Você está no controle da sua vida? Ou você permite que fatores externos e outras pessoas tomem decisões por você? Essa pergunta é bastante profunda, e a resposta é muito complexa. A verdade é que ninguém consegue controlar 100% da própria vida, pois há fatores que não dependem de nós. No entanto, há vários outros que estão, sim, sob a nossa responsabilidade e que não devemos ignorar.

Uma pessoa que não assume o controle da própria vida acaba fazendo tudo aquilo que os outros desejam que ela faça. Isso é maravilhoso para as relações, afinal de contas, a pessoa provavelmente não terá inimizades. Contudo, será que ela conseguirá ser feliz assim? Dificilmente. Sendo assim, é importante separar o que depende de nós do que não depende, de modo que possamos, efetivamente, assumir as rédeas das diferentes áreas das nossas vidas.

Quer saber como fazer isso? Então, acompanhe-nos na reflexão a seguir, com 6 recomendações básicas para assumir o controle da sua jornada. Boa leitura!

1. Reduza a importância atribuída às opiniões alheias

Existem pessoas cujas opiniões são importantes para nós, como os amigos mais próximos e os familiares. Quando se trata de pessoas da nossa confiança, é natural que façamos o possível para agradá-las e para seguir os seus conselhos, geralmente concedidos com a melhor das intenções. No entanto, mesmo que você esteja sendo aconselhado pela sua mãe ou por qualquer pessoa em quem você confie de olhos fechados, entenda que nem sempre aquela opinião é relevante no seu caso.

Só você sabe o que é ser você. Só você sabe o que a felicidade significa sob o seu ponto de vista. Dessa forma, é claro que você não deve sair por aí caçando brigas de forma gratuita, mas entenda que a escolha final é sempre sua. O seu jeito de falar, o seu vestuário, a pessoa que você namora, a casa em que você vive, a profissão que você escolheu, o carro que você comprou, a administração do seu dinheiro — tudo isso depende de você. Faça o que o faz feliz, desde que isso não prejudique ninguém!

2. Assuma a responsabilidade sobre os seus atos e resultados

Sim, a liberdade de entender que as decisões da sua vida devem ser apenas suas é maravilhosa. Todavia, vem aí o contraponto, afinal de contas, como diz a célebre frase de Peter Parker: “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Isso quer dizer que, assim como as escolhas são suas, as responsabilidades por lidar com as consequências delas também são. Por isso, assumir o controle da própria vida é uma tarefa para pessoas maduras!

PSC

Essa ideia pode parecer assustadora, mas, na verdade, ela também é libertadora. Uma pessoa que lida com as consequências dos próprios atos vai parar de atribuir a culpa pelos fracassos a terceiros. Isso permite que a pessoa aprenda com os próprios erros e deixe de cometê-los futuramente. Esse ciclo de aprendizado contínuo é o que permite que o indivíduo aprenda a fazer escolhas mais certeiras, contribuindo com a sua felicidade, de maneira geral.

3. Entenda que nem tudo está sob o seu controle

Se você cometeu um erro no trabalho e foi demitido, é óbvio que a falha foi sua, e você precisa se responsabilizar por ela, sem jogá-la nas costas de terceiros, como vimos acima. No entanto, isso não quer dizer que você tem 100% do controle da sua vida. Pode ser, por exemplo, que a empresa em que você trabalha viva uma crise financeira tão grave que a conduza à falência. Nesse caso, você pode perder o emprego, mas a culpa não será sua.

Isso nos leva à conclusão de que nem tudo o que nos acontece está de fato sob o nosso controle. Realmente, em momentos de crise empresarial, você até poderia procurar outro emprego, mas nem tudo na vida nos dá tempo para agir antecipadamente.

Sendo assim, aprenda a separar o que depende de você daquilo que não depende. Assumir o controle da vida diz respeito apenas a tomar as rédeas daquilo que está sob o seu alcance. Contudo, não queira controlar tudo, pois isso certamente seria frustrante e poderia desencadear estresse e ansiedade desnecessários.

4. Lute pelos seus sonhos

Você tem sonhos? Consegue transformá-los em objetivos de vida? É importante que as pessoas definam metas para todas as áreas da sua jornada individual: profissional, pessoal, social, familiar, amorosa, espiritual, financeira etc. Uma pessoa sem objetivos está perdida, pois não sabe para onde deve ir, o que a torna muito mais suscetível a deixar-se levar pelas ideias e pelos objetivos dos outros.

Você já parou para pensar que você é o único representante dos seus sonhos na face da Terra? Que se você não fizer nada a respeito deles, ninguém o fará em seu lugar? Há uma musica do rapper Emicida que faz exatamente esses questionamentos. Portanto, assumir o controle da sua vida envolve lutar pela realização dos seus sonhos. Só assim você será o protagonista da sua história, e não um mero coadjuvante dos sonhos dos outros!

5. Confie em suas capacidades

Assumir a responsabilidade sobre as suas atitudes e resultados, bem como partir em busca da realização dos seus sonhos, não é fácil. Por mais motivados que estejamos, é natural que o medo e a ansiedade surjam. Nesse momento, confie em suas capacidades. Quanto mais você conhecer a si mesmo (os seus pontos fortes e os seus pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento), mais você fará escolhas certeiras e mais você se sentirá confiante de que alcançará as suas metas.

Percebe a importância do autoconhecimento nesse aspecto? Além disso, para que você confie em suas capacidades, procure lembrar-se sempre de todas as dificuldades que você já superou. Olhar para trás de vez em quando pode ser uma boa ideia, quando o objetivo é monitorar o seu progresso e identificar o quanto você já evoluiu. Isso certamente manterá a sua motivação em alta e possibilitará que você confie mais em si mesmo!

6. Progrida de forma contínua

Por falar em monitorar o progresso, é importante ter em mente que ele nunca deve parar. Até o último dia de nossas vidas, devemos ter sonhos e objetivos. Assim que um for alcançado, já devemos definir o próximo, afinal de contas, não deve haver um teto para a felicidade.

Por isso, nunca deixe de sonhar, de estudar, de trabalhar, de se esforçar para ser alguém melhor, de desenvolver diferentes competências, enfim, de progredir de forma contínua. A zona de conforto não deve aparecer em momento algum. Se estivermos nela, é sinal de que paramos de crescer. Por isso, esteja sempre disposto a despertar a melhor versão de si mesmo. E sempre que precisar, conte com o Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC, para orientá-lo nessa nobre missão!

E você, querida pessoa, têm assumido o controle da sua vida? Como? Em quais aspectos você ainda precisa melhorar nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!