Existem doenças que são silenciosas e demoram a ser identificadas, pois começam a se desenvolver sem que o indivíduo perceba. A estafa é um bom exemplo disso, pois costuma ser confundida com um simples cansaço, contudo, se não for tratada, pode comprometer diversos aspectos da saúde e, consequentemente, a produtividade e o desenvolvimento. Continue acompanhando e entenda melhor o que é estafa, seus sintomas e formas de tratamento.

O Que é Estafa e Como Ela Se Manifesta?

A estafa é um esgotamento que pode ter origem física ou emocional e alterar todo o funcionamento do organismo de um indivíduo, levando-o a se sentir constantemente cansado. Os principais sinais de manifestação da doença costumam ser desânimo, desmotivação para realizar atividades que antes gostava muito, dores pelo corpo e uma vontade de não levantar da cama.

Geralmente, está relacionada com o estilo de vida que a pessoa leva, sendo bastante comum entre aquelas que acumulam muitas obrigações em sua rotina, como, por exemplo, estudo e trabalho. Outros hábitos que podem levar à estafa incluem: sono desregulado, má alimentação e esforço físico em excesso, sem respeitar os limites do corpo e o tempo necessário para recuperação dos músculos.

Quando é negligenciada, a estafa se torna a porta de entrada para outras doenças, como insônia, desânimo, depressão, queda de cabelo, problemas intestinais, irritabilidade, entre outras. Por tudo isso, é muito importante estar atento aos sinais enviados pelo seu corpo para buscar ajuda especializada o quanto antes e identificar o que há de errado na sua rotina e que precisa ser mudado. A saúde é o nosso maior bem e, portanto, deve ser vista com seriedade e atenção.

Relação Entre Estafa e Estresse

Muitos se referem à estafa como se fosse um sinônimo de estresse, mas a verdade é que, embora parecidos e terem certa relação, são problemas distintos. Quando uma pessoa está estressada, ela também costuma sentir um grande cansaço, entretanto, não é essa a causa do problema e sim apenas mais um sintoma, que inclusive é manifestado de forma bem mais intensa do que em um quadro de estafa.

Na grande maioria dos casos, a estafa, seja ela de origem física ou emocional, costuma ser resolvida com uma mudança no estilo de vida e redução da sobrecarga de afazeres e preocupações. Porém, quando se trata de estresse, é necessário uma abordagem diferente no tratamento, já que geralmente o problema está muito ligado a fatores emocionais. De qualquer forma, é fundamental consultar um profissional da área da saúde para que ele possa dar o diagnóstico correto e definir o tratamento mais adequado.

Principais Sintomas da Estafa

PSC

Existem dois tipos de estafa, a central, que está relacionada a aspectos emocionais, e a periférica, que tem ligação direta com o corpo. Em se tratando da estafa mental, os principais sintomas incluem:

  • Problemas frequentes para dormir;
  • Sentimento de tristeza e angústia;
  • Redução da libido;
  • Irritação;
  • Sensibilidade excessiva;
  • Desânimo generalizado, inclusive para realizar atividades que antes eram agradáveis;
  • Falhas de memória.

Como se pode perceber, os sintomas estão claramente ligados à mente e à forma com a qual o indivíduo se sente, emocionalmente falando. Já quando se trata da estafa física, os sinais têm uma relação mais forte com o corpo, e envolvem, principalmente, dores, distensão dos músculos, apatia e baixa imunidade.

7 Dicas Para Prevenir a Estafa e Ter Mais Qualidade de Vida

Depois de entender melhor o que é estafa, como ela se manifesta e os seus principais sintomas, confira dicas que irão te ajudar a prevenir o problema ou servir como um complemento para o tratamento médico.

1 – Identifique Se Há Excessos na Sua Rotina

Em primeiro lugar, é necessário que analise a sua rotina a fim de identificar excessos e encontrar formas de eliminá-los. É claro que existem situações em que não há como reduzir drasticamente as atividades, como no caso de quem estuda e trabalha, por exemplo, entretanto, é possível adotar medidas que minimizem a sobrecarga.

2 – Veja a Vida Com Mais Leveza

Se você costuma se irritar com facilidade com situações corriqueiras, como, por exemplo, uma fechada no trânsito ou o atraso de alguém a um compromisso, reveja a intensidade das suas reações. Quando não se tem o poder de alterar o que aconteceu, o melhor a fazer é mudar a sua forma de enxergar aquilo.

3 – Tenha Consciência dos Seus Limites

Todo ser humano tem os seus limites, físicos e mentais, é importante ter consciência em relação a eles para evitar exigir demais de si mesmo. Isso vale tanto para questões ligadas às emoções quanto ao corpo. Jamais carregue um peso maior do que possa suportar, esteja ele na forma de um objeto ou de uma situação.

4 – Encaixe Atividades Prazerosas na Sua Rotina

A vida não é feita apenas de trabalho e outras obrigações, todo mundo precisa de momentos agradáveis de relaxamento e lazer. Nesse sentido, é fundamental que encaixe atividades que lhe sejam prazerosas em sua rotina, como, por exemplo, sair com os amigos, ir ao cinema, praticar um esporte e o que mais fizer sentido para você.

5 – Realize uma Tarefa Por Vez

Atualmente, tudo acontece com uma velocidade impressionante, o que leva muitas pessoas a quererem competir em eficiência com as máquinas. Ser multitarefa pode ser interessante em algumas situações específicas, mas não deve se tornar uma rotina. Prefira sempre fazer uma coisa de cada vez, assim, conseguirá manter o seu equilíbrio e, claro, a qualidade do seu trabalho.

6 – Tire Alguns Minutos Para Si Todos os Dias

Evite que a correria do dia a dia te impeça de parar alguns minutos para respirar, refletir e cuidar de si. Separe um tempo do seu dia para você, deixando o celular de lado e qualquer coisa que possa impedir a sua conexão consigo mesmo. Isso pode ser feito durante o banho, antes do dormir ou mesmo no seu intervalo durante trabalho. Permita-se se colocar no centro das suas atenções e relaxe.

7 – Evite Levar Preocupações de Trabalho Para Casa

Por último, lembre-se sempre de separar bem as coisas e não levar preocupações do trabalho para casa e nem o contrário. É claro que não há como esquecer completamente das coisas, porém, é importante que estipule limites para si mesmo, para que não dê espaço para pensamentos intrusivos que poderão atrapalhar o seu descanso ou o seu desempenho profissional.

A estafa é um problema que deve ser visto com muita atenção para que o tratamento adequado seja realizado, além de mudanças no estilo de vida. A qualquer sinal de cansaço excessivo prolongado, procure um médico. Saúde é coisa séria, cuide da sua!

 

Copyright: 1342282616 – https://www.shutterstock.com/pt/g/biancoblue85