O amor é o sentimento mais poderoso que existe, nos faz sentir vivos e com vontade de seguirmos adiante, dando o nosso melhor. O amor transforma de dentro para fora, motiva, traz força, empatia, generosidade e compaixão. Pode ser destinado a um filho, ao pai, à mãe, a um amigo, a um trabalho, uma atividade, a um ser divino, a si mesmo, à vida. Você já se permitiu ser transformado pelo amor ou viu isso acontecer com alguém próximo? Continue acompanhando e veja as diferentes formas de transformação que esse sentimento extraordinário é capaz de promover.

Como o Amor Transforma o Cérebro e a Vida de Uma Pessoa?

Dizer que o amor é transformador soa como algo poético, bonito, mas a realidade é que é mais do que isso. Quando um ser humano está amando o seu cérebro realmente passa por transformações, que se refletem em sua maneira de pensar, agir, enxergar o mundo, lidar com as outras pessoas e com suas emoções. Confira, a seguir, algumas maneiras de como essas transformações se manifestam.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

1 – Sentimento de Empatia em Relação ao Outro

Quando se ama, o “eu” costuma dar lugar para o “nós”, pois os planos passam a ser feitos considerando o outro, e isso vale tanto para relacionamentos amorosos quanto familiares e de amizade. Um fato interessante é que um estudo recente relacionou o uso de frases na primeira pessoa do singular (eu) com taxas mais altas de depressão do que em relação a aqueles que dizem no plural (nós). Mais uma prova de que relacionamentos saudáveis ​​fazem bem para a alma.

2 – Fortalecimento da Capacidade de Processar Emoções

O amor é capaz de ativar os centros de empatia e processamento de emoções no cérebro. Desse modo, o indivíduo se torna mais sensível aos sentimentos alheios, o que o leva a se importar mais com aqueles que ama e com as pessoas de uma maneira geral. Assim como determinados exercícios cerebrais fortalecem a mente, o amor é capaz de fazer o mesmo, aumentando o volume de massa cinzenta nas áreas relacionadas às emoções.

3 – Redução do Estresse

Em se tratando de um relacionamento amoroso especificamente, apenas o fato de segurar o mão do ser amado faz com que aconteça uma diminuição da pressão sanguínea, o que gera uma redução significativa do estresse. Mas, claro, isso nos casos em que há uma relação saudável, em que ambos se sentem confiantes e seguros.

4 – Sensação de Segurança

PSC

Uma descoberta interessante em relação ao amor e seu impacto no cérebro diz respeito à capacidade que esse sentimento tem de reduzir o medo e as emoções negativas. Um dos hormônios responsáveis por essa sensação é a ocitocina, que também é conhecida como o hormônio do amor, provoca sentimentos de contentamento, calma e segurança.

5 – Redução do Julgamento Social

Por fim, outra alteração significativa gerada pelo amor é a redução do julgamento social. Desse modo, quando um indivíduo está envolvido romanticamente em relação a alguém, o mecanismo neural responsável por fazer avaliações críticas de pessoas e determinadas situações deixa de funcionar como de costume.

Exemplos do Poder de Transformação do Amor

O amor é transformador porque leva uma pessoa a enxergar além das aparências e a dar valor para aquilo que antes passava despercebido. Confira, a seguir, exemplos de como o amor é capaz de mudar a vida de alguém.

1 – O Amor Que os Pais Têm Por Seus Filhos

As mães são popularmente chamadas de leoas, pois fazem de tudo para proteger os seus filhos, e o mesmo vale para os pais. Para comprovar isso basta observar um casal que acabou de ter um bebê, é nítido o quanto aquele amor transforma e promove uma grande mudança na vida de toda a família.

2 – O Amor de uma Pessoa Pelo Seu Trabalho

O trabalho é uma parte importante da vida de uma pessoa, pois é através dele que se obtém sustento, para o corpo e a alma. Sabemos que nem todos têm a oportunidade de fazer exatamente aquilo que gostam, entretanto, quando um profissional ama o que faz isso se torna nítido através de suas ações. Por esse motivo, um indivíduo que depois de muito tempo consegue trabalhar com o que ama pode apresentar uma grande mudança em seu comportamento, para melhor.

3 – O Amor de uma Pessoa Por uma Causa

Existem pessoas que se dedicam a causas específicas e dão o seu melhor por amor ao próximo. Há quem realize trabalhos voluntários voltados para crianças, idosos, animais, indivíduos em situação de rua, mulheres vulneráveis, entre outros. Essa é uma demonstração de amor muito bonita e genuína, pois não se pede nada em troca, e a recompensa é a sensação de satisfação por estar fazendo a diferença na vida de alguém.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

4 – O Amor Pelo Par Romântico

O amor romântico também pode ser extremamente transformador e levar alguém a experimentar todas as mudanças que listei no início do artigo. Inclusive, é bastante comum vermos pessoas que costumavam ser mais sérias e fechadas adotarem uma nova postura depois de se apaixonarem. Entretanto, é sempre importante tomar cuidado para que essa mudança seja realmente natural e não uma tentativa de se adequar às expectativas do outro.

5 – O Amor Que Se Tem Por Si Mesmo

Por fim, está ele, que é a base de qualquer relação saudável, o amor-próprio. Afinal, apenas conseguimos amar alguém de modo equilibrado quando estamos preenchidos por ele. Quando uma pessoa o descobre também passa por uma grande transformação interna, que se reflete externamente através do modo de agir e de se portar, que se torna muito mais seguro e confiante.

Amar e ser amado é uma das melhores coisas que pode acontecer para alguém. Por isso, esteja sempre aberto ao amor, em todas as suas formas. E se ainda não encontrou um par com quem compartilhar a vida, olhe ao seu redor e valorize os seus familiares e amigos que tanto te querem bem. Como diz a bela canção composta por Caetano e Milton, qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar.

Qual foi a maior demonstração do poder de transformação do amor que já presenciou em sua vida? Conte-me sua experiência nos comentários e inspire outras pessoas a vivenciarem esse sentimento tão poderoso.

 

Copyright:  573174106 – https://www.shutterstock.com/pt/g/agoniya