O transtorno de despersonalização tem esse nome porque leva o indivíduo a experimentar uma sensação de desconexão com o seu corpo, seus sentimentos e pensamentos, tornando-se um observador da sua própria vida. É importante dizer que as pessoas que apresentam esse distúrbio não perdem o contato com a realidade, elas percebem que suas percepções não são reais. A despersonalização também pode surgir como um sintoma de outros problemas, como doenças cerebrais e convulsivas.

O distúrbio faz parte de um grupo de condições chamadas transtornos dissociativos, que são doenças de ordem mental que envolvem rupturas ou perda de memória, consciência, identidade e / ou percepção. Todas essas, são funções que ocorrem normalmente em indivíduos mentalmente saudáveis e, que, quando são interrompidas, desencadeiam os chamados sintomas dissociativos, que podem interferir em todas as áreas da vida.

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Principais Sintomas do Transtorno de Despersonalização

A despersonalização pode se manifestar de diferentes maneiras, de acordo com o grau de transtorno que cada indivíduo apresenta. Para algumas pessoas, os sintomas são leves e duram pouco tempo. Para outras, no entanto, podem ser crônicos e durarem por muitos anos, comprometendo o dia a dia e o desenvolvimento do indivíduo. Dentre os sintomas mais comuns, estão:

  • Mudanças em relação aos sentidos corporais;
  • Dificuldade para experimentar reações emocionais;
  • Sentir como se estivesse flutuando, se observando à distância ou como se estivesse vivendo dentro de um filme;
  • Sentir-se desconectado do próprio corpo;
  • Sensação de que a vida é um sonho, onde tudo e todos parecem ser irreais;
  • Se sentir sem controle das próprias ações;
  • Lapsos de memória, especialmente de lembranças relacionadas a pessoas, eventos ou períodos específicos da vida;
  • Comportamento obsessivo, como, por exemplo, olhar muitas vezes para um objeto para verificar se é real.

Possíveis Causas do Transtorno de Despersonalização

É comum que uma pessoa tenha experiências de despersonalização por curtos períodos de tempo. Estima-se que metade da população já tenha passado ou irá passar por isso em algum momento da vida. Desse grupo, apenas 4% chegará, de fato, a apresentar o transtorno de despersonalização, o que o torna um problema bastante raro. Grande parte das pessoas desenvolve a doença na juventude, por volta dos 16 anos de idade.

Pouco se sabe sobre as causas do transtorno de despersonalização, mas é sabido que fatores biológicos e ambientais podem ter um papel importante. Algumas pessoas parecem mais propensas a desenvolver esse tipo de distúrbio, seja porque são menos reativas neurologicamente às emoções ou porque já apresentam certos transtornos de personalidade. Muitos casos de problemas dissociativos são desencadeados após experiências traumáticas, como abusos, acidentes, desastres naturais ou violência.

PSC

Além de ocorrer de modo independente, a despersonalização também pode surgir como um sintoma de outras condições, como: depressão, esquizofrenia, epilepsia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobias, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e enxaqueca.

Diagnóstico do Transtorno de Despersonalização

Para chegar a um diagnóstico de transtorno de despersonalização, o médico irá investigar os sintomas apresentados pelo paciente, seu histórico pessoal e médico. Também é comum que sejam solicitados exames neurológicos para verificar se existe um quadro preexistente de epilepsia.

Com essas informações em mãos, elas são analisadas seguindo os seguintes critérios:

– Se o indivíduo experimenta essa sensação de despersonalização com frequência;

– Se, durante essas experiências, tem a consciência de que não se trata de algo real e que não está realmente fora de seu corpo;

– Se os sintomas apresentados estão causando angústia e comprometendo a qualidade de vida do indivíduo;

– Se a despersonalização é sintoma de outro transtorno, como os que citei anteriormente.

Tratamento Para o Transtorno de Despersonalização e Medidas Que Podem Ajudar

Não existe um tipo de tratamento específico para o transtorno de despersonalização, pois tudo depende dos sintomas apresentados por cada indivíduo. Existem casos em que o problema desaparece com o tempo, enquanto outros necessitam de medicamentos e psicoterapia. De qualquer maneira, é essencial que um médico especializado em saúde mental analise o caso para definir o melhor caminho a ser seguido.

Além do tratamento médico, existem algumas medidas que podem auxiliar uma pessoa a aliviar os sintomas do transtorno, confira.

1 – Identificar o Que Está Sentindo

Em primeiro lugar, é importante entender exatamente o que está sentindo e observar também o tempo de duração dos sintomas apresentados. Agora que entendeu o que é despersonalização e conheceu os sintomas, poderá perceber se tem sensações parecidas. Lembrando que apenas um profissional poderá confirmar o diagnóstico, porém, se conhecer e entender o que está sentindo é importante e certamente ajudará no tratamento.

2 – Buscar Ajuda de Entes Queridos e Profissionais

Ao perceber que está com um problema, converse com alguém da sua confiança e explique o que está sentindo. Falar sobre o assunto é fundamental, tanto para que essa pessoa te apoie a buscar ajuda especializada, quanto para que torne a situação mais clara em sua mente. Então, procure um psiquiatra, pois é ele quem irá analisar o seu quadro e identificar se é realmente um caso de despersonalização, além de definir o melhor tipo de tratamento.

3 – Exercitar o Corpo e a Mente

Esta é uma medida que é indicada para todas as pessoas, independente de estarem ou não com problemas relacionados à mente. Ao se exercitar, o corpo libera endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, após a prática de uma atividade física, você irá se sentir muito melhor, o que também ajudará a aliviar os sintomas da despersonalização.

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

4 – Evitar Substâncias Que Comprometam a Consciência

O transtorno de despersonalização está relacionado à ansiedade, portanto, é importante evitar consumir substâncias que possam agravar os sintomas. Bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, além de nicotina e drogas devem ser evitados.

5 – Evitar Situações de Estresse

Situações muito estressantes podem também contribuir para o agravamento dos sintomas de despersonalização. Desse modo, é importante que evite tudo o que lhe causar estresse que estiver ao seu alcance. No caso do trabalho, por exemplo, talvez não seja possível deixar de realizar determinadas tarefas, contudo, mudar a forma como se relaciona com elas, pedindo ajuda quando sentir necessidade, certamente fará a diferença.

Você já tinha ouvido falar a respeito do transtorno de despersonalização? Já experimentou algo parecido alguma vez na vida? Deixe o seu comentário abaixo falando sobre a sua experiência.

Copyright:  605807270- https://www.shutterstock.com/pt/g/tolokonov