Estamos vivendo a era da informação, em que muitas coisas podem ser realizadas através de apenas alguns cliques. Se, por um lado, essa agilidade é bastante positiva e nos ajuda das mais diversas maneiras, por outro pode acabar estimulando a ansiedade e a síndrome do pensamento acelerado, o que compromete o equilíbrio e a qualidade de vida dos indivíduos. Continue acompanhando e entenda melhor como esse problema se manifesta, além de dicas para se libertar dele.

Entendendo a Síndrome do Pensamento Acelerado

O nome Síndrome do Pensamento Acelerado é autoexplicativo e deixa bastante claro do que se trata o problema. Aqueles que o apresentam costumam se manter “ligados” constantemente, com ideias rondando suas mentes sem parar. Vale lembrar que a SPA não está relacionada à qualidade dos pensamentos e sim à quantidade deles, pois é exatamente esse excesso que gera ansiedade, estresse e faz com que a mente trabalhe de maneira ainda mais acelerada.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Trata-se de um transtorno bastante comum entre pessoas que têm uma rotina agitada e acumulam funções em casa e no trabalho, e, também, entre aquelas que estão passando por uma fase intensa, como conclusão de um curso, preparação para vestibulares e concursos, abertura de empresa, entre outras. Por mais que existam situações que exigem um pouco mais de esforço, é fundamental se atentar aos sinais enviados pelo corpo para evitar os excessos e manter o equilíbrio.

Principais Sinais da Síndrome do Pensamento Acelerado

Na grande maioria dos casos, é um tanto quanto simples identificar quando uma pessoa está apresentando a Síndrome do Pensamento Acelerado. Confira, a seguir, quais costumam ser os principais sinais. Entretanto, vale lembrar que apenas um profissional da área da saúde poderá confirmar o diagnóstico para que seja possível definir o tratamento correto para cada caso.

  • Ansiedade, que pode se manifestar das mais diferentes formas, incluindo sintomas físicos, como respiração ofegante, falta de ar, dores de estômago, entre outros;
  • Problemas para aquietar a mente e conseguir se concentrar em uma coisa de cada vez;
  • Se esquecer de coisas com mais frequência do que o normal;
  • Insônia;
  • Acordar pela manhã e sentir que o sono não foi revigorante;
  • Apresentar sintomas físicos, como dores de cabeça, de estômago e pelo corpo;
  • Irritar-se com facilidade.

Como a Síndrome do Pensamento Acelerado Impacta na Vida de uma Pessoa?

O principal problema da Síndrome do Pensamento Acelerado é que ela sobrecarrega a mente do indivíduo, o que faz com que ele tenha dificuldade para realizar atividades que precisam de calma e concentração. Além disso, compromete a qualidade do descanso que todo ser humano precisa para recuperar as energias ao final do dia, e pode desencadear doenças físicas. Caso nada seja feito, a SPA cria um efeito bola de neve, em que cada sinal apresentado serve para agravá-la.

PSC

Considerando tudo isso, podemos perceber que a SPA impacta na vida do indivíduo como um todo, comprometendo seu desenvolvimento, produtividade e, até mesmo, seus relacionamentos pessoais. Por isso, ao apresentar qualquer um dos sinais que citei anteriormente, busque ajuda especializada o quanto antes. Pensamento acelerado, ansiedade, estresse, tudo isso tem cura, então não desista de si mesmo e do seu bem-estar.

5 Hábitos Que Ajudam a Evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado

Além de realizar os tratamentos indicados por um profissional, é importante adotar certos hábitos em sua rotina, pois o estilo de vida tem uma grande influência em relação à saúde e ao bem-estar de uma pessoa. Veja abaixo cinco hábitos positivos para viver com mais equilíbrio.

1 – Organize Sua Rotina e Evite Excessos

Geralmente, pessoas que sofrem com a Síndrome do Pensamento Acelerado sentem como se as vinte e quatro horas do dia não fossem suficientes, porque elas fazem tantas coisas e ainda assim parece que a lista de tarefas não tem fim. A melhor maneira para evitar essa sensação e, claro, não se sentir sobrecarregado, é planejando a rotina, com horários estipulados para cada atividade. Nesse planejamento, além das obrigações, é importante acrescentar os momentos de lazer e descanso.

2 – Peça Ajuda Quando Se Sentir Sobrecarregado

Lembre-se sempre que você é um ser humano e não um super homem ou uma super mulher. Portanto, não tenha vergonha de reconhecer que precisa de ajuda e de solicitá-la, pois isso não tem nada a ver com ser fraco ou incapaz. Vale lembrar que isso vale tanto para a vida pessoal quanto profissional, é essencial que mantenha um diálogo aberto com familiares e colegas de trabalho, para que possam atuar de forma colaborativa, sem sobrecarregar ninguém.

3 – Gerencie o Tempo Que Passa nas Redes Sociais

As redes sociais podem agravar bastante os quadros de Síndrome do Pensamento Acelerado, pois concentram um grande número de informações que podem sobrecarregar a mente. Isso sem contar nas notificações de mensagens, que, dependendo de como você utiliza esse tipo de aplicativo, podem chegar a todo o momento. Desse modo, é fundamental que silencie o aparelho para que os sinais sonoros constantes não te desconcentrem e gerem ansiedade.

4 – Faça Pausas no Decorrer do Dia

A mente precisa de pequenos intervalos para que seja possível manter o foco e a produtividade no decorrer do dia. Por isso, programe-se para fazer pausas de cinco ou dez minutos a cada período de uma hora e meia ou duas horas. Aproveite para alongar o corpo, fazer um lanche rápido, conversar com um colega de trabalho. Assim, conseguirá voltar para a atividade anterior com as energias renovadas e pronto para continuar.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Tenha um Hobby

Por fim, por mais agitada que seja a sua rotina, encaixe nela atividades que lhe sejam prazerosas. Pelo menos uma vez na semana, faça algo para se divertir, o que pode ser um passeio pelo parque, a prática de algum esporte, tocar um instrumento musical, fazer aulas de dança, ler, enfim, qualquer coisa que te faça bem. Ao escolher um hobby considere única e exclusivamente o seu gosto pessoal, pois a função desse tipo de atividade é exatamente fazer com que se divirta e relaxe.

Você já tinha ouvido falar a respeito da Síndrome do Pensamento Acelerado? Já passou ou está passando por isso? Deixe o seu comentário abaixo compartilhando sua experiência.

 

Copyright: 575779078 – https://www.shutterstock.com/pt/g/trifonenko+ivan