presente-passado-futuro

Com o Zé em Harvard – O Presente, o Passado e o Futuro

Por: José Roberto Marques | Blog | 03 de maio de 2019

“Ser de Luz! Protagonizei um dos momentos mais importantes da minha carreira e da minha história. Um sonho que idealizei há 10 anos e foi materializado. Ministrei um Workshop na Brazil Conference em Harvard e você poderá acompanhar cada detalhe sobre os assuntos que compartilhei em artigos exclusivos aqui no meu blog!”


Você já parou para refletir sobre o tempo? Sobre o poder que o tempo tem em nossas vidas, como ele pode nos influenciar e sobre nossa percepção sobre ele. Verdadeiramente o tempo não existe. Não é algo que podemos tocar, sentir, ele simplesmente está acontecendo agora.

O único tempo que realmente existe é o tempo presente, é o único tempo tangível, e somente nele é que existimos. Somente no presente pensamos, respiramos, que nossos corações estão batendo. Só agora.

Entretanto, há pessoas que não compreendem essa noção importante sobre o tempo e decidem viver no passado ou no futuro. É no aqui e agora que vivemos e criamos o passado e construímos o futuro. Na verdade, o presente, o passado e o futuro são o mesmo, porque eles só existem agora, enquanto estou vivendo, ou enquanto estou pensando sobre isso.

Sim esses dois tempos também não existem, afinal o passado já passou, já acabou, só sobraram memórias, lembranças e nossa percepção distorcida daquilo que já ocorreu. E por outro lado o futuro também não existe, porque quando chegar amanhã ele será hoje. O próximo domingo, o mês que vem, o novo ano, quando chegarem, serão o hoje. E isso acontecerá sempre. Tudo isso está conectado com as percepções que temos, são apenas ideias, mas não são coisas concretas.

Você já tinha parado para refletir sobre essas percepções sobre o tempo, e como elas eventualmente podem nos influenciar? Se você está preso ao seu passado, a algo que já não existe mais, como pode se focar no agora, naquilo que está fazendo neste momento, em construir e realizar atualmente?

Na mesma medida há muitas pessoas que não entendem que o momento de colocar a mão na massa, se arriscar, ser ousado e ser feliz é hoje. “No futuro eu vou ser feliz. Quando eu tiver tudo o que eu preciso eu vou ser feliz”. Não! A felicidade, assim como todo o resto precisa ser vivenciada agora. Não deixe para depois, porque este depois é inexistente.

Dominando o presente entendemos melhor nosso passado, percebemos nossa história de uma nova maneira e podemos criar uma nova e melhor versão de nós mesmos e de nossas narrativas.

Qual a percepção que você tem de si, de seu passado e de sua história. O presente contém o passado, é uma manifestação dele. Assim, você pode decidir agora, neste exato momento como vai sentir e contar sobre seu passado. Ele será uma história de aprendizado, de superação e empoderamento, ou será uma história de dor e sofrimento perpétuos?

A dor e o sofrimento são uma escolha. Você quer aprender com as suas dificuldades ou sofrer por elas? Você pode interpretar de uma maneira positiva aquilo que lhe aconteceu e o que você fez. Você tem o poder de criar o seu passado, de reescrevê-lo, entendendo o que lhe passou e dando um novo sentido a isso.

Quais os significados que você está criando? Isso, verdadeiramente tem um grande poder para mudar a sua jornada a partir de agora, pois o mundo e a realidade são mudadas dentro de cada um de nós, dentro de nossas cabeças.

Da mesma maneira o futuro também está em nossa imaginação. Ele é uma projeção, ninguém realmente vive o futuro. O importante é estar ciente disso para que todas as suas ações hoje, possam vir a ter um efeito positivo ao longo do tempo.

Você quer ser uma pessoa de sucesso? Deseja Riqueza, Abundância e Prosperidade? Quer viajar o mundo, ter uma vida confortável e segura? Almeja ser um grande profissional, admirado por sua expertise? Quais são seus sonhos e metas para o futuro? E o que você tem feito a respeito para que isso se torne realidade?

Desejar, projetar, pedir para Deus, para o Universo emanando energias de positividade e de merecimento são uma parte essencial de nossas realizações. Você atrai aquilo que pensa, as energias que emana são as que receberá de volta.

Mas nada se tornará realidade se você não se planejar e colocar ações em prática, se não tirar a bunda da cadeira e correr atrás. Ter foco hoje em seu trabalho, em sua família, em seus estudos, enfim, naquilo que é importante para você, que tem significado em sua vida, para alcançar seus objetivos em cada uma dessas áreas.

Portanto, temos que sempre noção desta poderosa ferramenta em prol da mudança e do melhoramento que significa o tempo. Libertar-se do passado, perdoar a si mesmo e aqueles que eventualmente te feriram, buscar a cura, a ressignificação, novas percepções e significados, pois eles influenciam você, o modo como enxerga a si e suas ações atualmente.

Guie seu futuro e construa uma jornada mais empoderada a partir dessa nova perspectiva. O seu passado pode ser um motivador hoje, para melhorar e transformar seu destino agora e para sempre. Saiba que verdadeiramente não existe sorte, nós criamos nossa própria sorte quando decidimos isso, quando decidimos que nossa história será outra, que nossa narrativa será de superação e inspiração.

Onde está sua mente? Onde você tem depositado suas energias, seu foco e sua determinação? Em algo que você não poderá mais mudar? Em algo que ainda está por vir, em uma fantasia que não existe? Ou no agora? Atento as suas atitudes, as suas palavras, a maneira que trata a si mesmo e os outros que te cercam?  Você está criando o futuro que deseja, hoje? Está criando profecias que você mesmo realizará? Reflita sobre isso e potencialize todos os dias o que aconteceu e o que acontecerá estando sempre no presente.

Deixe seu Comentário: