coaching-pessoal-saiba-mais

O que é Coaching pessoal e qual a diferença do Coaching profissional?

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de setembro de 2019

Em várias situações da nossa vida, é comum passarmos por momentos de desorientação, no sentirmos perdidos, não conseguirmos definir metas e objetivos assertivos e muito menos atingi-los, não entendermos a nossa missão e nos apegarmos as nossas crenças limitantes. A grande questão é, como sair desse contexto? O Coaching Pessoal pode ser a solução.

O QUE É COACHING PESSOAL?

O Coaching Pessoal é uma das ramificações do Coaching, uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente atualmente. Trata-se de um poderoso processo que visa a conquista de grandes e efetivos resultados. Mais que um processo ou método, o Coaching é um suporte, um estímulo e um auxílio para aqueles que buscam mudanças positivas e permanentes em qualquer âmbito da vida.

Como o próprio nome sugere, Coaching Pessoal é voltado ao alcance de conquistas, plenitude e realizações pessoais do indivíduo. Entre os maiores benefícios que esta abordagem oferece, estão o alcance da felicidade e harmonia interior, melhora na qualidade de vida e de tempo, eliminação de comportamentos e pensamentos limitantes e sabotadores, melhoria na autoestima e autoconfiança, resolução de conflitos internos, controle das emoções, eliminação de sentimentos negativos, foco no positivo, entre outros.

Muitas vezes, o Coaching Pessoal também pode ser chamado de Life Coaching, ou seja, essa área do Coaching busca melhorar o desempenho e o nível de resultados positivos em diversas áreas da vida de uma pessoa.

A busca por desenvolvimento e evolução contínua é um desafio que todos nós enfrentamos em diferentes aspectos de nossas vidas — seja no âmbito pessoal, profissional, familiar, amoroso, social ou mesmo espiritual. Crescer e se desenvolver faz parte de uma necessidade natural do ser humano de alcançar equilíbrio e harmonia em todas as áreas da vida.

Nesse sentido, quando a pessoa percebe os benefícios proporcionados pelo Coaching Pessoal, sua vida passa por uma transformação e ela consegue traçar e atingir metas e objetivos assertivos.

Potencialize suas conquistas dando um passo rumo a sua evolução!
Clique aqui e inicie meu curso “Introdução ao Coaching”! É um presente!

COMO FUNCIONA O COACHING PESSOAL?

No Coaching Pessoal, o Coach, através de um conjunto de técnicas e ferramentas, auxilia o Coachee na identificação dos seus pontos fortes e de melhoria e assim, são garantidos resultados em muitas áreas da vida de uma pessoa.

Pode-se trabalhar, por exemplo, questões de relacionamentos, saúde e emagrecimentofamiliares, desenvolvimento de talentos e capacidades, superação de bloqueios e estados limitantes como traumas, as fobias, o pânico, a depressão e a ansiedade, padrões repetitivos, outra questão bastante comum e que é trabalhada com o Coaching Pessoal, é busca pelo controle e resolução de vícios e compulsões.

Portanto, o Coaching Pessoal tem como foco, o interior da pessoa, suas questões emocionais e comportamentais que de algum forma estão impedindo o alcance de alguma meta ou resultado.

Alguns benefícios proporcionados pelo Coaching Pessoal são:

  1. Qualidade de vida: condições básicas de qualquer ser humano. Qualidade de vida envolve além do bem estar físico, o mental, o psicológico e o emocional. Estar bem com a família, os amigos, no ambiente de trabalho, tudo isso envolve qualidade de vida. 
  2. Autoconhecimento: se conhecer é um grande benefício que você pode proporcionar fazendo o coaching pessoal. Buscar conhecimento faz parte de qualidades pessoais e também profissionais para quem quer alçar voos mais altos. 
  3. Consciência Pessoal: Um coach pode te ajudar e melhorar a si mesmo, conscientizando seus pontos cegos. Os pontos cegos são áreas do trabalho ou da personalidade do indivíduo que eles podem não ver, mas que precisam ser melhoradas. Uma vez que o indivíduo esteja ciente dessas áreas, ele pode trabalhar com o coach para começar a aprimorá-las. Uma ótima maneira de criar consciência pessoal é através de avaliações de personalidade. Essas avaliações são facilmente administradas e os resultados registrados. Através da construção de consciência pessoal, o indivíduo pode transformar seus pontos fracos em pontos fortes. Essa conscientização pessoal é um importante impulsionador da confiança dos indivíduos em programas de desenvolvimento de talentos e pode ajudar em papéis futuros.
  4. Motivação: A motivação é uma forma de gerar iniciativa para uma ação. Ela é fundamental para quem deseja manter uma vida equilibrada e de sucesso em seus relacionamentos e profissionalmente. Muitas vezes, o ambiente em que vivemos não colabora com a automotivação, pois vivemos cercados de fatos ou circunstâncias que vão influenciando de maneira negativa nossa vida. Lembrando que os fatores internos é que vão nos ajudar a manter a nossa motivação, não os externos. 
  5. Melhor comunicação: o coaching pessoal vai te ajudar numa melhor comunicação. É importante você saber se comunicar até para melhorar suas relações com amigos e familiares. Quantos pessoas brigam e ficam se falar por um longo tempo por causa de uma pequena falha de comunicação. Ás vezes a outra pessoa já está com algum problema, que você não faz parte dele, e cria uma animosidade com apenas uma falta de interpretação. Por isso, melhorando sua comunicação, vai cortar bastante caminho quando o assunto é fazer conjecturas demais. 
  6. Gestão do tempo: Para toda pessoa, tanto profissionalmente quanto pessoalmente falando, saber gerir o tempo é fundamental. Isso é importante para se sentir mais produtivo ao longo do dia. Pessoas que tem problemas em entregar suas tarefas ou sente algo parecido com a depressão, também tem problemas com gestão de tempo. Um dos benefícios que o coaching pessoal poderá fazer por você é te ajudar a não procrastinar e aproveitar seu tempo de forma produtiva. 
  7. Equilíbrio emocional: Quem nunca teve alguns momentos difíceis na vida, não é mesmo? Quando isso acontece e não estamos equilibrados emocionalmente para lidar com conflitos pessoais, tudo fica mais difícil. O equilíbrio emocional é importante para viver melhor, com uma mente mais saudável e capaz de lidar com as adversidades da vida, com problemas e conflitos familiares e no trabalho.
  8. Autoconfiança: um indivíduo com autoconfiança elevada com certeza terá menos chance de entrar em depressão, irá confiar mais em si mesmo e consequentemente em outras pessoas. Pessoalmente, acredito que a autoconfiança é uma habilidade que pode ser adquirida e potencializada, basta trabalhar para isso. O coaching oferecer várias ferramentas para estimular e aumentar sua autoconfiança. 
  9. Reconhecimento das habilidades: reconhecer que você é capaz, é também uma habilidade da autoconfiança. Acreditar em si mesmo, de suas habilidades sem que ninguém tenha que notar isso e fazer com que você acredite é um grande passo para seu crescimento pessoal. 
  10. Redução do estresse: o estresse é algo que acomete grande parte das pessoas. Virou conversa entre ambientes de trabalho, pessoal e consultórios médicos. Quem nunca foi diagnosticado com estresse que atire a primeira pedra. O mundo mudou muito nos últimos anos. Muitas são as cobranças profissionais e pessoais, principalmente no ambiente familiar. Desde o pai provedor da casa até a criança tem deveres. E são cobrados por isso diariamente. 
  11. Superação das crenças limitantes: nascemos pensando que não vamos conseguir cumprir várias tarefas e objetivos ao longo de nossas vidas. Essas crenças nos colocam obstáculos difíceis demais de quebrar. O coaching faz um excelente trabalho para eliminarmos essas crenças limitantes e negativas em nossas vidas. 
  12. Melhoria nos relacionamentos: muitas vezes nos afastamos de pessoas que amamos em função de tantas conjecturas que fazemos em nossos relacionamentos. Entender nosso funcionamento e o funcionamento do outro é essencial para que vivamos com mais harmonia entre os amigos e familiares. O coaching trabalho todo tipo de relacionento, tanto interpessoais como os intrapessoais.
  13. Inteligência emocional: Esse é uma das habilidades principais para uma boa harmonia no ambiente de trabalho e pessoal. Precisamos ter inteligência para lidar nessas duas atmosferas para sermos pessoas e profissionais de sucesso. Isso pode impactar positivamente a carreira de um indivíduo se ele estiver envolvido com o coach. Este processo pode ajudar a desenvolver indivíduos em uma ampla gama de necessidades e pode até mesmo beneficiá-los em um nível pessoal. O coaching é conhecido por aumentar a inteligência emocional de forma significativa. Com isso há um aumento da autoconfiança, melhorara o desempenho no trabalho e desenvolver habilidades de comunicação eficazes. 

COMO TRABALHA O COACH PESSOAL?

É papel do Coach, através de uma série de questionamentos e reflexões, realizar sessões (presenciais ou online) para auxiliar o cliente quanto ao desenvolvimento das suas habilidades, identificação dos problemas e superação das crenças limitantes, e assim, fazer com que ele alcance satisfação, qualidade de vida e os resultados desejados.

Nota-se então, que não é tarefa do Coach, trabalhar na cura de problemas emocionais, mas sim, ajudar o Coachee na busca das soluções dos seus problemas, bem como na potencialização das suas habilidades, ou seja, o próprio cliente encontra suas respostas.

COACHING PESSOAL X COACHING PROFISSIONAL

Entre as diversas abordagens do Coaching, estão os dois grandes nichos principais: o Life Coaching — também chamado de Coaching Pessoal e voltado para as necessidades pessoais, e o Business Coaching — também conhecido como Coaching Profissional e direcionado às necessidades corporativas e empresariais.

Uma vez que o Coaching é um processo flexível e que pode ser aplicado em qualquer contexto, existem, ainda, diversos nichos derivados destes dois:

Comece agora mesmo sua jornada rumo ao sucesso!
Clique aqui, acesse meu curso “Introdução ao Coaching”!

COACHING PROFISSIONAL

O Coaching profissional visa o alcance de objetivos, metas e grandes resultados organizacionais, além de acelerar e potencializar a produtividade profissional. Entre os benefícios que este método oferece estão a melhora nos relacionamentos interpessoais, feedbacks efetivos e assertivos, conquista da capacidade de negociação, comunicação e delegação, foco, melhor gestão de tempo, inteligência competitiva, controle emocional, aprimoramento de habilidades e competências, desenvolvimento de uma liderança de excelência, entre muitos outros.

  • Coaching de liderança;
  • Coaching de performance;
  • Coaching de equipes;
  • Coaching de carreira;
  • Coaching empresarial;
  • Coaching organizacional.

COMO DETECTAR SE PRECISO FAZER O COACHING PESSOAL?

Como visto anteriormente, o Coaching Pessoal é um processo que auxilia a pessoa a mudar hábitos e comportamentos, identificar e eliminar padrões repetitivos, alterar certos estados emocionais, vencer crenças limitantes, potencializar habilidades e desenvolver pontos de melhoria. Portanto, o Coaching Pessoal é indicado para os indivíduos que buscam, de forma objetiva e rápida, mudanças no âmbito pessoal.

COMO DETECTAR SE PRECISO FAZER COACHING PROFISSIONAL?

Já o Coaching Profissional, é ideal para as pessoas que desejam aumentar seu desempenho organizacional, para tanto, o Coach explora as competências do cliente e amplia suas capacidades de liderança, bem como, desenvolve planos de negócio, estrutura metas e objetivos, trabalha na otimização do tempo, entre outras questões. Todo esse processo, viabiliza que o Coachee melhore seus resultados profissionais, desenvolva sua equipe ou até mesmo, conquiste uma promoção.

Este artigo foi interessante para você? Então contribua deixando o seu comentário abaixo!

Copyright:GaudiLab

Deixe seu Comentário: