O Que é a Dor na Alma? Ela Tem Cura? - JRM Coaching
dor-na-alma

O Que é a Dor na Alma? Ela Tem Cura?

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de undefined de 2018

Apertar o dedo na porta dói, assim como levar um tombo ou torcer o pé, porém, essas são dores físicas que, mesmo intensas, são locais. Já a dor na alma é aquela que impacta na mente e também no corpo, interferindo em todas as áreas da vida de uma pessoa. Entretanto, mesmo com toda a sua força, essa angústia pode ser superada e vencida. Para isso, é necessário olhar para a dor emocional com a mesma seriedade com a qual olharia para uma dor em um membro do corpo, sem preconceitos ou pré-julgamentos e buscar um remédio efetivo que ajuda a curá-la.

Entendendo o Conceito de Dor na Alma

Dizer que está com dor na alma é uma forma metafórica de expressar problemas de ordem emocional e que estão acima das dores que conhecemos habitualmente. Certas situações traumáticas, como a perda de um ente querido, o fim inesperado de um relacionamento, a perda de um emprego, problemas familiares ou qualquer outro tipo de decepção, podem causar uma grande dor como esta. Existem, ainda, os casos em que a origem desta aflição não foi necessariamente causada por um fator externo, mas por um desequilíbrio químico no cérebro ou reação a alguns tipos de medicamentos.

Como é um sofrimento “invisível”, muitos demoram a procurar ajuda, permitindo que a sensação se torne cada vez mais intensa. Por isso, ao perceber que a dor na alma e o desânimo estão durando mais do que uma tristeza natural, é fundamental se consultar com um especialista para identificar o que está acontecendo contigo. Com o diagnóstico correto, torna-se possível iniciar o tratamento para vencer a essa dor e voltar a ser feliz.

Cuide do seu bem-estar emocional porque ele também faz parte da sua saúde. Depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos que causam dor na alma merecem tanta atenção quanto diabetes, hipertensão ou uma fratura exposta, por exemplo. A informação é o melhor caminho para que o preconceito seja vencido e mais pessoas busquem tratar a sua mente da mesma maneira com que tratam seus corpos. Afinal, os dois estão completamente conectados e não há como falar em saúde sem considerar o bem-estar de ambos.

Dicas Para Vencer a Dor na Alma e Voltar a Se Sentir Feliz

Se está sentido uma grande dor na alma, além de buscar ajuda especializada, existem algumas atitudes que podem te ajudar a vencer esse sentimento. Acredite, você tem uma grande força interior que irá te ajudar a sair dessa e transformar esse sofrimento em uma lembrança do passado.

1 – Fale Sobre o Que Está Sentindo

Uma das melhores maneiras de aliviar a sua dor emocional é falar a respeito do que está sentindo. Seja com um amigo de confiança ou com um profissional, expressar o seu sofrimento através de palavras irá te ajudar a enxergá-lo com maior clareza e, também, diminuir o peso do fardo que está carregando. Evite sofrer calado e guardar tudo para si, mesmo que seja uma pessoa reservada, faça esse esforço pelo seu próprio bem, pois a fala é um dos caminhos para se chegar à cura.

2 – Responsabilize-se Sem Se Culpar

Assumir sua responsabilidade pelo que sente é uma atitude que irá lhe permitir entender melhor seus sentimentos, assumir o controle e buscar soluções. Entretanto, é essencial saber diferenciar responsabilidade de culpa. Enquanto a primeira lhe dá autonomia, a segunda faz com que se mantenha preso ao passado, inerte. Portanto, escolha enxergar a sua dor na alma com sabedoria, sem se lamentar, porque é assim que conseguirá vencê-la.

3 – Conheça as Suas Emoções

Ao invés de simplesmente sentir, questione-se a respeito de suas dores e emoções, buscando respostas para encontrar a origem de cada uma delas e superar seus reflexos negativos. Esse é o caminho para se entender e se descobrir e para assumir o controle sobre os reflexos daquilo que sente. Obviamente, continuará sendo como qualquer ser humano, que se entristece e se alegra, mas com a diferença que conseguirá lidar com tudo de forma mais positiva e confiante e sem se deixar abater por emoções negativas.

4 – Cuide da Sua Autoestima e Se Ame

Por mais que existam tratamentos para curar as dores da alma, existem coisas que apenas você pode fazer por si mesmo. A primeira delas é reconhecer o seu valor e se amar. Lembre-se de que o primeiro amor que devemos sentir é o amor-próprio. Apenas quando você se valoriza e se trata com carinho e respeito é que se torna pronto para amar outras pessoas de uma forma positiva e saudável, sem dependência.

5 – Mude o Que Precisa Ser Mudado

Não existe uma fórmula pronta para se curar de uma dor na alma porque cada dor é única e tem suas razões para existir. Nesse sentido, é necessário que reflita a respeito da sua vida e identifique os pontos que precisam ser mudados. Se alguma circunstância externa te incomoda, veja o que pode transformar em si para contribuir para uma melhora. Evite esperar atitudes de outras pessoas, dê o primeiro passo e faça a sua parte, porque é assim que grandes transformações acontecem.

6 – Encontre um Significado Para a Sua Vida

Uma das melhores maneiras de curar uma dor emocional é mostrando para si mesmo que é mais forte do que ela. Para isso, é importante que encontre um significado maior para a sua vida, para que tenha motivos para reagir e superar. Cada um de nós tem um propósito, uma missão aqui na Terra, descubra qual é a sua. Tenho a certeza de que se conscientizar a respeito disso irá te proporcionar ânimo e motivação para continuar sua caminhada.

7 – Tire Lições do Que Está Vivendo

Todas as experiências que vivemos têm algum tipo de lição a nos ensinar e, geralmente, os maiores ensinamentos são aqueles que vêm através da dor. Por isso, ao invés de se culpar e se perguntar porque isso tinha que acontecer contigo, analise a situação como um todo. Em algum momento irá encontrar pontos positivos de tudo isso, se não for agora será no futuro.

Os fins, por mais dolorosos que pareçam, são grandes oportunidades para renascer, recomeçar e fazer diferente. Permita-se ressignificar o que está sentindo e verá como é possível encontrar uma luz no final do túnel.

Espero que as dicas que compartilhei te ajudem a superar esse momento delicado com serenidade e sabedoria. Tenha fé e confie na sua força interior, pois, assim como várias outras situações em sua vida, essa dor irá passar. Acredite, procure ajuda, trate suas dores e permita-se recomeçar de forma mais plena, positiva e feliz. Você pode! Você merece!

 

Copyright: 241966711- https://www.shutterstock.com/pt/g/lightpoet

Deixe seu Comentário: