Já faz algum tempo que conhecer um segundo idioma se tornou fundamental para aqueles que desejam se destacar no âmbito profissional e acadêmico. Além disso, saber o que é bilíngue e se tornar um, irá te proporcionar maior independência ao fazer uma viagem, por exemplo, além de inúmeros outros benefícios. Se existe algo que nunca é demais ter é conhecimento, pois quanto mais coisas uma pessoa aprende; mais chances ela tem de transformar isso em boas oportunidades e chegar ainda mais longe também.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O Que é Bilíngue e Qual a Importância Disso Para Sua Carreira?

Uma pessoa é considerada bilíngue quando fala dois idiomas, o nativo, ou seja, do seu país de origem, e outro que seja falado em outros países. Os idiomas mais populares entre os bilíngues são: em primeiro lugar, o inglês, que é considerado uma língua global, seguido do espanhol e do francês. Obviamente, existem diversos outros vernáculos importantes e populares, contudo esses três são os mais buscados por aqueles que desejam aprender uma segunda língua.

A importância de ser bilíngue está no fato de que o mundo está cada vez mais globalizado. Empresas de todos os portes, de micro a grandes organizações, realizam negócios com companhias internacionais e, por isso, a comunicação se torna indispensável. Nesse sentido, um profissional que tem fluência em outra língua certamente tem um diferencial competitivo em relação a aqueles que não têm.

Benefícios de Ser Bilíngue

Aprender um segundo idioma, além de te abrir muitas portas em relação à carreira profissional, pode te trazer inúmeros outras vantagens. Veja quais são as principais delas.

Melhora a Concentração

Para aprender uma língua nova é necessário muita: dedicação, disciplina e concentração durante as aulas e os momentos de estudo, a fim de relacionar as palavras e entender o que está sendo lido ou ouvido de forma ágil. Esse exercício de manter a atenção plena sobre a atividade exercida poderá promover uma transformação bastante positiva em todos os âmbitos da sua vida, pois aprenderá a manter o foco sem se distrair facilmente.

Potencializa a Memória

PSC

O fato de precisar recordar de uma série de palavras, expressões, figuras de linguagem e regras de conjugação para formar frases irá ajudar a exercitar a sua memória, tornando-a mais potente. Isso irá te ajudar não apenas no aprendizado da segunda língua, como também na vida de uma forma geral. Ter boa memória é uma habilidade bastante apreciada por empresas, pois permite com que os colaboradores cumpram suas obrigações com maior responsabilidade e respeito aos prazos.

Maior Facilidade de Interpretação

Em tempos de redes sociais, não é difícil encontrar indivíduos que demonstram ter dificuldade para interpretar textos, o que pode ser o início de conflitos e mal-entendidos. A boa notícia para os bilíngues é que, quanto mais exercitarem a interpretação textual, mais fácil ficará de compreender o que é dito ou escrito por outras pessoas e isso inclui tanto o idioma nativo quanto outros que vier a estudar.

Agilidade Para Realizar Diversas Atividades

Uma pessoa bilíngue desenvolve a habilidade de pensar em qual idioma irá de comunicar de acordo com cada situação vivida. Através dessa prática, ela adquire agilidade para realizar diversos tipos de tarefas, estejam elas ligadas ou não à comunicação. Falar ao telefone enquanto digita um texto pode ser desafiador para um indivíduo, mas não para um bilíngue, que já adquiriu a habilidade de pensar rápido.

Previne Doenças

Curiosamente, o fato de uma pessoa ser bilíngue faz com que tenha menos chances de apresentar doenças da mente, como o Alzheimer, por exemplo. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia constatou que aqueles que falam mais de um idioma exercitam a mente com frequência, tornando-se menos propensos a apresentar diversos tipos de distúrbios.

Motivação

Aprender uma nova língua é bastante desafiador, pois exige que se tenha disciplina e dedicação. Contudo, a cada novo aprendizado, se sentirá motivado a continuar e descobrir cada vez mais palavras, expressões, gírias, conhecer a cultura das pessoas que falam aquele idioma. Essa motivação pode ser levada para outros âmbitos da sua vida, fazendo de você uma pessoa mais determinada e focada em seus objetivos.

Cultura

Ao aprender um novo idioma estará, também, adquirindo mais cultura e conhecendo os costumes de outros países, mesmo que não vá até eles. Se tiver a possibilidade de ir e de fazer um intercâmbio, por exemplo, poderá adquirir uma bagagem incrível de aprendizado e experiências. Sentir de perto a cultura de um lugar e os costumes de sua população irá te ajudar a entender melhor sua língua e, claro, dará a oportunidade de melhorar sua pronúncia através da conversa com nativos.

Como Escolher o Segundo Idioma?

Como disse anteriormente, para se tornar bilíngue é necessário aprender um idioma além daquele do qual é nativo que, no nosso caso, é o Português. Para tomar a melhor decisão é necessário considerar, principalmente, a sua vontade e a área em que atua ou pretende atuar. A segunda língua mais buscada pelos brasileiros é o inglês, por ser considerado um idioma global, portanto, dominá-lo é o primeiro passo para expandir suas possibilidades profissionais. Contudo, existem outras línguas que também podem te render bons frutos na carreira.

Se você trabalha em uma empresa francesa, por exemplo, que costuma enviar os seus colaboradores para o país, pode ser interessante investir no aprendizado dessa língua. Existem muitos fatores que devem ser considerados para que tome a melhor decisão. Então, considere o contexto no qual está inserido, os seus objetivos e tenho a certeza de que fará uma boa escolha.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Quanto Mais Melhor!

Após se tornar fluente em uma segunda língua, verifique a possibilidade de aprender outra para se tornar trilíngue ou até, quem sabe, um poliglota! Adquira o prazer de aprender e as aulas se tornarão momentos agradáveis de aprendizado e descobrimento sobre o mundo sem sair do lugar. Quanto mais idiomas dominar, maiores são as chances de conseguir excelentes oportunidades profissionais.

Ao decidir aprender outros vernáculos estará investindo no seu crescimento pessoal e profissional e essa é sua maior riqueza. Esse é o tipo de investimento que não há riscos de ser perdido, pois ninguém poderá tirá-lo de ti. Seja para crescer no trabalho, ao visitar outro país ou ao conhecer estrangeiros, dominar uma língua sempre será útil e vantajoso. Por fim, espero que este artigo te anime a aprender um novo idioma e, com isso, a ampliar os seus horizontes. Mesmo que pareça desafiador no início, insista, você vai conseguir. As oportunidades e benefícios que vierem depois irão compensar todo o seu esforço e dedicação. Good luck!

Copyright: 564154330 – https://www.shutterstock.com/pt/g/zubada