recursos-humanos-politica

Política de recursos humanos: o que é?

Por: José Roberto Marques | Blog | 29 de outubro de 2019

Você sabe o que significa a política de recursos humanos realmente? Se você respondeu que sim pensando apenas no departamento da sua empresa que faz a contratação e demissão dos colaboradores, além de cuidar do pagamento do salário e benefícios, saiba que o RH não se limita a isso. Na verdade, trata-se mais de um conceito que diz respeito ao conjunto de processos, competências, práticas, normas e políticas que objetivam gerir, conduzir e administrar o capital humano de uma organização.

As funções desse departamento são selecionar, contratar, treinar, reter e desenvolver os colaboradores de uma empresa. Simplificando, é o RH que promove a valorização dos profissionais que constituem uma organização para que eles possam desempenhar suas funções adequadamente e de acordo com os objetivos estipulados.

Para sua atuação ser bem-sucedida, o departamento conta com as políticas de Recursos Humanos, um verdadeiro guia da administração do capital humano. As estratégias do RH são baseadas nessa ferramenta para selecionar, gerir e conduzir os colaboradores às metas da organização.

Revolucione o RH de sua empresa agora mesmo!
Clique aqui! Preparei um conteúdo
excepcional para você!

Política de Recursos Humanos na prática  

Como a política de Recursos Humanos visa alinhar a atuação dos profissionais de acordo com os planos e estratégias da empresa, pode variar de acordo com a cultura organizacional. Alinhado aos objetivos da organização, essa ferramenta contribui para direcionar os colaboradores a se enxergarem como membros de um verdadeiro time e compreender a importância de suas atividades na conquista de melhores resultados.  

As empresas que compreendem o que significa recursos humanos efetivamente e investem nessa área alcançam resultados melhores porque conseguem manter os seus colaboradores motivados e conscientes a colaborar.

Confira abaixo algumas das principais políticas de Recursos Humanos praticadas por grande parte das empresas:

Plano Estratégico

Trata-se de um manual de estratégias e táticas que visam o crescimento e ampliação da organização de forma a promover destaque diante do mercado.

Recrutamento e Seleção

Realizar o recrutamento e contratação de profissionais, de maneira adequada e assertiva, para os cargos oferecidos pela empresa, evitando a rotatividade.

Organização e Condução de Processos

É dever dos Recursos Humanos criar métodos e rotinas organizacionais a fim de controlar os processos internos. Um manual do colaborador, por exemplo, é um ótimo aliado da empresa para administrar o comportamento de seus profissionais. Por meio dele, os funcionários sabem o que devem e o que não devem fazer, de acordo com as exigências e expectativas da organização.

Treinamento e Desenvolvimento Profissional

O RH é responsável por promover o treinamento e desenvolvimento dos profissionais atuantes na empresa, com o objetivo de qualificar e capacitar os colaboradores de forma a gerar os resultados almejados.

Avaliação de Desempenho

Desenvolvimento e realização de avaliações de desempenho periódicas, a fim de estimular a melhoria e crescimento contínuo dos profissionais. Nesse sentido, é fundamental dar feedbacks sobre comportamentos, atitudes, atuação profissional, comprometimento com as tarefas etc.

Ações de Endomarketing e Comunicação Interna

endomarketing é, sem dúvida, uma das ferramentas mais eficientes para melhorar o clima e a comunicação interna de uma empresa. Ele é fundamental para compreender melhor os processos e gerar comprometimento dos trabalhadores.

Você é feliz?

Para isso, é essencial promover comunicação interna com informativos sobre a empresa, mural de informações, e-mails institucionais, campanhas para o bem-estar e motivação de colaboradores, encontros, entre outros.

Melhora do Clima Organizacional

Um clima organizacional tranquilo e harmonioso é fundamental para o bom desempenho dos profissionais e, principalmente, para manter os colaboradores felizes, motivados e comprometidos com os resultados da organização.

Entre os itens essenciais para promover um bom clima organizacional estão: reconhecimento profissional e financeiro, plano de cargos e salários, crescimento organizacional e benefícios como plano de saúde, seguro de vida, auxílio refeição, vale transporte, entre outros.

Potencialize os resultados de seu RH com coaching

coaching capacita os profissionais de recursos humanos para torná-los aptos a gerenciar o capital humano da empresa. Essa capacitação é focada na valorização do potencial humano, o que leva os colaboradores a se comprometer com os resultados organizacionais. Outro resultado disso é a melhoria dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, criando um bom clima organizacional.

Os profissionais de RH formados pelo coaching ainda são mais capacitados para analisar o perfil dos colaboradores por meio de diversas estratégias que permitem esse resultado, compreendendo o que motiva o seu quadro de funcionários.  Isso permite a elaboração de estratégias mais assertivas de gestão de pessoas para a conquista de diversos objetivos.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
pessoal e profissional! Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Benefícios do Coaching ao RH

  • Boa gestão para a organização
  • Transforma o ambiente que era estressante em um ambiente mais envolvente
  • Funcionários entusiasmados com o trabalho
  • Equipe coesa e contribuindo ativamente para o sucesso da empresa
  • Baixa rotatividade e absenteísmo
  • Inovação e alta produtividade
  • Abordagem mais participativa e produtiva com a possibilidade de ficar longe da hierarquia rígida da empresa, com a alternativa de um coachee mais solidário
  • Colaboradores mais inspirados a fazerem o melhor e ajudando a equipe crescer. 
  • Funcionários orientados e empoderados, em vez de apenas dizer o que fazer, oferecendo oportunidades de crescimento, desenvolvimento e autonomia, não é apenas muito mais gratificante, mas muito mais produtivo.
  • Capacita gerentes a treinar seus subordinados, integrando o coaching à mentalidade da empresa. 
  • Com o treinamento do coaching, não significa que o RH não deva mais dirigir e supervisionar os colaboradores, mas tornar o estilho de gerenciamento mais adaptado a determinadas situações, respondendo melhor as necessidades da equipe. 
  • Estabelece um relacionamento afetivo, positivo e pessoal com cada membro da equipe.
  • O treinamento com coaching estimula a troca e compartilhamento de informações entre os grupos com perguntas mais abertas, ouvindo os funcionários mais ativamente, empatia com suas dificuldades, respondendo melhor suas necessidades
  • Melhor feedback
  • Troca de experiências, reconhecimento pelo esforço e contribuição
  • Capacita os funcionários concentrando nos pontos fortes e promove a autoconfiança
  • Ajuda a construir o senso de responsabilidade
  • Respeito mútuo e confiança
  • Líderança colaborativa, ao invés de chefes sempre diretivos
  • Ajuda a equipe a descobrir soluções, resolver problemas e conflitos

Você já sabe o que significa a política de recursos humanos? Tinha alguma noção da existência das políticas de RH? Conte mais sobre as suas experiências e deixe a sua opinião sobre este artigo nos comentários!


Copyright: © Depositphotos.com / Jirsak

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: