funções cerebrais ligadas ao gerenciamento de memórias ou acha que existe algo além que a ciência não consegue explicar? Compartilhe comigo as suas percepções a respeito do tema deixando um comentário abaixo.

 

Copyright: 253104271 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lindrik