É bem próximo do fim do ano que podemos perceber uma mudança bastante visível nas ruas, bairros, cidades e países ao redor de quase todo o mundo. É o natal que traz consigo muita iluminação, do ponto de vista literal e também no que diz respeito ao seu propósito.

E quando eu falo em propósito eu não quero dizer que existe apenas um significado que o simboliza. Isso muda, de pessoa para pessoa. Ele simboliza o nascimento de Jesus, para os cristãos, por exemplo.

Para outros é um período de festa, de aproximação, de bondade. Em suma , independente de uma determinada crença ou religião, o natal é uma data envolta de muito amor e carinho.

Uma junção de sentimentos maravilhosos capazes de promover o bem, sem mesmo olhar a quem. E para esse conjunto de boas ações, de amor, carinho e bondade que surge algumas palavrinhas muito especiais e que eu quero falar mais a respeito no decorrer deste artigo.

Essas palavras são conhecidas por “Empatia“, “Solidariedade” ,”Esperança” e “Amor”. Você sabe o que elas significam? O que elas são capazes de fazer? Acompanhe-me neste artigo para conhecer esse e outros conceitos que fazem do natal uma data mais do que especial.

Natal – Sinônimo de muito amor

Como eu disse anteriormente, o natal é uma data verdadeiramente incrível e sem igual. Ele desperta dentro de nós um sentimento de solidariedade e que atinge muitas pessoas ao redor do mundo.

PSC

Promove consigo a união e, com ela, o surgimento de muitos outros sentimentos capazes de gerar o bem, o bem, verdadeiro e genuíno.

Tudo isso junto representa aquilo que chamamos de espírito natalino. E convenhamos? Toda essa aura, essa energia é contagiante não é mesmo?

Deste modo eu juntei uma lista de coisas extraordinárias, significados, sentimentos, conceitos, que o natal propõe para as nossas vidas.

Empatia

Provavelmente o meu favorito, até mesmo porque tem tudo a ver com o processo de Coaching. Isso porque a empatia permite que duas pessoas troquem experiências de uma forma muito mais profunda, conectando-se verdadeiramente um com o outro. 

Empatia é a capacidade que um ser humano possui de entender e compreender o que o outro sente. Em outras palavras é você se colocar no lugar do outro.

Incrível não é mesmo? Esse conceito representa verdadeiramente aquilo que chamamos de espírito natalino.

Ele é capaz de promover ações e movimentos verdadeiros, em prol da assistência e contribuindo para o bem estar social.

O maravilhoso disso é que no natal não precisamos procurar muito para achar ações como essas. Doações de brinquedos, cestas básicas, assistencialismo a pessoas com necessidade.

E não para por aí, apenas o afeto, respeito e comprometimento em espalhar o amor já são ações mais do que extraordinárias.

É só você ligar a sua tv, o seu computador ou smartphone e não vai demorar muito para notar que o mundo tem buscado ser solidário, cada vez mais.

E todo esse movimento parte de uma poderosa reflexão. Uma reflexão otimista, de positividade e bondade.

Solidariedade

Muito ligado à empatia, a solidariedade é muito percebida durante o natal. Trata-se de um valor muito importante e que, assim como a empatia, não pode se resumir apenas ao período de natal.

Ainda mais quando levamos em conta o período de crise em que vivemos, onde muitos perderam, de algum modo, a sua principal fonte de renda. 

Esperança

A esperança, provavelmente, nunca foi tão almejada pelas pessoas como têm sido atualmente. Afinal, crise financeira, sanitária e social, são grandes desafios. 

Entretanto a esperança nunca deve ser deixada de lado. Ela nos dá força para seguir em frente, com garra e muita disposição.

Amor 

Se eu pudesse usar apenas uma palavra para definir tudo aquilo que o natal representa, o amor seria a minha escolha.

Afinal, ele diz respeito à união de todos os valores positivos, todos os sentimentos e ações incríveis que presenciamos dia após dia.

Esperança, fé, paz, solidariedade, empatia, afeto, igualdade, união. São muitos os fundamentos que servem para exemplificar o amor. E eu lhe garanto, ainda são insuficientes, pois o amor é um sentimento verdadeiramente indescritível.

Conclusão

E para você? Qual o verdadeiro significado do natal? O que ele te faz lembrar e sentir? Quais são os ensinamentos e lições que ele faz com que você reflita?

Nesse período fomos forçadamente convidados a olhar para dentro de nós mesmos e mais. Fomos convidados a olhar pelos olhos de outras pessoas e, assim, fomos apresentados para um novo mundo.

Um mundo de muito medo e apreensão, afinal, dia após dia os números, referentes à crise, são cada vez maiores.

Mas também fomos apresentados a um mundo de muita fé, solidariedade, amor, empatia e muitos outros sentimentos que nos motivam e dão forças para permanecer em pé, lutando batalha após batalha.

A esperança é a palavra que fica, que nos acolhe, e, cá entre nós, eu tenho certeza que logo a logo estaremos cada vez mais próximos e em uma situação muito melhor.

Portanto, não deixe de acreditar e, além disso, não deixe de compartilhar boas ações, fazer o bem, compartilhando cada uma desses ideais, e outros que você leva para sua vida, para o maior número de pessoas.

E se ainda não podemos nos aproximar fisicamente, que ao menos os nossos pensamentos se tornem cada vez mais próximos.

Isso fará total diferença para que juntos possamos construir um mundo cada vez mais harmonioso e verdadeiramente Ma-ra-vi-lho-so.

Um feliz natal