Pensar em desistir é algo comum de acontecer quando estamos frente a um desafio. Por mais que, em um primeiro momento, abrir mão de um objetivo pareça confortável, por não precisar mais se esforçar, a verdade é que o preço a ser pago em seguida é alto. A desistência gera frustração, desânimo, culpa e, principalmente, a dúvida sobre se conseguiria caso tivesse insistido mais. Continue a leitura para descobrir estratégias para renovar sua motivação e não desistir.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Por que não devemos desistir de um objetivo?

Você conhece alguém que tenha conseguido alcançar um objetivo sem pensar uma única vez em desistir? Saiba que esse é um pensamento bastante comum e que surge quando as coisas se mostram mais desafiadoras, nesse ponto, existem aqueles que, de fato, desistem e outros que se lembram o quanto aquele sonho é importante, se levantam e seguem em frente.

Existe uma lista imensa de pessoas mundialmente conhecidas que poderiam ter desistido, mas seguiram em frente, como: J. K. Rowling, a escritora da série de livros Harry Potter; Elvis Presley, que ficou conhecido como o Rei do Rock; Walt Disney, o criador do Mickey e de todo o universo Disney; Abraham Lincoln, um dos principais presidentes dos Estados Unidos; Oprah Winfrey, a apresentadora de TV mais famosa do mundo, entre tantos outros. Já imaginou o quanto essas pessoas teriam perdido se tivessem desistido?

Se tem convicção dos seus sonhos, lute por eles, se dedique, erre, aprenda, acerte, falhe, conserte. Assim, além de estar caminhando rumo a um objetivo, estará também se desenvolvendo, aperfeiçoando habilidades e se transformando na sua melhor versão. Vince Lombardi, conhecido como o primeiro treinador a ser campeão do Super Bowl, principal competição de futebol americano dos Estados Unidos, disse que vencedores nunca desistem e desistentes nunca ganham. Uma frase digna de reflexão.

Entenda quais as razões pelas quais não devemos desistir de nossos sonhos e objetivos.

7 Estratégias para não desistir e seguir em frente

PSC

Agora, vamos ao tema central deste artigo, as estratégias para não desistir dos seus objetivos. São atitudes que te ajudarão a se manter firme, mesmo quando as circunstâncias parecerem desfavoráveis. Acredite, vai valer a pena.

1 – Ter sempre em mente o que te fez começar

Um atleta de corrida continua correndo mesmo estando cansado porque avista a linha de chegada e sonha com a vitória. Saber claramente qual é o motivo que te fez começar é fundamental para que se mantenha motivado ao longo de todo o caminho até chegar ao seu objetivo. Você pode criar um mural com imagens e palavras que remetam ao seu sonho e deixar em um lugar visível da sua casa. Assim, sempre que olhar para esse painel, terá as suas energias renovadas por avistar a sua linha de chegada.

2 – Identificar os motivos pelos quais está pensando em desistir

Se a vontade de desistir surgir, se questione sobre o que a está motivando. Muitas vezes, isso é fruto de insegurança ou desânimo por ter ouvido comentários negativos, perceba que nenhum dos dois motivos é realmente justo. Por essa razão, é preciso sempre refletir de modo consciente, para identificar essas crenças que estão te limitando e ressignificá-las em seu interior.

3 – Visualizar o objetivo sendo alcançado

Um dos maiores motivos que leva uma pessoa a desistir é por não conseguir obter a sensação de recompensa rapidamente. Uma forma bastante eficaz de driblar esse mecanismo da mente é se imaginar alcançando o objetivo em questão. Assim, irá experimentar a agradável sensação da conquista, fortalecer sua motivação e renovar as energias para seguir em frente.

4 – Traçar um plano para seguir

Ter um plano para seguir é fundamental por dois motivos: o primeiro é a otimização dos seus esforços, que torna o processo mais dinâmico e eficiente, já o segundo envolve a disciplina de saber quais passos irá dar e quando. Esse planejamento precisa estar registrado para que tenha mais clareza sobre as etapas a serem seguidas, o que pode ser feito em papel, aplicativos do seu smartphone ou softwares de computador, escolha a opção que ficar mais prática para você.

5 – Apoiar-se nas pessoas queridas

Se existe algo que nos fortalece é o apoio de pessoas queridas que torcem pelo nosso sucesso. Sendo assim, procure se manter sempre próximo delas, se não pessoalmente, por meio de mensagens e ligações. Converse, conte o que está sentindo, peça conselhos, isso te dará forças para continuar e seguir em frente até alcançar o seu objetivo.

6 – Comemorar cada etapa vencida

Lembra do que mencionei anteriormente sobre a necessidade do cérebro de se sentir recompensado? Outra maneira interessante de fazer isso é comemorando cada etapa vencida do seu planejamento, em vez de esperar para se sentir feliz apenas quando o objetivo maior for alcançado. É preciso que aprenda a apreciar o processo, ser feliz com cada degrau que subir, isso irá te proporcionar altos níveis de motivação.

7 – Se conhecer e acreditar no seu potencial

O autoconhecimento é a chave do aprendizado, do desenvolvimento e da evolução. Por isso, procure se conhecer, entender o que se passa em sua mente, como reage a cada tipo de emoção e situação, quais são seus sonhos. Essas informações ajudarão você a tomar decisões com mais assertividade, considerando as suas próprias convicções em vez de se deixar levar pela pressão de terceiros.

Quando uma pessoa se permite influenciar e começar a buscar um sonho que não lhe pertence, são grandes as chances de que desista no meio do caminho. Por outro lado, quando ela se conhece plenamente e identifica os seus próprios desejos, não há nada que a faça desistir, porque sabe que está perseguindo algo que representa a sua verdadeira essência.

Dale Carnegie, famoso autor de livros de desenvolvimento pessoal, afirmou que a maioria das coisas mais importantes do mundo foi realizada por pessoas que continuaram tentando mesmo quando parecia não haver esperança alguma. Se elas tivessem ousado desistir, certamente não teríamos acesso a grande parte das coisas que temos hoje, incluindo avanços tecnológicos e científicos.

Por mais que hoje a vontade seja de desistir, pare, respire, descanse e volte para a batalha amanhã. Faça isso por você, para se convencer de que é capaz de alcançar tudo o que deseja.

Tem alguma outra sugestão a acrescentar? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais!