© Depositphotos.com / olly18 Para que tenhamos excelentes resultados no processo de Coaching é necessário a expertise e a maestria na arte de se comunicar

Para que tenhamos excelentes resultados no processo de Coaching é necessário a expertise e a maestria na arte de se comunicar e de permitir ascender aos níveis do Processo Evolutivo, dentro da Pirâmide dos Níveis Neurológicos de aprendizagem e mudanças.

 

A conformidade entre o Coaching e os Níveis neurológicos

 

Existe uma congruência gigantesca entre o caminho a seguir pela aceleração do processo de Coaching, buscando metas e objetivos e o caminho a seguir pela multiplicidade de percepções trazidas pelo modelo dos níveis neurológicos da comunicação, inspirados de Gregory Bateson e introduzidos na Programação Neurolinguística (PNL) por Robert Dilts. Esclarecem-nos não só sobre categorias hierárquicas de informação respeitantes a comunicação, aprendizagem, transformação, problemas, objetivos ou conflitos, eles confrontam-nos com o que fazemos da vida, como o fazemos, em que acreditamos, e sobre o que pensamos que somos. E, no final, surge a pergunta essencial: qual é o sentido disso tudo?

Os Níveis Neurológicos, a PNL, o Processo de Coaching e os Níveis Neurológicos de comunicação, sobretudo quando postos no quadro total da nossa vida, o “objetivo último” ou “missão”, leva-nos a interrogarmo-nos sobre o que estamos fazendo e sobre o nosso objetivo de vida. É por essa razão que na PNL, o alinhamento dos níveis ocupa um lugar central. É uma ferramenta de inestimável valor para, a partir desse objetivo maior, reorganizarmos toda a nossa vida, dando sentidos às nossas ações, escolhendo os caminhos que cada um considera relevante para si na busca da sua realização pessoal.

O processo de comunicação está intimamente ligado com a acuidade sensorial do indivíduo, que é a capacidade de percepção de estímulos desenvolvida pela consciência de observar e sentir o ambiente. Essa capacidade é estimulada através dos canais de comunicação sensorial, ou seja, através de nossos olhos (Sistema Visual), ouvidos (Sistema Auditivo), nariz, boca e pele (Sistema Sinestésico) conhecidos também como sistemas representacionais.

PSC

Através dos nossos sentidos percebemos o mundo externo e processamos as informações internamente através do pensamento (diálogo interno), formando nossa representação mental individual. Quanto maior nossa capacidade de ver, ouvir e sentir o mundo – acuidade sensorial – melhor será nossa leitura de mundo e interpretação dos fatos, promovendo assim decisões mais assertivas em nossa vida. Essa representação individual é chamada de “mapa” dentro da base teórica da Programação Neurolinguística (PNL). O mapa é uma interpretação individual da realidade, o modelo de mundo de cada pessoa.

Quando as informações do mundo exterior são percebidas pelo cérebro através dos sentidos, a mente modifica as informações ao armazená-las segundo nossas crenças, valores, espiritualidade, pressuposições, profissões, experiências anteriores e cultura, tornando-as simples e aceitáveis para nós, formando nossa representação individual da informação recebida – o mapa.

A esse mecanismo que altera as informações damos o nome de “filtro”, portanto, filtro é uma espécie de lente limitada e focalizada nos conceitos, referências e experiências internalizadas de cada pessoa que não nos permite ter o contato direto com a realidade observada, pois não vemos tudo o que nos é visível como também não prestamos atenção a tudo que é audível ao ser humano, passando assim a prestar mais atenção em determinada coisa do que em outra.

Para metaforizar e exemplificar o conceito acima, vamos explicar a utilidade de um computador na visão de um engenheiro, um empresário e um estudante, provavelmente teremos três percepções diferentes, pois cada um focará determinados aspectos significativos a cada atividade exercida. Provavelmente, o engenheiro utilizará alguns termos técnicos e se preocuparia com a quantidade de memória, tipo de processador e a velocidade para que os programas utilizados em sua atividade sejam processados com maior agilidade. O empresário descreveria o computador como um equipamento que o ajuda a controlar a entrada e saída de mercadorias em seu estoque e um banco de dados de clientes e fornecedores. Por sua vez, o estudante descreveria o computador como uma ferramenta com foco de fonte de pesquisa na internet auxiliando nos trabalhos de escola e aprofundamento de conteúdos. Portanto, temos três pessoas diferentes observando o mesmo objeto (informação do mundo externo), interpretando conforme suas experiências, atividades, cultura (filtro), visto e entendido conforme sua realidade individual (mapa).

O conceito dos Níveis Neurológicos – ou a Pirâmide Pura que adaptei de Robert Dilts para construir o Processo Evolutivo – se baseia na teoria globalmente conhecida de Abraham Maslow sobre a Hierarquia das necessidades do Ser Humano. Nessa Teoria, Maslow explica que o indivíduo parte de necessidades básicas até as mais elaboradas de forma a motivar-se.

Covey adiciona que “o ser humano em sua jornada passa por sete estágios em seu processo de desenvolvimento, sendo que cada um foca-se em uma necessidade particular”. A evolução desse modelo é a Pirâmide de Níveis Neurológicos, atualmente utilizado no processo de Coaching e idealizado por Richard Barret, Robert Dilts e transcendida por José Roberto Marques.

Com o passar do tempo, as necessidades mudam, pois o ser humano muda todo momento graças à ação do ambiente externo. Essa ação de mudança tira o indivíduo de sua zona de conforto, fazendo com que este busque motivar-se de outra forma, criando consciência de seu crescimento contínuo e constante. Daí a importância de analisarmos esse modelo. Ele possibilita uma atuação mais assertiva já que estrutura o processo e as mudanças possíveis. Nesse modelo atual, existem sete níveis de evolução:

 

  1. Espiritualidade (Legado – José Roberto Marques)
  2. Afiliação (Pertencimento by Bernd Isert);
  3. Identidade (clareza de seus papeis e significado de si);
  4. Crenças e Valores (direção e motivação);
  5. Capacidades e Habilidades (direção e estratégia);
  6. Comportamento (ação e reação);
  7. Ambiente (limites e oportunidades), superficialidade.

 

Conheça a teoria do Processo Evolutivo e atinja RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS !!!! Convido você a conhecer ainda mais meu trabalho aqui. Obrigado por me permitir compartilhar, obrigado por seu tempo. Espero genuinamente, que estas palavras possam trazer mais significado para sua vida.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe!