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O Que é Etiqueta Empresarial?

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de novembro de 2017

Ter um currículo com diversas qualificações e experiências é importante para se alcançar o sucesso. Entretanto, existe algo que não está registrado no papel, mas que também é avaliado pelas empresas, que é a postura profissional e a forma com a qual o indivíduo se porta em diferentes momentos e ambientes. Por isso mesmo, conhecer as regras de etiqueta empresarial e saber, colocá-las em prática, no dia a dia é fundamental para construir uma boa imagem profissional e ser visto de forma positiva pelos superiores, clientes e colegas de trabalho.

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O Que é Etiqueta Empresarial?

Entende-se por etiqueta um conjunto de normas de conduta para determinadas ocasiões, como etiqueta à mesa, em solenidades ou, mesmo, para conversar com uma autoridade. Já a etiqueta empresarial, como o próprio nome sugere, são as regras de comportamento para serem usadas no ambiente de trabalho, a fim de promover o bom convívio entre todos e evitar situações negativas e constrangedoras. De forma resumida, podemos dizer que etiqueta é sinônimo de boa educação.

Dentro do conjunto de regras que compõem a etiqueta empresarial são contemplados os seguintes aspectos: vestimentas, pontualidade, trato pessoal, comunicação verbal, decoro, discrição, entre outros. Em outras palavras são atitudes que ajudam a construir uma boa imagem de forma geral. Por isso mesmo a ausência delas pode gerar, inclusive, situações que podem levar à demissão de funcionários. Para evitar isso, é importante que realize uma autoanálise em seu comportamento e verifique se está se portando de acordo com as regras da sua organização.

Dicas de Etiqueta Empresarial Para Ser um Profissional de Sucesso

As chamadas soft skills, ou habilidades comportamentais, estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas e o mercado de uma forma geral. Pensando nisso, preparei um guia com as principais regras de etiqueta empresarial para que você se torne um profissional ainda mais completo e esteja pronto para o sucesso!

1 – Use Roupas Adequadas ao Ambiente

Se a empresa em que trabalha não fornece uniformes, é necessário se atentar ao dress code do local, ou seja, a forma como as pessoas se vestem. Dependendo da área de atuação, existem companhias que permitem vestimentas mais despojadas, enquanto outras preferem manter certa formalidade. Independente do estilo adotado no seu local de trabalho, evite pecar pelo excesso.

O ideal é não exagerar na maquiagem, perfume e evitar roupas que chamem muito a atenção, como aquelas muito justas, curtas, decotadas ou esportivas demais como camisetas de times, por exemplo. Além do aspecto ligado à modelagem, deve-se considerar a boa apresentação, usando peças em bom estado, sempre limpas e passadas. Todos esses detalhes ajudam a formar a sua apresentação pessoal e causar uma boa impressão.

2 – Seja Sempre Pontual

O tempo é uma das coisas mais valiosas que temos e é igual para todos. Por isso, se atrasar e deixar outras pessoas esperando é sinal de desrespeito. A pontualidade é uma característica muito importante da etiqueta empresarial, tanto em relação a compromissos especiais, como reuniões e eventos da empresa, quanto no dia a dia de trabalho.

Você é feliz?

Vez ou outra é natural que aconteçam imprevistos que te impeçam de chegar no horário combinado, mas eles devem ser a exceção e não a regra. Ter uma vida organizada vai te ajudar a minimizar as situações inesperadas e chegar sempre no horário do trabalho e dos compromissos profissionais. O excesso de atrasos é algo que incomoda bastante os gestores e, nos casos mais graves, pode levar à demissão por justa causa.

3 – Atente-se Para o Uso do Celular

O celular virou uma ferramenta quase que indispensável em nossas vidas. Através dele temos acesso a mensagens, e-mails, ligações e a uma infinidade de aplicativos com funções diferentes. Entretanto, é importante se atentar para o seu uso durante excessivo com foco pessoal durante o expediente. Como uma forma de evitar abusos, muitas empresas estão criando políticas com regras de uso do aparelho e é fundamental segui-las à risca.

Se a companhia em que trabalha não impôs nenhuma regra, crie as suas próprias, sempre baseadas no bom senso e nunca no comportamento de terceiros. Afinal, não é porque os seus colegas usam o aparelho indiscriminadamente que você deve fazer o mesmo. Procure deixar o seu celular no modo silencioso e responda suas mensagens no horário de almoço e na pausa para o café. Em relação às ligações, o ideal é atender apenas em casos de urgência.

4 – Mantenha a Postura Profissional

Mesmo que trabalhe na mesma empresa há muitos anos e o ambiente seja descontraído, é necessário manter certa postura profissional. Conviver de forma amistosa com os colegas é muito positivo e, inclusive, algo que ajuda a motivar e promover a produtividade. Entretanto, as brincadeiras devem sempre respeitar certo limite, para que não se transformem em falta de educação e desrespeito.

Lembre-se que, por mais tempo que conheça seus parceiros de equipe, cada indivíduo tem os seus sentimentos e a forma de enxergar as coisas. Por isso, uma brincadeira que é inocente para você, pode ser bastante ofensiva para outra pessoa e resultar em uma situação desagradável. Então, prefira manter uma postura profissional positiva e evite fazer brincadeiras fora do tom.

5 – Cultivar a Discrição é Fundamental

A discrição é uma característica muito importante no ambiente de trabalho por diversos aspectos. Uma pessoa discreta não ficará expondo sua vida pessoal ou fará comentários maldosos a respeito dos colegas, clientes e líderes muito menos participará das chamadas rodinhas de fofoca, por exemplo. Outro ponto diz respeito aos assuntos confidenciais da empresa, que devem ser mantidos sob sigilo e não podem ser revelados para terceiros sem a sua autorização.

Uma pessoa discreta e reservada no ambiente de trabalho é sempre vista com bons olhos, pois passa a ideia de que é confiável. Mesmo que a sua personalidade esteja mais voltada para a extroversão, é possível manter a discrição dentro da empresa. Trata-se de um hábito que pode ser conquistado.

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6 – Atenção aos seus Comportamentos em Eventos Corporativos

Quando chega o final do ano, muitas empresas promovem confraternizações com os seus funcionários e muitos têm dúvidas sobre como se portar nessas ocasiões. Vale dizer que a etiqueta empresarial deve ser seguida em todos os eventos que tiverem relação com a companhia em que se trabalha, seja durante o expediente, em congressos, feiras, reuniões ou em uma festa.

Naturalmente, as roupas usadas serão um pouco diferentes daquelas do dia a dia de trabalho, mas sempre evitando os excessos. Se forem servidas bebidas alcoólicas, tudo bem aceitar, desde que mantenha a consciência sobre os seus atos e limites e não faça coisas das quais possa se arrepender.

Depois de conhecer essas dicas de etiqueta empresarial, é hora de avaliar se o seu comportamento está de acordo com o esperado. Em uma escala de 0 a 10, que nota você se daria hoje no quesito postura? Fazer esse exercício de autorreflexão vai te ajudar a conhecer melhor as suas qualidades e identificar quais são os pontos de melhoria que precisa considerar. Lembre-se disso e busque andar sempre na linha. Sua carreira agradece!

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