A Psicologia Positiva é a mais moderna vertente da psicologia, desenvolvida pelo Ph.D. Martin Seligman. É a ciência que estuda como despertar e manter a felicidade.

Seligman mudou o foco de seus estudos sobre os transtornos psicológicos para buscar o entendimento do que leva as pessoas a se sentirem plenas e realizadas. Este especialista revela as virtudes e forças de caráter e o que sustenta as emoções positivas, quebrando o paradigma social de que não existe felicidade autêntica.

© Depositphotos.com / AlexKosev A Psicologia Positiva é divisão da psicologia, concebida pelo P.h.D. Martin Seligman, que estuda como provocar e alimentar a felicidade.

Na Psicologia Positiva distingue-se três níveis de felicidade. São eles:

Vida Agradável: a busca de suprir necessidades físicas e materiais;

Vida Comprometida: a busca da evolução mental, intelectual;

Vida Significativa: a busca da construção do legado.

PSC

Felicidade é uma questão de escolha e, ao contrário do que se imagina, é algo que deve ser praticado constantemente. É o princípio de nossos atos e motivações que desencadeia satisfação, equilíbrio, motivação e alto desempenho do ser humano de forma completa.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Coaching e a Psicologia Positiva

Coaching é o método mais eficaz de desenvolvimento pessoal e profissional. É um mix de ciências que utiliza a base comportamental da psicologia, o pensamento estratégico da neurociência, ferramentas da administração e gestão de recursos humanos. A essência do Coaching tem uma relação com o melhor de duas pessoas se conectarem para atingirem um resultado extraordinário em um determinado espaço de tempo. O objetivo precisa ser claro e bem definido, podendo ser no âmbito pessoal ou profissional.

O Coaching tem a Psicologia Positiva como uma grande aliada para obter resultados extraordinários em curto, médio e longo prazo. Confira abaixo alguns dos conhecimentos utilizados da psicologia positiva para tornar um processo de Coaching ainda mais efetivo:

Concentração Profunda

Para que uma sessão de Coaching se torne fluida e produtiva, é essencial que o coach (profissional) gere rapport (empatia) com seu coachee (cliente). Uma vez que o rapport for gerado, o flow acontece naturalmente. Flow é um estado mental de concentração altamente profunda, que faz com que o coachee se desconecte da realidade, uma condição mental capaz de fazer com que ele perca a noção de tempo e espaço.

Motivação Intrínseca

Ao final de cada sessão, o coachee define, com ajuda do coach, uma tarefa que será realizada até o próximo encontro e o deixará mais perto de atingir o resultado final. Identificar o que verdadeiramente motiva e gera força em seu coachee, o levando a sair da zona de conforto e enfrentar seus medos e limites, é fundamental para se definir uma tarefa assertiva que realmente vá gerar o resultado esperado.

Emoções Positivas

O processo de Coaching trabalha os comportamentos, hábitos e atitudes do coachee, pois são eles que o aproximam do resultado desejado. Nossos comportamentos são o reflexo de nossos pensamentos. Interpretações negativas geram comportamentos negativos, enquanto interpretações positivas geram comportamentos positivos. O papel do coach é justamente o de instigar as emoções positivas para que o coachee possa gerar comportamentos favoráveis e que irão levá-lo à direção almejada. As emoções positivas não são encontradas no meio externo, trata-se de uma condição que deve ser gerada de dentro para fora. Viver o aqui e agora, é um dos caminhos que geram este estado de satisfação e equilíbrio.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Forças e Virtudes

Forças e virtudes do caráter são capacidades pessoais pré-existentes que, quando utilizadas, nos provoca um estado de fluidez e vitalidade, gerando um alto nível de desempenho em toda e qualquer atividade cotidiana. Isso significa despertar o melhor do próprio eu de forma plena. O coach que conhece de forma profunda as forças e virtudes do caráter de seu coachee, consegue acessar esse potencial máximo.

A Psicologia Positiva é uma forte aliada do Coaching, contribuindo para que o coachee extrapole suas limitações, vença seus medos, elimine seus bloqueios e acesse suas motivações intrínsecas e fortalecedoras. O objetivo é desenvolver o melhor do ser humano e despertar seu máximo potencial para atingir resultados cada vez maiores e permanentes, de forma que suas realizações sejam conquistadas e mantidas.

Para entender ainda mais o que é Psicologia Positiva, assista ao vídeo abaixo onde o Mestre em Psicologia Positiva e Trainer do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Helder Kamei, fala sobre os benefícios desta poderosa vertente:

Quer uma boa notícia? O Instituto Brasileiro de Coaching, instituição que sou Presidente, oferece um Programa de Formação e Certificação em Psicologia Positiva para você que deseja conhecer, se especializar e aprofundar nessa poderosa vertente da Psicologia.

E você, tem acessado seu máximo potencial? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais!