A independência é a qualidade daqueles que têm liberdade e autonomia para agir e tomar decisões. Nesse sentido, ser uma pessoa independente é o mesmo que ser livre para escolher os caminhos a seguir, sem necessitar da aprovação de terceiros ou de determinadas circunstâncias. Continue acompanhando e saiba mais sobre que atitudes são necessárias para viver a vida de maneira autônoma, mas sem deixar de valorizar os relacionamentos pessoais.

A área comportamental é um dos alicerces do coaching. Juntos podemos cocriar e levar conosco experiências de pessoas e também entregar nossas experiências a outras. Conheça o coaching! Acesse meu livro completo sobre o tema!

A Diferença Entre Ser uma Pessoa Independente e Autossuficiente

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que existe uma grande diferença entre ser independente e autossuficiente. No primeiro caso, o indivíduo não possui uma relação de dependência com ninguém em relação às suas escolhas de vida, o que não significa que ele nunca irá precisar de outras pessoas. Afinal, os relacionamentos são uma necessidade natural do ser humano, contudo, nesse caso, eles fazem parte de uma escolha saudável que vem para agregar e não para preencher vazios.

Em se tratando de autossuficiência, aqueles que agem dessa maneira demonstram se bastar e não precisar de ninguém para nada, como se fossem superiores em relação aos demais. E a realidade é que os seres humanos precisam, sim, uns dos outros para se apoiarem nas mais diferentes situações. Por esse motivo, é necessário buscar o equilíbrio e evitar condicionar sua felicidade a terceiros, pois a intenção é que eles venham para somar e tornar maravilhoso aquilo que, por si só, já é bom.

7 Atitudes de uma Pessoa Independente Para Se Inspirar e Ter uma Vida Mais Feliz

Muitos possuem uma imagem distorcida da independência, como se aqueles que a possuem fossem indivíduos solitários e que não precisam de ninguém para nada. Agora que já entendeu a diferença entre ser independente e autossuficiente, confira sete atitudes para se inspirar e viver de forma mais leve e feliz.

1 – Construa Sua Confiança

O primeiro passo para viver com independência é acreditar que é capaz de agir de maneira autônoma, afinal é na mente que a realidade começa a ser construída. Para isso, é necessário voltar a atenção para si, para se observar e se conhecer verdadeiramente, da mesma maneira que costuma fazer ao encontrar uma pessoa nova. Durante esse processo, é importante que se ouça, relembre de conquistas passadas e também das falhas, mas sempre com o objetivo de se desenvolver e nunca de se julgar ou se culpar.

2 – Reconheça Suas Emoções e Aprenda a Gerenciá-las

PSC

Ao buscar se conhecer, é essencial considerar, também, as suas emoções, pois elas são uma parte importante da sua essência. E, em se tratando de independência, elas representam um ponto que merece grande atenção, já que é preciso saber diferenciar o amor que sente pelos seus entes queridos de uma relação de dependência emocional. Caso identifique alguma carência, o ideal é solucioná-la, seja sozinho ou com o auxílio de um profissional, para que esteja pronto para viver relacionamentos ligados por laços de carinho e não por cobranças.

3 – Cuide das Suas Finanças Com Responsabilidade

A questão financeira também influencia na independência de uma pessoa, afinal, se ela depender de alguém para se manter, terá menos liberdade para tomar decisões. Desse modo, procure cuidar do seu dinheiro com responsabilidade, direcionando uma porcentagem para necessidades básicas, outra para lazer, realização de planos, situações de emergência e, claro, para o futuro. Ao tomar esse cuidado, se sentirá muito mais livre e seguro para viver e fazer suas escolhas com tranquilidade.

4 – Mantenha Relacionamentos Por Escolha

Como disse anteriormente, os relacionamentos pessoais são importantes para todo ser humano. Contudo, devem ser sempre fruto de uma escolha de manter laços com aqueles que lhe apoiam e lhe fazem bem, sem interesses ou dependência. É claro que separações, sejam elas frutos de rompimentos ou de falecimentos, são sempre dolorosas, porém, quando não se depende do outro para viver, a dor tende a amenizar e se transformar com o tempo em lembranças e aprendizado.

5 – Incentive Seus Entes Queridos a Serem Independentes

Um ponto de grande importância quando se busca a independência é incentivar os entes queridos a fazerem o mesmo, para que você não dependa deles e nem eles de ti. Dessa maneira, seus relacionamentos serão saudáveis por inteiro, pois de nada adianta você estar ao lado de alguém por escolha enquanto o outro depende de você para estar feliz. Ao contrário do que alguns acreditam, a liberdade não afasta, muito pelo contrário, ela é genuína, aproxima pessoas por afinidade e amor, não por necessidade.

6 – Aprenda a Cuidar das Suas Coisas

Ser independente envolve, também, saber cuidar das próprias coisas sozinho, mesmo que não precise fazer isso no dia a dia. Preparar refeições, lavar suas roupas, pagar contas, resolver questões burocráticas. É sempre bom conhecer todos esses processos para que se sinta seguro caso algum dia precise ou mesmo queira começar a fazer. Todas essas tarefas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas com o tempo. Em se tratando de cozinhar, por exemplo, você não precisa se tornar um chef, sabendo preparar o básico já terá dado um grande passo.

7 – Seja Responsável Por Suas Ações

Por fim, é fundamental que esteja pronto para pagar o preço da independência, que é ser responsável por suas ações. Na realidade, todo ser humano já deveria ter essa responsabilidade, porém, muitos se esquecem dela e acabam terceirizando-a. Assim, culpabilizam outras pessoas pelo que sentem, abrindo mão do seu poder de ação e tornando-se meras vítimas das circunstâncias. Evite adotar essa postura, sempre que algo te incomodar, pense no que você pode fazer para mudar e faça. Está em suas mãos construir a realidade na qual deseja viver, pense nisso.

A área comportamental é um dos alicerces do coaching. Juntos podemos cocriar e levar conosco experiências de pessoas e também entregar nossas experiências a outras. Conheça o coaching! Acesse meu livro completo sobre o tema!

Lembre-se sempre que uma pessoa independente é aquele que tem consciência da sua liberdade e, por isso, não se deixa influenciar por pressões sociais. E, para diferenciar as suas reais vontades daquilo que terceiros te impõem, é necessário manter uma conexão interna e dialogar consigo mesmo. Esse é um processo desafiador, mas que irá te proporcionar a recompensa fantástica de viver de acordo com a sua mais pura essência.

Créditos da Imagem: Por baranq – ID da foto stock livre de direitos: 721408171