Sri Sri Ravi Shankar, um conhecido líder espiritual indiano, afirmou que a meditação tem o poder de curar porque faz com que a mente se mantenha alerta, calma e vibrante ao mesmo tempo. E todos nós sabemos que o bem-estar mental é fundamental para que se tenha saúde de uma forma geral. Além da prática tradicional, que já é extremamente poderosa, existem abordagens de meditação de cura, que têm como objetivo tratar problemas específicos.

Entenda o Conceito de Meditação de Cura

A mente tem um grande poder sobre o corpo, por isso, acredita-se que as doenças se originam dentro dela. Nesse sentido, ao zelar pelo seu bem-estar mental através da meditação, se está limpando a mente e prevenindo contra diversos tipos de problemas. Durante a prática, as tensões, as preocupações e a ansiedade são eliminadas, dando espaço para um estado mental positivo, que poderá impactar no sistema nervoso e no corpo de uma forma geral.

Saúde e doença são elementos que fazem parte da natureza dos seres vivos, e não se deve preocupar muito com isso. É claro que é importante procurar prevenir os problemas e cuidar da saúde, mas sempre com foco no bem-estar e não no medo, pois quando se preocupa demasiadamente com as doenças, se está dando mais poder a elas. Ao enxergá-las com maior naturalidade e buscar manter um estado mental positivo, a sua saúde irá melhorar e viverá com muito mais tranquilidade.

Quando a intenção é manter a positividade e o equilíbrio, a meditação se mostra como uma opção extraordinária, porque ajuda a liberar todo o estresse acumulado, promovendo a paz e a tranquilidade. Assim, é possível evitar que as tensões entrem nos sistemas do corpo e causem desequilíbrios que podem ser geradores de doenças, além de, também, auxiliar no tratamento e na cura quando um problema já está instaurado.

Principais Indicações da Meditação de Cura

É importante deixar claro que não existem comprovações de que a meditação seja capaz de, sozinha, curar uma pessoa. Contudo, é fato que ela pode ser um poderoso auxiliar dos tratamentos convencionais de medicina e ajudar, também, na prevenção. Por isso, é importante conversar com o seu médico para que ele lhe forneça as orientações necessárias de acordo com o seu caso.

Confira, a seguir, algumas das principais indicações da meditação de cura e saiba como ela pode auxiliar em cada situação.

Dores: as dores, de todos os tipos, geram estresse, o que faz com que se tornem ainda mais intensas. Através da meditação é possível entrar em um profundo estágio de relaxamento e, assim, vê-las diminuir sua intensidade.

PSC

Estresse: um problema bastante comum em todo o mundo e que pode trazer diversos tipos de impactos negativos, incluindo doenças. A meditação é positiva nesse caso porque auxilia as pessoas a se conectarem consigo mesmas e a encontrarem a sua paz interior.

Insônia: o excesso de preocupações e estresse é um dos principais causadores de insônia. Assim, a prática meditativa entra como uma ferramenta poderosa para promover o equilíbrio e a tranquilidade necessária para conseguir relaxar e ter noites de sono verdadeiramente reparadoras.

Pressão Alta: outro tipo de problema que pode ser gerado pelo estresse e que é capaz de ser beneficiado através da meditação, principalmente por conta dos exercícios que promovem uma respiração mais controlada.

TPM: muitas mulheres sofrem todos os meses com os sintomas da tensão pré-menstrual, que pode contar com irritação, dores no corpo, cólicas, entre outros. Ao adotar o hábito de meditar regularmente é possível notar uma melhora significativa de todos eles.

Vícios: quando uma pessoa tem qualquer tipo de vício, sua mente se torna inquieta, fazendo com que determinada ação ou substância seja sempre lembrada. Nesses casos, a meditação se mostra como um excelente apoio para vencer esses pensamentos e, consequentemente, o vício.

Tratamentos Médicos em Geral: além de ajudar a curar problemas específicos, a meditação é bastante positiva para pacientes que estão passando por qualquer tipo de tratamento médico, porque irá auxiliá-los a se manterem confiantes e tranquilos. E é comprovado o quanto o bem-estar emocional é capaz de influenciar todas as outras funções do corpo.

Dicas Para Praticar a Meditação de Cura

Se existe um segredo para praticar a meditação de cura é começar, porque apenas se permitindo dar esse passo é que poderá se familiarizar cada vez mais com o processo e obter todos os benefícios que ele é capaz de oferecer. Além disso, existem outros detalhes que podem tornar esse momento ainda mais poderoso, veja quais são eles.

Defina uma Rotina: os benefícios da meditação são cumulativos, por isso é melhor manter uma prática regular de cinco minutos por dia, todos os dias, do que 30 minutos apenas uma vez por semana. Cinco minutos por dia não é muito, mas é o suficiente para começar a sentir os efeitos da prática sem exigir muito do seu tempo. Então, poderá aumentar aos poucos, o que é fundamental para que realmente se transforme em um hábito.

Escolha um Local Tranquilo: os períodos mais indicados são logo após acordar ou antes de dormir, verifique o que fica melhor para você. Se possível, encontre um lugar tranquilo da sua casa, em que ninguém irá te incomodar. Além disso, certifique-se de desligar a TV, o rádio e manter o celular longe e em modo silencioso antes de começar.

Permaneça em uma Posição Confortável: um ponto bastante importante da meditação é o conforto durante a prática. Desse modo, escolha um local que permita que os seus pés permaneçam no chão e a sua coluna, cabeça e pescoço estejam eretos. Pode ser um banco, uma cadeira ou o que preferir.

Mentalize a Cura Que Deseja: o que diferencia uma meditação de cura da tradicional é o foco durante a prática. Por isso, é indicado que imagine uma luz poderosa, que pode ser branca ou dourada, envolvendo o seu corpo e tocando especialmente a área que deseja curar. É importante que sinta essa energia com intensidade e acredite que ela irá te ajudar a vencer o problema em questão.

Traga Sua Atenção de Volta Sem Julgamentos: é completamente natural ver a sua atenção oscilar durante a prática. Então, quando pensamentos intrusivos surgirem, evite se julgar. Ouça-os, aceite-os e deixe que eles vão embora, voltando a se concentrar na área do seu corpo que deseja curar.

Agora que já sabe um pouco mais a respeito da meditação de cura, pode começar a praticar hoje mesmo. Dê esse passo e veja o quanto essa prática poderosa é capaz de te ajudar a encontrar a cura e levar a vida de forma mais leve e feliz.

 

Copyright: 1042277725 – https://www.shutterstock.com/pt/g/asmiana