Na vida, existem situações em que estamos certos e em outras que nos equivocamos e erramos. Isso pode acontecer em relação a escolhas, pessoas, atitudes, e é totalmente normal. Acertar nos traz confiança e errar nos traz aprendizado, e ambos são importantes para o nosso desenvolvimento. Porém, algumas pessoas possuem a necessidade de estarem sempre certas e se recusam a assumir os seus erros. Se você é assim e acha que está sempre certo ou convive com alguém que age dessa maneira, continue acompanhando a saiba quais são as consequências desse comportamento.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Estar sempre certo: entenda essa necessidade

Cada pessoa é um mundo, com seus pensamentos, valores e costumes. Então, o universo é formado por oito bilhões de mundos, cada um com suas características. Em se tratando de opiniões, é natural que elas se divirjam, afinal, cada um pensa a respeito de cada assunto de acordo com a forma que acha ser a certa, considerando sua bagagem de vivências. Reconhecer que todos têm o seu modo de pensar é essencial para que o respeito reine e um aprenda com o outro.

Contudo, nem todas as pessoas conseguem compreender que está tudo bem se um terceiro diz não concordar com suas opiniões. Atualmente, temas que envolvem política, religião e costumes estão entre os que mais causam discórdia e a grande causa disso é a necessidade que alguns têm de estarem sempre certos. A realidade é que, salvo algumas exceções, todos estão certos e têm a sua razão.

Grande parte dos desentendimentos entre as pessoas poderiam ser evitados se cada um soubesse defender o seu ponto de vista considerando que são grandes as chances de que o interlocutor não mude sua opinião. De qualquer maneira, o debate saudável é sempre positivo para os envolvidos, porque os permite conhecer outros lados de uma mesma história, aperfeiçoar suas habilidades para criar argumentos e mudar de opinião ou fortalecer a que já tem.

Considerando tudo isso, podemos concluir que a necessidade de estar sempre certo é, na grande maioria dos casos, fruto da falta de empatia, de não se colocar no lugar do outro e entender que ele tem suas razões para pensar dessa ou daquela maneira. Achar que a sua verdade está acima da verdade do outro é um pensamento totalmente equivocado, que ignora as particularidades e o direito de cada um ser o que é.

As consequências de querer estar sempre certo

PSC

É sempre muito agradável poder conversar com uma pessoa que você sabe que irá respeitar as suas opiniões, mesmo que sejam contrárias as dela. Nesse tipo de conversa, não é necessário medir as palavras e o assunto flui com tranquilidade. Por outro lado, quando o interlocutor já demonstra que apenas ele está certo, o diálogo se torna complicado, porque já se imagina que qualquer coisa que diga que ele não concorde, irá se exaltar e fazer de tudo para mostrar que você está errado.

Uma das principais consequências de assumir essa postura de querer estar sempre certo é o afastamento das pessoas, simplesmente porque elas não conseguem conviver com alguém que não lhes dá espaço para se expressarem. Ficar pisando em ovos a cada conversa, com medo de falar algo que desagrade, não é nada bom e afastar acaba sendo uma atitude natural. Quando não é possível se distanciar fisicamente, por se tratar de alguém da família ou um colega de trabalho, por exemplo, a relação se torna distante, mesmo que convivam no mesmo ambiente.

Principais características das pessoas que têm necessidade de estarem sempre certas

A própria descrição do comportamento já diz muito sobre ele, que é a necessidade de estar sempre certo. Entretanto, existem algumas atitudes específicas que demonstram que um indivíduo tem esse perfil, veja a seguir quais são elas.

1 – Transforma toda conversa em um embate

Pode ser uma troca de mensagens em um grupo ou nas redes sociais, a fila de um banco, a mesa do almoço em família ou uma roda de amigos, se surge um assunto em que alguém demonstra ter uma opinião diferente, a pessoa transforma aquilo em um embate caloroso. Com isso, gera situações desnecessárias de estresse, desestabilizando a si e a quem está ao redor.

2 – Altera a voz para se mostrar superior

Não basta expor os seus argumentos, a pessoa ainda altera a voz para demonstrar superioridade. E o efeito dessa atitude é exatamente o contrário, pois demonstra descontrole e, dependendo do temperamento da outra parte, faz com que a conversa chegue ao fim. Gritar e esbravejar sem nenhuma necessidade, apenas porque alguém pensa diferente, desperdiça qualquer chance de se realizar um debate sadio e aprender com o outro.

3 – Trata quem pensa de modo diferente como inimigo

Esse é um fato que pudemos comprovar na época das eleições, pessoas que tinham predileção por um candidato tratavam os eleitores do adversário como inimigos, como se não fôssemos todos filhos da mesma pátria. Tratar aquele que pensa diferente como inimigo é uma atitude extremamente forte entre aqueles que possuem essa necessidade de estarem sempre certos.

4 – Deseja sair como vencedora de qualquer debate

Pode ser uma conversa sobre quem é o melhor cantor do Brasil, o melhor candidato para um cargo político ou qual time de futebol é o mais bem preparado para vencer um campeonato, aqueles que têm a necessidade de estarem sempre certos fazem de tudo para saírem como vencedores. E a verdade é que não se trata de uma competição, e sim de uma troca de ideias, que poderia ser positiva se fosse realizada com respeito e tranquilidade.

5 – Divide as coisas apenas em certo ou errado

Um dos grandes problemas daqueles que têm essa necessidade de estarem sempre certos é que eles dividem tudo apenas em certo ou errado. Pessoas, situações, costumes, colocam tudo em caixinhas com rótulos de bom ou ruim. Com isso, ignoram toda a complexidade do ser humano e as variáveis que as circunstâncias possuem. O universo é extremamente diverso para ser resumido desta maneira e, para compreendê-lo, é preciso enxergar além.

Depois de toda essa reflexão a respeito desse comportamento, aproveito para te perguntar: como você reage perante uma pessoa que pensa diferente? Acha que consegue respeitar ou possui essa necessidade de estar sempre certo. Reflita sobre isso e saiba que sempre é tempo de rever conceitos e evoluir.

Copyright: 1489502627 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dancer