A psicologia transpessoal é um tipo de terapia de abordagem humanista centrada nos aspectos espirituais da vida humana, utilizando diversos métodos e teorias psicológicas para se aprofundar na questão espiritual. Foi desenvolvida na década de sessenta pelo psicólogo americano Abraham Maslow, tendo contado com a contribuição de nomes importantes, como Antony Sutich, James Fadiman, Stanislav Grof e Viktor Frankl.

A palavra transpessoal significa “além do pessoal”, e isso reflete bem o seu objetivo principal, que é explorar o crescimento humano e ajudar as pessoas a descobrirem a essência profunda que existe além das dimensões do ego.

Entenda Melhor o Que é a Psicologia Transpessoal

Os terapeutas transpessoais valorizam a totalidade, tendo em vista que a essência de cada indivíduo é uma combinação dos aspectos transpessoais, autotranscendentes e espirituais da experiência humana. Dentro dessa abordagem, todas as experiências vividas são consideradas valiosas, e cada um é tratado de acordo com seu esforço inato em direção a uma realidade mais elevada. Portanto, na psicologia transpessoal, a cura e o crescimento são abordados através do reconhecimento da centralidade do “eu”.

A metodologia usada para conduzir esse processo terapêutico é uma combinação de tradições espirituais de todo o mundo, com destaque para as orientais, que são integradas com elementos da psicologia contemporânea. Espera-se que os pacientes da psicologia transpessoal passem a se conhecerem melhor, adquiram consciência em relação às suas capacidades, e desenvolvam as habilidades necessárias para lidar com tudo isso em sua vida cotidiana.

Embora não seja uma metodologia frequentemente explorada dentro de abordagens mais tradicionais da psicologia, existe um interesse crescente em relação a ela. A meditação em atenção plena ou mindfulness, por exemplo, é um elemento da psicologia transpessoal que está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo.

Teorias da Psicologia Transpessoal

A abordagem transpessoal não vê a personalidade humana como limitada. Na realidade, ela considera certos traços e atributos de caráter como uma máscara de nossa verdadeira essência. É como se as pessoas que somos perante os outros fossem apenas uma casca que transporta as nossas almas. Nesse sentido, quem somos de maneira consciente é apenas uma janela para os nossos seres transpessoais.

PSC

É por isso que a psicologia transpessoal aborda, igualmente, todos os aspectos do ser (espiritual, social, intelectual, emocional, físico e criativo), para ajudar as pessoas a se curarem e, consequentemente, se potencializarem e crescerem. Ao melhorar todas as suas capacidades internas, um indivíduo pode se tornar um poderoso agente de mudanças e transformações.

Outro elemento-chave da psicologia transpessoal é o uso de influências positivas, ao invés de aspectos problemáticos da psique humana para alcançar a cura e o desenvolvimento pessoal. Essa técnica deriva da pesquisa de Abraham Maslow sobre a auto realização e sua crença de que a criatividade, as experiências, as ações pessoais e o altruísmo existem fora da personalidade comum e no interior da essência de cada indivíduo.

Como a Psicologia Transpessoal Funciona?

A psicologia transpessoal é um processo de autoconhecimento e auto realização, que tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrirem o núcleo profundo de sua essência. Dentro dessa abordagem, as terapias funcionam construindo e expandindo as qualidades de um indivíduo, levando-o a aprender a utilizar os seus próprios recursos para solucionar conflitos internos e criar um senso de equilíbrio e harmonia em sua vida.

Embora não exista um consenso entre os especialistas a respeito de um modelo específico para esse processo terapêutico, existem três áreas-chave que ele abrange, que são: a psicologia que está além do ego, a psicologia transformadora e a psicologia integrativa, também conhecida como holística.

Nesse contexto, os terapeutas transpessoais podem se basear em diferentes tipos de técnicas, que serão apresentadas de uma maneira que os seus pacientes possam continuar a utilizá-las além da terapia. Para que realmente sejam positivas e eficazes, é importante que essas técnicas sejam adaptadas às necessidades específicas de cada indivíduo.

A ênfase no desenvolvimento individual na psicologia transpessoal é garantir o cultivo efetivo de formas intuitivas de conhecimento que complementam o ser psicológico e espiritual de uma pessoa. É assim que essa abordagem se torna capaz de apoiar e impulsionar o esforço inerente de uma pessoa pela sua liberdade, desenvolvimento e realização.

Alguns dos métodos mais usados ​​na psicologia transpessoal incluem: atividades de consciência corporal, escrita terapêutica, exercícios de respiração, musicoterapia, cura da criança interior, visualização guiada, meditação, ioga, hipnose, regressão, entre outros.

O Papel do Terapeuta Transpessoal

A psicologia transpessoal depende muito da natureza da relação terapêutica entre as duas partes envolvidas no processo. Antes de mais nada, o profissional precisa assumir o papel de semelhante em relação ao seu cliente e deve estar completamente conectado no nível da consciência pura, compartilhando daquela mesma experiência. Essa consciência compartilhada assegura que a empatia e a percepção caminhem ao lado da natureza analítica do terapeuta.

A postura que um profissional deve adotar quando está com o seu cliente é de uma mente aberta, que respeita, compreende e admira aquelas experiências que estão sendo compartilhadas, como se tudo o que é dito, sentido e pensado fosse completamente novo. Além disso, tanto o cliente quanto o terapeuta precisam estar presentes e vivendo aquele momento na essência, pois isso é fundamental para que os objetivos do processo sejam alcançados.

Através do entendimento entre o terapeuta e seu cliente, o primeiro poderá conduzir o segundo em uma viagem profunda de expansão da consciência e autodescoberta. É importante lembrar que, se deseja iniciar algum tipo de tratamento transpessoal, que procure se informar em relação ao profissional, a fim de se certificar de que ele está realmente apto para atuar como o seu guia nesse processo que pode ser tão transformador.

A psicologia transpessoal abrange uma ampla variedade de ideias que nada têm a ver com o aspecto religioso, mas sim com a mente e o comportamento das pessoas de uma forma mais abrangente. É uma abordagem que considera toda a experiência humana, incluindo corpo, mente e espírito. Gostou de saber mais a respeito do assunto? Aproveite para passar o conhecimento adiante compartilhando este artigo em suas redes sociais!

 

Copyright:  440837641 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hafakot