perdoar

Nunca é Tarde Demais – Perdoe, Ame, Se Desculpe e Arrependa-se

Por: José Roberto Marques | Blog | 25 de março de 2018

Todos nós estamos sujeitos a cometermos erros, afinal somos seres humanos, eternos aprendizes na arte que é viver. Nesse sentido, da mesma forma que podemos magoar outras pessoas, elas também podem fazer o mesmo conosco. Assim a vida acontece, com erros, acertos, perdão e pedidos de desculpa, afinal, nunca é tarde demais para superar uma dor ou se arrepender do sofrimento causado a alguém. Todos esses acontecimentos, por mais delicados e dolorosos que tenham sido, fazem parte da sua história, por isso, não se envergonhe deles.

A Importância do Perdão

O perdão é um sentimento que liberta, porque enquanto uma pessoa ficar guardando uma mágoa, estará sempre presa ao passado. Então, ao invés de focar no presente para desfrutá-lo em plenitude, ela estará desperdiçando suas energias remoendo algo que já aconteceu e que não pode ser alterado. Isso vale tanto para quem magoou quanto para quem foi magoado. Perdoar e pedir perdão é uma questão de inteligência, de amor próprio e, também, de amor ao próximo. Um gesto que permite olhar para frente e viver cada momento na essência.

Além de promover o bem-estar emocional, o perdão traz benefícios para a saúde física, pois reduz o estresse, a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico. Tudo isso faz sentido, pois, quando se está ressentido com alguém, aquele pensamento de mágoa parece estar sempre presente, gerando estresse e comprometendo a tranquilidade. Com o perdão sincero, de realmente ter superado tudo o que aconteceu, a mente se torna livre para viver novas experiências e ser feliz.

Nunca é Tarde Demais Para Perdoar e Ser Perdoado

Independente se o que te magoou aconteceu na semana passada ou há vários anos, sempre é tempo de perdoar e seguir em frente. O mesmo vale para as situações em que você decepcionou alguém, porque, além do perdão da outra pessoa, também é importante que se perdoe para que consiga virar essa página, parar de se culpar e seguir em frente, pois caminhar é preciso.

O Perdão Deve Ser Genuíno

Na vida em sociedade, muitas vezes o perdão é imposto como uma obrigação. Ainda na infância, quando uma criança empurra o seu colega ou comete qualquer outra falta, logo é obrigada a pedir desculpas. Esse ensinamento desde cedo é importante, contudo, é fundamental que seja apresentado como um sentimento verdadeiro e não uma simples frase, como quem diz “bom dia”, por exemplo. Perdoar não é apenas dizer que perdoa, mas sim sentir em primeiro lugar para, então, poder expressar.

O caminho para fazer com que o perdão floresça dentro de ti é o autoconhecimento. Pensar em tudo o que aconteceu é essencial para entender a razão que fez com que se magoasse. Mesmo que tenha sido você a magoar alguém, faça essa reflexão, entenda a sua atitude e, também, se perdoe. Ao invés de se martirizar por um erro cometido no passado, e que não pode ser mudado, utilize-o como aprendizado para fazer diferente numa próxima oportunidade.

Perdoar Nem Sempre Significa Aceitar

Na sociedade, é bastante comum encontrar indivíduos que consideram o perdão como uma atitude de tolos, principalmente quando se trata de uma infidelidade em relacionamentos amorosos. Na realidade, o perdão é um sinal de sabedoria e autocuidado, por isso é necessário lembrar que nem sempre significa aceitar. Nesse sentido, uma pessoa que se decepcionou com o seu cônjuge, por exemplo, se não quiser não precisa, necessariamente, continuar com a relação para perdoar. Basta que se liberte dos sentimentos ruins que mantém uma ligação negativa com seu companheiro ou companheira.

Por outro lado, caso um indivíduo se sinta à vontade para perdoar e também aceitar o que aconteceu, deve seguir em frente. Procure sempre pautar as suas decisões nos seus sentimentos, valores e opiniões e não se deixe levar por julgamentos e pressões sociais. Ninguém pode saber mais a respeito da sua vida do que você mesmo, por isso, evite que a opinião de terceiros te influencie a agir de maneira diferente da que deseja. Ouça conselhos daqueles que te amam, reflita, mas entenda que a decisão final será sempre sua.

Concentre-se nos Fatos

As mágoas são geradas através da percepção que cada um tem em relação a um acontecimento. Nesse sentido, enquanto para você algo pode não ter tido grande importância, para outra pessoa talvez tenha sido um grande baque. Por isso, concentrar-se nos fatos é essencial para conseguir perdoar. Através dessa observação será possível analisar o que aconteceu sob um aspecto mais claro e racional. Aproveite e faça uma nova leitura sobre o ocorrido, considerando que todos os seres humanos estão sujeitos a falhar, inclusive você, e que nem tudo é pessoal.

Outro ponto importante a ser considerado é que sempre há uma intenção positiva por trás de todo comportamento, por pior que ele pareça inicialmente. Esse pensamento vale para quem deseja perdoar e também para quem busca o perdão. Manter o foco no que realmente aconteceu e no fato de que havia o intuito de acertar irá te ajudar a ressignificar essa dor e transformá-la em aprendizado e evolução.

Mantenha o Foco no Que For Bom

O objetivo do perdão é exatamente tirar o foco dos ressentimentos e permitir que o indivíduo se abra para aquilo que é bom e que agrega. A vida oferece a cada um de nós um universo de possibilidades, dessa forma podemos escolher as coisas que mais terão valor para nós. Escolha amar, sentir gratidão, dar o seu melhor em tudo o que fizer e, quando falhar, pedir perdão e também perdoar aqueles que falharem contigo.

O sentido da vida é ir para a frente, utilizando todas as experiências como aprendizado e bagagem para prosseguir e ir além. Prender-se em mágoas é como deixar de caminhar, por isso, desobstrua a passagem através do perdão e comece a valorizar mais todos os motivos que tem para celebrar e agradecer. Faça do amor o seu guia e continue caminhando.

Evite que crenças limitantes façam com que acredite que é tarde demais para perdoar ou se arrepender de um erro. Enquanto você estiver vivo, sempre é tempo de rever atitudes, se arrepender, pedir desculpas e também para se desculpar. Esse é um sinal de maturidade e evolução. Por isso, perdoe; se perdoe e abra o seu coração para o que é bom e siga em frente. Este é o caminho para a sua felicidade autêntica!

Copyright: 453635980 – https://www.shutterstock.com/pt/g/poptika

Deixe seu Comentário: