Estado Desejado

Suravid/Shutterstock Viver aqui e agora é honrar e respeitar o seu presente e o estado desejado

Tenho certeza que você já decorou a frase “o passado e o futuro não existem”, e quando falo em estado desejado, vivo repetindo isso para que todos entendam que a vida só existe no tempo presente. Tudo é projeção, percepção e memória, por isso temos a possibilidade de nos vermos tanto no passado – e ressignificá-lo – e no futuro.

Mas, se o futuro não existe, como fica nosso estado desejado? Como fica a premissa básica de ter foco no futuro? O amanhã deve ser aproximado ao máximo possível do ponto atual. O tempo é das coisas mais preciosas que temos. Desperdiçá-lo, portanto, é um erro atroz.

Entendendo o Estado Desejado no Processo de Coaching

O coach deve otimizar o tempo, ele é um artista do tempo, é por isso que o Coaching tem sido uma estratégia mais aprovada do que outras técnicas que demoram anos para demonstrar algum resultado.

Muito mais do que dinheiro, como já dizia Benjamim Franklin e seu famoso “time is money”, o tempo é experiência, é chance, oportunidade e, fundamentalmente, vida. Um coach tem como tarefa limar essa preciosidade chamada tempo, auxiliando seu coachee a perceber o tempo não como algo que se esvai segundo a segundo, mas como um bem que pode trabalhar a nosso favor.

O modelo clássico sobre o processo de Coaching é: “Estamos no ponto A (estado atual) e buscamos o ponto B (estado desejado)”. Toda vez que dissermos isso, não projete o ponto B muitos meses à frente. Não prolongue o processo até o ponto B. Traga o ponto B para mais perto do ponto A.

Essa é uma forma arrojada de trabalhar o Coaching. O ponto B pode ser agora! É possível que o coachee vivencie o estado desejado imediatamente. Ele pode sair da primeira sessão experimentando seu estado desejado, ou parte dele.

PSC

Pense sempre que o tempo deve ser otimizado, ou corremos o risco de perder um dos nossos grandes diferenciais. Viver o tempo presente é o maior aprendizado que uma pessoa pode ter na vida. Esse é um aprendizado que promove cura e projeta felicidade. Dessa forma, valorizar o tempo presente é também não distanciar demais o estado desejado, sob a pena de não estarmos realmente praticando o Coaching, uma maravilhosa ferramenta de distorção do tempo.

Refletindo Sobre o Estado Desejado

  • Você pensa mais no que aconteceu ontem, no que acontecerá amanhã ou no que está acontecendo agora?
  • Você está ansioso para comer o churrasco do domingo, ou está se deliciando com a comida que tem nas mãos?
  • Está pensando no livro que ganhou e quer lê-lo logo, ou está tirando o melhor proveito dessa leitura agora?
  • Está pensando em como vai aproveitar as férias com seus filhos no fim do ano, ou está, agora mesmo, demonstrando seu amor por eles?
  • Se seu coachee pretende, em um ano, abrir uma nova empresa, o que o impede de começar efetivamente agora?

Cuide bem do seu Tempo Presente

É preciso tomar atitudes, inclusive parar de protelar coisas que precisamos fazer, pessoas que precisamos visitar, filmes que precisamos ver. Soube de uma história recentemente, uma moça, muito bonita, sentia fortes dores de cabeça, tomava seus remedinhos habituais e pensava: semana que vem vou ao médico. E foi assim durante meses. Certo dia ela desmaiou no trabalho e levaram ela ao médico. Estava gravemente doente e já não tinha muitas expectativas. Se não tivesse vivido tanto no futuro, talvez o quadro fosse diferente.

Pense em como você vive seu tempo e em como seu coachee vive o tempo dele. Pense em como você dá significado às suas memórias, aquilo que representa seu passado, e em como o coachee percebe o passado dele. Pense em como você projeta seu futuro e nas projeções que seu coachee faz para o futuro dele. O passo a gente ressignifica, o futuro a gente projeta, mas o presente… temos que vivê-lo.

Quer tornar-se coach profissional e apoiar pessoas e empresas a alcançar seu importante estado desejado? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse  ir além!