A cocriação é um conceito bastante fortalecedor dentro do Coaching, pois todos nós sabemos que não podemos fazer nada em nossas vidas sozinhos. Sozinhos nós não vamos a lugar algum. A interação é necessária para que haja evolução contínua.
Ideias, dicas e sugestões têm um espaço para serem desenvolvidas em busca de um bem maior, que beneficiará não só uma pessoa, mas muitas. Trata-se de ter um lugar onde todas as coisas podem ser ditas, sem hierarquias, sem pré-definição de temas e, principalmente, sem julgamento.
Convido você a me acompanhar nesta poderosa leitura e entender como colocar em prática o conceito de cocriação pode gerar resultados extraordinários, para pessoas, profissionais e empresas.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O Conceito de Cocriação

O conceito de cocriação nasceu no meio empresarial, especificamente, na área de Marketing, e foi propagado por meio do livro The Future of Competition (O Futuro da Competição), de Coimbatore Krishnarao Prahalad e Venkat Ramaswamy, lançado em 2004.
Segundo a dupla de professores, cocriação nada mais é do que a empresa criar um espaço para que seus stakeholders sejam ouvidos, e que possam emitir sua opinião acerca dos produtos ou serviços que a organização oferece, ou que ela está desenvolvendo. Estes, por sua vez, são os clientes, fornecedores, funcionários e parceiros da mesma.
O intuito é agregar valor ao produto ou serviço e, consequentemente, à empresa, pois, assim, seu público será atendido na essência. O fato é que cocriação não se trata somente disso, ela vai muito mais além.

A cocriação no processo de Coaching

No Coaching, ela pode ser também entendida e posta em prática por meio da energia. É sempre importante empregar as melhores energias dentro de um processo de Coaching, para que você alcance seus objetivos.
Ela é fundamental e pode também ser chamada de alma, paixão, entusiasmo ou força vital. Os nossos desejos podem ser manifestados de várias maneiras, como alegria, amor, saúde, abundância e bem-estar, mas tudo é energia.
Dentro do Coaching, o conceito de cocriação abrange uma troca intensa de energia em todos os momentos, em todas as sessões, em todos os grupos dos quais você e seu coachee fazem parte. Dessa forma vocês conquistarão os melhores resultados possíveis.

Por que cocriar?

Pense nas experiências em que você se sentiu energizado e, sobretudo, produtivo em esforços em grupo. Lembre-se de um momento em que, mesmo por um instante, você tenha se sentido verdadeiramente ligado ao grupo em que estava. Pode ter ocorrido numa reunião familiar, com amigos, num relacionamento ou em sua comunidade. É possível que tenha acontecido no trabalho, numa equipe, num departamento ou numa organização.
Pense em imagens específicas do quanto você se sentiu animado e elevado pelo grupo com o qual estava trabalhando, se socializando ou se divertindo. Qual foi a sensação? Que tal se você pudesse experimentar essa mesma sensação com a maioria dos grupos de que faz parte? Isso é cocriação no âmbito do Coaching.
Os grupos são capazes de gerar poderosos campos de energia. No entanto é importante que a consciência da busca da formação desse campo seja comum a todos. Campos coletivos têm o poder de criar uma visão compartilhada e edificante. Esse tipo de grupo conhece a interligação descrita pela física quântica e os antigos iogues.

O Ambiente Seguro

Para gerar um campo coletivo de energia, propício para a cocriação, é necessário realizar alguns passos: garantir um ambiente seguro, para que se possa estabelecer um contato efetivo, onde todas as pessoas se sintam confortáveis para expor seus pontos de vista sobre qualquer tipo de assunto e assim se ajudarem mutuamente.
Para que isso seja eficaz é importante que todos os membros do grupo estejam abertos para receber todos os tipos de informações e energias, havendo, com isso, uma verdadeira troca de experiências. Esse é então o segundo passo para gerar um campo coletivo.
O terceiro passo é desenvolver atividades para criar a abertura. Por exemplo, em um Coaching Group pode ser inserida uma pessoa estranha, para que os participantes possam compartilhar com ela os maiores desafios e angústias que existem na vida de cada um e entre o grupo como um todo.
Sendo assim, todos devem ouvir com aceitação incondicional o que este membro externo tem a dizer, sem interrupções. Com isso, haverá uma possibilidade maior de se alcançar o cerne do problema e chegar a uma solução que beneficie a todos.
Essas trocas sempre são poderosas. Evidentemente, quanto mais abertura criamos, maior é a energia do grupo, ou somente entre você e seu coachee, e grandes são as possibilidades de mudança de vida. Assim é criado um ambiente propício para que ocorram processos de cocriação, com a intenção de que as pessoas deem apoio umas às outras e em todos os momentos, alegres e tristes. Para que atinjam seus objetivos de forma mais rápida.
Paul Deslauriers, escritor e consultor de desenvolvimento organizacional, afirma que “nesses momentos, sentimo-nos protegidos e elevados por nossos companheiros. Ficamos mais criativos, sensíveis, comprometidos e estimulados. Nesses momentos, a contribuição de cada indivíduo de um grupo funde-se numa energia coletiva, uma força sinérgica em torno da qual tudo parece possível – e normalmente é. Esses momentos são mágicos”.

Alcance resultados extraordinários através da Cocriação e do Coaching

PSC

Como foi possível perceber, uma das bases do processo de Coaching é a cocriação. Através dela um campo relacional é criado e, assim, coach e coachee conseguem se sentir verdadeiramente conectados, para criar novas soluções para as demandas apresentadas pelo cliente e para que este alcance o seu estado desejado.
Neste sentido, se você ficou curioso e interessado em saber mais como funciona a cocriação dentro do processo de Coaching, convido você a conhecer a melhor e mais moderna formação em Coaching do mercado: o Professional & Self Coaching – PSC.
Trata-se de um curso verdadeiramente poderoso, que contribui para que pessoas, profissionais e empresas saiam de seus estados atuais, ou seja, estados de insatisfação, e se direcionem aos seus estados desejados, de satisfação plena e felicidade.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste
e descubra qual o seu nível de felicidade!

Tudo isso acontece por meio de um processo de cocriação, em que o instrutor se compromete e se conecta, verdadeiramente, com cada um dos participantes do curso, no sentido de compartilhar conhecimentos, técnicas e ferramentas, as quais estes mesmos participantes aprenderão a aplicar em suas vidas, de maneira efetiva, para que assim se tornem aptos a conquistarem cada vez mais em suas vidas pessoais, em suas carreiras e também em seus negócios.
Além disso, ao finalizar o PSC, o aluno do curso está apto também a aplicar os conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching, que aprendeu durante a formação, na vida das pessoas ao seu redor, tendo a oportunidade de se tornar coach profissional, iniciar uma nova carreira, ter uma renda extra através dela e cocriar com seus clientes, ajudando-os a alcançar os resultados que almejam, para transformarem positivamente suas histórias e serem ainda mais felizes.
Foi o que aconteceu com a Crislei Leonel, que viu no Coaching uma oportunidade de crescer profissionalmente e se tornar uma pessoa realizada, ajudando outras pessoas a também encontrarem a realização em suas jornadas:


 
Invista neste poderoso processo de desenvolvimento humano, profissional e empresarial e aprenda a colocar em prática a cocriação: a verdadeira arte de criar resultados!
Ser de Luz, gostou deste conteúdo? Você já conhecia o poder da cocriação aliada ao processo de Coaching? Deixe o seu comentário, contando o que achou e suas experiências com relação a este assunto e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar meus artigos, em suas redes sociais, com seus amigos, para que eles também ampliem seus conhecimentos e possam investir em seu crescimento continuamente.
Copyright: Monkey Business Images/Shutterstock