Você já teve a sensação de que deveria fazer determinada escolha, mas sem ter a certeza de como chegou a essa conclusão? Ou já sentiu que algo bom ou ruim ia acontecer? Esse sentimento que nos dá a ideia de que temos o poder de prever o futuro é chamado de intuição e, se for bem utilizado, pode nos trazer muitos benefícios. Continue acompanhando este artigo para entender o que é intuição e aprender a ouvir a sua voz interior.

O Que é Intuição?

A intuição é uma emoção que nos permite ouvir a nossa voz interna. Ela é formada através de informações que são absorvidas pela mente, mas que ficam armazenadas de forma inconsciente. Para entender melhor, imagine que o seu cérebro contém uma série de pastas virtuais, assim como um computador. Como a quantidade de informações as quais todos têm acesso diariamente é muito grande, elas são automaticamente divididas nessas pastas. Dessa forma, muitas delas ficam na pasta do subconsciente, que é onde a intuição se origina.

Quando um indivíduo precisa tomar uma decisão entre seguir o caminho A ou B, por exemplo, seu cérebro abre essas pastas para encontrar a melhor resposta. Então, as informações que estão armazenadas de forma consciente se tornam ideias concretas, enquanto aquelas que estão no subconsciente se mostram através de pensamentos intuitivos. A pessoa sente que deveria optar pelo caminho B por alguma razão, mas não consegue identificar exatamente o que a faz pensar assim.

A palavra intuição é derivada do latim intueri, que significa olhar interiormente, considerar. É exatamente assim que ela funciona, pois forma ideias ao considerar informações armazenadas nas profundezas da mente. Ser uma pessoa intuitiva envolve aprender a encontrar respostas em seu interior, se observar, enfim, conectar-se consigo mesmo. Essa conexão irá permitir que tome decisões de forma muito mais assertiva, considerando tanto suas ideias conscientes quanto as inconscientes.

A Importância de Diferenciar a Intuição de Crenças Limitantes

A intuição realmente é uma ferramenta poderosa que pode te levar a tomar decisões com mais assertividade. Contudo, é necessário ter cautela para saber diferenciar os pensamentos intuitivos das crenças limitantes e bloqueadoras. Quando a sua mente diz que não deve fazer algo porque não tem capacidade e não irá conseguir, trata-se de uma tentativa do medo de te controlar e te impedir de agir.

A melhor maneira de aprender a diferenciar a insegurança da intuição é através do autoconhecimento. Quando se conhecer de verdade e entender a razão por trás de cada sentimento e emoção que possui, conseguirá identificar mais facilmente quando sentir medo. Assim, poderá fazer um melhor uso da sua intuição, aprendendo a usar a sua voz interior em prol do seu desenvolvimento e libertando-se da insegurança.

Dicas Poderosas Para Desenvolver a Intuição

PSC

Todos os seres humanos possuem a capacidade de terem pensamentos intuitivos. Contudo, alguns parecem ter esse senso mais desenvolvido do que outros porque sabem como estimulá-lo e reconhecer as ideias que surgem através da intuição. Confira as dicas que preparei para te ajudar a desenvolver essa habilidade.

1 – Aprenda a Reconhecer a Sua Voz Interior

Você consegue ouvir e se comunicar com a sua voz interior? Geralmente, a intuição envia ideias sutis e se apresenta de maneiras diferentes, de acordo com cada tipo de pessoa. Enquanto para algumas elas vem em forma visual, para outras aparece na forma de palavras ou mesmo de sensações físicas. É necessário que volte a sua atenção para si, a fim de identificar como a sua intuição se manifesta.

2 – Pratique a Meditação

A meditação é uma das melhores maneiras de “esvaziar a mente” e eliminar pensamentos que não agregam em sua vida, que servem apenas para te deixar estressado. Mesmo que medite apenas durante 5 ou 10 minutos por dia, essa atividade pode ajudá-lo a entrar em sintonia com seus sentimentos, desejos e necessidades mais profundos, que é da onde vem a intuição.

Pode acontecer de você ter pensamentos intuitivos durante o processo de meditação ou após a prática, quando estiver em um estado tranquilo. Lembre-se de prestar atenção aos seus pensamentos após praticar, pois é exatamente quando o excesso de ideias termina que a intuição aparece.

3 – Estimule a Sua Criatividade

Atividades criativas, como desenho, pintura ou escrita, por exemplo, levam o indivíduo a um estado de fluxo, também conhecido como flow, em que corpo e a mente entram em sintonia. Você fica plenamente concentrado naquela ação, mantendo-se livre de distrações e preocupações. Esse estado é semelhante ao meditativo e possibilita que a mente receba ideias, percepções e consciência que a correria da vida diária não permite.

4 – Saia da Rotina Quando For Possível

Ter uma rotina organizada é importante e te ajuda a ser uma pessoa mais produtiva e focada em seus objetivos. Entretanto, fazer coisas diferentes de vez em quando é necessário para que não entre no piloto automático e deixe que o excesso de preocupações ofusque a sua intuição. Dedique um tempo do seu final de semana para realizar atividades que não façam parte da sua rotina e que sejam prazerosas e relaxantes.

5 – Esteja Atento aos Seus Sonhos

Muitas das ideias que estão no subconsciente da mente são expressadas através dos sonhos. Dessa forma, ao se lembrar dos sonhos que teve ao acordar poderá conhecer melhor as ideias que estão armazenadas e que não consegue acessar da mesma maneira que faz com as que estão conscientes. Adotar o hábito de manter um caderno de anotações ao lado da cama para anotar esses sonhos é uma ótima maneira de se conhecer melhor e desenvolver a sua intuição.

A intuição é uma força poderosa que pode ser desenvolvida para potencializar as suas habilidades. Como disse o matemático e filósofo francês Henri Poincaré, é através da ciência que podemos provar algo, mas é por meio da intuição que descobrimos. Espero que as informações e dicas que compartilhei te ajudem a desenvolver a sua intuição para que possa usá-la ao seu favor e descobrir mais a respeito de si.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que os pensamentos intuitivos devem considerados, porém também sempre devem ser analisados com inteligência e cautela, a fim de garantir que está usando todo o poder que o seu cérebro possui para fazer as melhores escolhas para a sua vida. Encontre o equilíbrio entre a razão e intuição e tome decisões extraordinárias!

Copyright: 546752662 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes