Perguntas Poderosas de Coaching durante sessão entre coach e coachee

Shutterstock As perguntas poderosas de Coaching trazem reflexões importantes!

No Coaching, acreditamos que todas as pessoas têm dentro de si o poder e a capacidade de realizar todas as coisas. Por isso este método se diferencia de abordagens como o Mentoring e a consultoria. Mas como o Coaching consegue fazer as pessoas acessarem esse poder interno? Através do que chamamos de “Perguntas Poderosas”.

É um princípio filosófico, vindo da maiêutica. Quando você ouve uma pergunta seu cérebro aciona todas as trilhas neurais capazes de responder a essa questão e isso ocorre instantaneamente. É como na linguagem, ligamos o som de uma palavra a uma representação em fração de segundos.

Se alguém disser “cachorro”, seu cérebro vai acionar a memória de um cachorro. Se alguém disse: “não pense em um cachorro” vai acontecer a mesma coisa, pois a palavra ‘não’ nesse caso não fará nenhuma diferença. O coach deve auxiliar o indivíduo a tomar conhecimento dos próprios recursos que poderão levá-lo a conquista de realizações pessoais e/ou profissionais.

Perguntas Poderosas no Processo de Coaching

Podemos simplificar e dizer: o coach não diz o que a pessoa deve fazer, apenas cria condições para que ela encontre essas respostas. O Coaching entende que quando eu faço uma pergunta a você, sua cognição e mesmo sua espiritualidade, buscam essa resposta que, na verdade você já tem. Se, ao contrário, eu te dou uma direção, a possibilidade de que essa informação faça sentido para você é bem menor.

Por esse motivo, é muito mais provável que você seja impactado por uma pergunta que por um conselho, por exemplo. O conselho, ou uma lição qualquer, poderá até fazer sentido e desencadear em uma boa reflexão, mas o fato de ser um conhecimento vindo do exterior, de outra pessoa, fará com que ele seja rapidamente abandonado.

Já uma pergunta fará com que você busque, em você, meios de respondê-la. Uma pergunta faz com que todas as suas capacidades cognitivas sejam acionadas. Todos os seus sentidos passam a raciocinar sobre a pergunta e, mesmo que você diga que não sabe a resposta sua mente já terá respondido por você, o que causará uma grande inquietação.

PSC

Por isso, a Roda da Vida, por exemplo, é uma ferramenta de Coaching que se baseia num complexo processo de reflexão, desencadeado por perguntas diversas. Há perguntas previamente programadas para a Roda da Vida, mas é aconselhável que novas perguntas, ainda mais direcionadas, sejam incorporadas no processo.

O objetivo é o de cada vez mais nos conhecermos, de usarmos esse autoconhecimento para fortalecer nosso poder interior, nos conectarmos à nossa essência e sermos mais plenos e felizes. Conheça esta poderosa ferramenta e potencialize os seus resultados!