O luto é um conjunto de emoções que uma pessoa experimenta ao perder alguém por quem tinha muita estima. Apesar de o conceito estar principalmente relacionado à morte, também existe o chamado luto de amor, que representa os sentimentos de um indivíduo ao ver seu relacionamento chegar ao fim. Afinal, de alguma maneira, alguém com quem convivia diariamente saiu abruptamente de sua vida. Se permitir viver essa dor é importante para que possa processar o que aconteceu e, então, recomeçar.

Luto de Amor – Um Período Necessário Para Superar o Fim

Terminar um relacionamento é sempre bastante delicado, principalmente quando ainda se tem um sentimento pela outra pessoa. Por essa razão, grande parte das pessoas passa por uma fase de luto ao romper um namoro ou casamento, simplesmente por ser um acontecimento que traz grandes mudanças, o que faz com que seja um tanto quanto desafiador processar todas as informações e se acostumar a viver sem a companhia do outro.

Caso esteja passando por isso, saiba que, por mais doloroso que seja, é um período necessário, para que, em seguida, possa florescer e encontrar novos caminhos para ser feliz. Se formos pensar bem, esse momento de desencontro no amor traz a oportunidade para que você se encontre consigo mesmo, cuide mais de si, se permita conhecer coisas novas, enfim, se conecte com a sua essência para que se fortaleça e recomece.

Estágios do Luto de Amor Após um Rompimento

O luto após o fim de um relacionamento costuma passar por cinco estágios, cada um deles tem a sua importância para que, ao final, você esteja pronto para superar o sofrimento e viver novas experiências. Veja quais são eles.

1 – Negação

A negação é um mecanismo de defesa do cérebro que funciona como uma proteção contra o sofrimento. Então, a primeira reação que um indivíduo costuma ter ao passar por um rompimento é negar o que está sentindo. Isso pode acontecer de duas maneiras diferentes, a primeira é fingir que a dor não existe e sair para se divertir, já a segunda é negar o rompimento e insistir para que o ex-par reconsidere a decisão sobre o término. Nas duas situações é importante ter cautela para evitar fazer coisas das quais venha a se arrepender, por isso é necessário contar com o apoio de amigos e ouvir os conselhos deles.

2 – Raiva

No segundo estágio, já existe a consciência de que o rompimento aconteceu e gerou um sofrimento, contudo, a dor é manifestada através da raiva. Desse modo, é natural começar a enxergar defeitos no outro e reclamar dele para amigos, entretanto, é necessário saber canalizar o que está sentindo para que evite se expor. Desabafe com pessoas da sua confiança, escreva sobre o que está sentindo e pratique atividades que te ajudem a extravasar a raiva sem fazer mal a ninguém.

PSC

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

3 – Barganha

Depois da raiva, geralmente se experimenta um forte desejo de se reaproximar do ex-parceiro, mesmo que seja para manter uma amizade. Neste estágio, é importante ter bastante cautela para evitar se sujeitar novamente a uma relação problemática, afinal se chegou ao fim é porque uma das partes não estava feliz. Em relação à amizade, talvez este não seja o momento ideal, já que as feridas ainda não cicatrizaram por completo e há o risco de se envolver novamente e sofrer ainda mais. Portanto, seja firme, pois logo conseguirá superar o término.

4 – Resignação

A tristeza é um sentimento completamente natural quando se está vivendo o luto amoroso. Então, não se assuste ao voltar a se sentir triste depois de um tempo, mesmo que pense que já a tenha superado. No quarto estágio, as pessoas costumam pensar que nunca mais serão felizes, o que gera desânimo para sair e realizar as atividades normais do cotidiano. Aqui, o melhor a fazer é aceitar o que está sentindo, mas sem se entregar por completo. Aceite convites dos seus amigos para sair, alimente-se bem, pratique atividades físicas, cuide de você com carinho.

5 – Aceitação

Finalmente chega o último estágio do luto de amor, que é quando se aceita melhor o que aconteceu. É claro que a dor não irá desaparecer magicamente, mas ela irá diminuir cada vez mais com o passar do tempo. Esta fase é ideal para rever atitudes do passado, não com a intenção de se culpar, e sim de aprender lições para aplicar em novas experiências no futuro. Aproveite para se conectar com os seus entes queridos e desfrutar de outras formas de carinho, cuidado e amor, pois isso certamente irá te fortalecer ainda mais.

5 Atitudes Para Superar o Fim de um Relacionamento

Depois de conhecer os estágios do luto amoroso, confira cinco dicas para superar o fim de um relacionamento de maneira positiva.

1 – Aceite Suas Emoções

Por mais que a negação seja um estágio natural do luto, é importante que evite passar muito tempo negando o que está sentindo. Aceitar suas emoções é fundamental para que consiga lidar com elas positivamente.

2 – Evite Monitorar as Redes Sociais do Ex

As redes sociais são uma forma prática de se comunicar e encurtar distâncias, mas nesse caso deve-se evitá-las se o intuito for monitorar a vida do ex-par. Utilizar opções como cancelar assinatura do perfil do outro ou mesmo bloqueá-lo é uma forma de evitar sofrer ainda mais.

3 – Cuide de Si

Quando se está em um relacionamento é natural querer se dedicar ao outro. Então, que tal aproveitar esse momento para se colocar como prioridade e cuidar de si? Faça coisas que considere prazerosas e que te proporcionem bem-estar.

4 – Conheça Coisas Novas

O fim de um ciclo se mostra como uma excelente oportunidade para iniciar algo novo e se redescobrir. Portanto, permita-se ir a lugares diferentes, conhecer pessoas, aprender coisas novas, se abra para o universo de possibilidades que a vida oferece.

5 – Pratique Atividades Físicas

Quando se está triste, é natural querer ficar em casa sem fazer nada. Entretanto, se continuar assim por muito tempo, isso poderá ser o início de um ciclo de inércia. Dessa forma, procure realizar algum tipo de atividade física, como caminhada, corrida, dança, esportes de grupo. Movimentar o corpo certamente irá te fazer muito bem, experimente e poderá comprovar isso.

Espero que este artigo tenha te ajudado a atravessar esse momento de mudança que é, sim, delicado, mas que pode te proporcionar muito autoconhecimento e aprendizado. Lembre-se sempre de cuidar de si com carinho, pois assim estará pronto para viver novas experiências e ser feliz.

 

Copyright: https://amenteemaravilhosa.com.br