O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, conhecido como o pai da psicologia analítica, afirmou que tudo aquilo que não trazemos para a nossa consciência surge em nossas vidas na forma de destino. E é nisso que se baseia a teoria do efeito sombra, que é aquela parte de nós que muitas vezes renegamos e tentamos manter ocultas, sem saber que, de alguma maneira, ela acabará vindo à tona.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Entenda o Conceito de Efeito Sombra

Todos possuem pontos positivos e negativos em sua personalidade, afinal, diferente das histórias de mocinhos e vilões, somos seres humanos que acertam, erram, aprendem, recomeçam. Entretanto, a sociedade, desde os primórdios, incentiva as pessoas a terem vergonha de suas características mais sombrias, o que as leva a sufocar esses sentimentos dentro de si. De acordo com a teoria de Jung, quanto mais esse lado sombrio é desprezado, mais escuro se torna.

É claro que todos devem se esforçar para serem bons, sinceros e honestos, entretanto, renegar certas emoções não fará com que elas desapareçam, pelo contrário, pois pode levá-las a se manifestar de formas ainda mais intensas e prejudiciais. Ao aceitar que sente raiva, por exemplo, poderá encontrar maneiras positivas de canalizá-la, evitando que se deixe dominar por ela em algum momento e faça coisas das quais possa vir a se arrepender.

Por tudo isso digo que o autoconhecimento é a chave para que descubra os seus pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados, para que utilize suas características ao seu favor e, assim, possa encontrar o caminho para a sua felicidade. Quanto maior for a sua conexão consigo mesmo, mais irá se conhecer, se aceitar e lidar de forma positiva também com o seu lado mais obscuro, colocando luz sobre ele.

Como o Efeito Sombra Se Manifesta em Sua Vida

Alguma vez você já disse ou fez algo movido por um impulso e logo em seguida se arrependeu? Quando isso acontece, uma das primeiras reações que se costuma ter é se questionar sobre a razão pela qual agiu daquela maneira. Isso demonstra que nem você mesmo sabe o motivo por ter feito o que fez, porque foi uma atitude originada no seu eu sombrio, no lado que tenta ocultar dos outros e de si mesmo, muitas vezes de forma inconsciente.

PSC

Confira, a seguir, os comportamentos mais comuns gerados pelo efeito sombra. Aproveite para fazer um paralelo entre eles e si mesmo, para que identifique-os e possa aprender a lidar com eles positivamente.

1 – Julgar os Outros Para Parecer Superior

Os julgamentos em relação ao comportamento alheio costumam ser uma das amostras mais claras do efeito sombra se manifestando. Apontar o dedo para algo que considera inadequado no outro, como uma roupa ou atitude, por exemplo, pode ser uma demonstração de um grande medo de ser julgado desta mesma maneira, então o faz para se assegurar de que é bom o bastante e que não corre os mesmos riscos que a outra pessoa.

2 – Apontar nos Outros o Que Não Aprova em Si Mesmo

É bastante comum vermos nas redes sociais de pessoas famosas diversos comentários de internautas apontando defeitos daquele que está ali, se expondo em uma foto ou vídeo. A verdade é que aqueles que fazem isso se sentem tão mergulhados em sua insegurança que acreditam que julgando terceiros conseguirão se sentirem superiores. O mesmo vale para comentários feitos na vida real, já que a internet é apenas um reflexo daquilo que vivemos fora dela.

3 – Colocar-se Como Vítima da Situação

Ao invés de aceitarem o seu lado sombrio, muitos se esforçam ao máximo para se colocarem como vítimas e, assim, não precisarem assumir as suas responsabilidades. Por mais que esse pareça ser um caminho mais “fácil” a curto prazo, a realidade é que, a longo prazo, costuma custar muito caro, porque faz com que abra mão de utilizar o seu poder de transformação e construir a sua própria história.

4 – Passar Por Cima dos Outros Para Conseguir o Que Deseja

O efeito sombra também se manifesta através da postura que muitos adotam para conseguir o que desejam, seguindo a máxima dita por Maquiavel, de que os fins justificam os meios. Seja em uma fila de atendimento ou em um processo seletivo para trabalhar em uma empresa, o lado sombrio pode se manifestar através da busca pelo que se quer a qualquer custo, mesmo que seja necessário prejudicar alguém.

5 – Se Enxergar Como um Ser Perfeito e Que Não Erra

O desejo de ocultar o lado sombrio pode ser tão grande que o indivíduo faz de tudo para se mostrar como um ser perfeito, que não erra nunca. Isso é ruim porque faz com que ele tente viver de uma forma que não é real, já que todos, em algum momento, terão sentimentos dos quais não irão se orgulhar, mas que existem e precisam ser aceitos para que sejam aperfeiçoados.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

Reconheça o Efeito Sombra e Tenha uma Vida Iluminada

Como se pode ver, o conceito de efeito sombra se baseia no fato de que cada indivíduo possui dois lados, um iluminado e visível e o outro sombrio e oculto. Ocultar pensamentos e sentimentos dos quais não se orgulha não é o melhor caminho a seguir, porque é nessa tentativa que pessoas boas chegam a cometer atos ruins, dos quais logo se arrependem.

Você já viu alguma vez um indivíduo visto por todos como calmo e paciente ter um rompante de raiva e agir de maneira inesperada? Saiba que isso se trata de algo bastante comum entre aqueles que tentam reprimir o seu lado sombrio, porque chega um momento em que todas essas emoções que estavam guardadas no subconsciente ganham força e se tornem maiores do que a razão.

Por tudo isso, reconhecer o efeito sombra em sua vida, se observar e manter um diálogo interno aberto e sem julgamentos consigo mesmo é fundamental para que aprenda a lidar com tudo aquilo que considera negativo dentro de si e veja o seu lado iluminado se sobressair em suas atitudes, escolhas e palavras. Mais uma vez cito Jung, que disse que é através da consciência em relação às trevas que se torna possível encontrar a luz.

Espero que este artigo tenha te ajudado no seu processo de autoconhecimento e que possa, a partir de agora, se aceitar por inteiro, sem preconceitos e julgamentos. Assim, se tornará uma pessoa melhor para si, para aqueles com quem convive e para o mundo!

 

Copyright: 589482413 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alex%20linch