Photographee.eu/Shutterstock As sugestões ajudam o coachee a vencer seus bloqueios e crenças limitantes e a potencializar seus resultados positivos

Uma das poucas certezas que podemos ter na vida é bastante clara para qualquer um que já tenha tirado ao menos um minuto para pensar na própria existência: não nascemos prontos. Dia após dia somos brindados com novos conhecimentos, novas descobertas e formas de enxergar o mundo.

Isso só reforça a convicção de que somos criaturas sedentas de novos aprendizados e não há maneira melhor de nos mantermos ligados à vida senão através das mudanças e descobertas que nos potencializam e nos tornam melhores.

Se for assim a cada momento ou etapa de nossa existência, não poderia ser diferente quando se trata de dar lugar àquela que talvez seja justamente à instância mais complexa que temos: nossa mente. Uma sessão de Coaching Ericksoniano assume essa tarefa de dar espaço ao mundo sem fronteiras que habita nossa mente. Também por isso esse momento requer método, organização e, claro, um caminho adequado para se chegar ao estágio desejado.

Como Funciona a Sugestão na Sessão de Coaching

Esse caminho pode ser denominado de sugestão. Esta que se mostra a ferramenta mais adequada a um coach para fazer com que seu coachee se desarme e se prepare para um transe ou uma sessão de Coaching. A sugestão tem a nobre função de nos aquecer, ou seja, nos deixar na condição perfeita para recebermos uma mensagem, assimilarmos um conteúdo ou até mesmo vivermos uma experiência transformadora.

Quando o coachee se posiciona para o início da sessão, o coach não necessariamente o colocará em flow de imediato, ou em hipnose repentina e instantânea. É necessário que o cliente seja preparado através de palavras, induzido a se deixar levar pelo o que de melhor aquela sessão pode lhe oferecer. A sugestão entra em campo pavimentando o caminho que desejamos alcançar, dotando o coachee do suporte necessário para chegar ao estado buscado.

Nesse terreno, a força da sugestão se dá principalmente pelas palavras, mas não somente através delas. Todos os gestos, postura corporal e a própria disposição do ambiente onde se dá a sessão de Coaching podem influenciar o coachee. Frases de estímulo com um componente apaziguador e que transmitam leveza e segurança ao coachee sugerem a este o estado ao qual o coach espera que ele chegue.

PSC

No ato de sugerir, há uma intenção velada, um objetivo não muito claro que visa dar as coordenadas a quem transmitimos aquela informação. Quando se sugere algo é como se a informação fos­se passada de maneira um pouco nebulosa, sem dizer de modo peremptório, ou seja, deixando que a mensagem fique nas entre­linhas. Usar dessa estratégia é importante porque no transe nada deve ser imposto ou dito de maneira imperativa ao coachee.

Alguns dos comentários mais importantes de serem dados são esses, que, por serem passados com essa estratégia subliminar, têm uma repercussão que vai além do nível consciente por parte de quem assimila a informação. A peculiaridade das sugestões é que elas têm o poder de fazer com que algo grude feito chiclete na nossa cabeça, o que não só nos impede de esquecer aquilo, bem como nos condiciona a executar aquela atitude que nos foi sugerida.

O Poder da Sugestão

Não é de hoje inclusive que a ciência descobriu o poder da sugestão. Diversos estudos da Psicologia e da Neurologia se de­bruçam sobre o tema. E não é exagero dizer que o surgimento da própria neurolinguística se deu sobre essa base. O que fica claro em todas as investigações científicas é que se somos seres pensantes e que temos o aprendizado como uma característica.

O que dizer então do nosso órgão fundamental pelo qual toda aprendizagem passa: o cérebro? Na resposta a essa pergunta somos obrigados a cons­tatar o óbvio: nosso cérebro é também altamente programável.

A força da sugestão pode ser usada para programar nossas ações, inclusive nos aspectos fisiológicos, já que o subconsciente controla todos os mecanismos do nosso corpo. Está claro que os limites da sugestão vão muito além daqueles que normalmente atribuímos à nossa mente, irradiando-se por esta e – eis a grande novidade! – interferindo na realidade que nos circunda.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o poder da sugestão e quer expandir ainda mais seus conhecimentos? Faça a formação em Coaching Ericksoniano e desenvolva de forma sistêmica todas as ferramentas da linguagem ericksoniana.