Ação e paciência, duas forças que parecem opostas para muita gente, mas que, na realidade, se complementam com total maestria. Digo isso porque agir para ir em busca dos seus objetivos é muito importante, contudo, é essencial ser paciente para tomar boas decisões e saber esperar que os resultados aconteçam, sem ansiedade e atropelos. Foi baseado nessa ideia que o grande escritor José Saramago cunhou a frase que diz: não tenhamos pressa mas não percamos tempo, porque é através dessa combinação que torna-se possível realizar sonhos, ser feliz e evoluir, sempre prezando pelo equilíbrio.

Não Tenhamos Pressa Mas Não Percamos Tempo – O Lema Para uma Vida Equilibrada

Existem pessoas que agem sem pensar, enquanto outras pensam demais e deixam de agir. Nos dois casos, o que está faltando é o equilíbrio, por isso, o melhor caminho a seguir é sempre o do meio, em que não se tem pressa e nem o tempo é desperdiçado. Assim, torna-se possível refletir antes de agir, para tomar decisões positivas e que contribuam para a sua felicidade e desenvolvimento.

Para que entenda melhor, observe dois exemplos bastante comuns. Fernanda não está se sentindo bem com o seu corpo, percebe que está sem energia e decide perder peso. Então, inicia uma dieta na segunda-feira e na quinta começa a se sentir frustrada por não perceber nenhum resultado. Veja que apenas três dias se passaram e ela já queria ver mudanças, porque está com pressa, ansiosa e sem paciência para esperar.

Do outro lado temos Paulo, que também está insatisfeito com a sua forma física, porém, diferente de Fernanda, ele acha que no momento não há nada que possa fazer para mudar. Pensa em sua rotina agitada no trabalho, no fato de não saber cozinhar e ter que se alimentar de lanches rápidos e pouco saudáveis, de não ter condições financeiras para ir a um restaurante saudável e assim por diante. Veja quantos empecilhos ele colocou para não transformar sua realidade.

Ao analisarmos as histórias de Fernanda e Paulo podemos perceber que ambos estão em dois extremos. Um age, mas quer que os resultados sejam imediatos, enquanto o outro usa como desculpa para não agir o fato de não ter as condições perfeitas. Qual deles você acha que conseguirá atingir seu objetivo? Provavelmente nenhum, pois a ansiedade de Fernanda logo fará com que ela desista e se sinta incapaz e Paulo continuará esperando que as circunstâncias tornem-se totalmente favoráveis.

5 Atitudes Essenciais Para Não Ter Pressa e Nem Perder Tempo

Considerando tudo o que falei até aqui, eu te pergunto: o que você deseja para a sua vida? Deixar que a ansiedade te faça desistir ou pensar demais e permitir que crenças limitantes te vençam? Se não quer nada disso e busca o equilíbrio, sem pressa, mas também sem perder tempo, coloque as cinco atitudes a seguir em prática, para que saia da inércia sabendo aguardar que os resultados apareçam.

1 – Identifique as Mudanças Que Deseja Realizar

PSC

A primeira atitude a ser tomada é refletir a respeito da sua vida, a fim de identificar tudo aquilo que está te incomodando e que, por isso, deseja transformar. Pode ser o seu estilo de vida, um relacionamento, a carreira, seu comportamento, enfim, qualquer coisa que fizer sentido para você mudar. Ao dar esse passo, é fundamental que tenha a consciência de que tem capacidade para realizar tudo o que desejar, portanto, desapegue-se de crenças limitantes e se permita ir além.

2 – Comece Utilizando as Ferramentas Que Tem em Mãos

Jamais use como desculpa o fato de não ter as condições perfeitas para começar, afinal, se for esperar por isso, possivelmente passará a vida inerte e insatisfeito. Então, comece utilizando as ferramentas que tem em mãos. Ainda citando o exemplo do emagrecimento, se não tem como pagar uma academia, exercite-se em casa usando vídeos da internet, em parques, caminhando na rua. Existem muitas opções, para tudo o que desejar realizar, basta que amplie a sua visão e consiga enxergá-las.

3 – Crie um Planejamento e Organize-se Para Colocá-lo em Prática

Independente de qual seja o seu objetivo, é fundamental que se planeje, para que consiga manter a constância e evite que imprevistos te desviem do seu caminho. Tenha sempre em mente que a organização é indispensável para realizar qualquer coisa com sucesso, seja conquistar uma promoção no trabalho ou mesmo fazer compras de supermercado. Afinal de contas, se não se organizar, acabará comprando itens que não precisa ou se esquecendo de produtos importantes, desperdiçando o seu dinheiro e seu tempo.

4 – Dê o Seu Melhor e Saiba Esperar os Resultados

A partir do momento em que decide iniciar um processo de mudança, procure dar o seu melhor para que o seu esforço valha a pena. Entretanto, faça isso tendo a consciência de que os resultados não serão imediatos. Mais uma vez citando o emagrecimento como exemplo, é com o passar do tempo que a alimentação e a prática de exercícios começam a surtir efeito. Além disso, é no longo prazo que os resultados se tornam sustentáveis e duradouros.

5 – Encontre Formas Positivas de Lidar Com a Ansiedade

Um dos maiores desafios de agir e ter paciência para esperar os resultados é enfrentar a ansiedade. Nesse caso, existem algumas medidas que pode adotar para contorná-la, como, por exemplo, meditar, exercitar-se regularmente, realizar exercícios de respiração, concentrar-se no momento presente, entre outras. Por mais desafiador que seja, continue, pois é através da prática que conseguirá vencer definitivamente essa inquietação e ânsia pelo futuro.

Não ter pressa e não perder tempo, é um desafio e tanto encontrar esse equilíbrio, porém, esse é o único caminho para que consiga realizar os seus objetivos com sabedoria e leveza, e obter resultados duradouros, que realmente façam a diferença. Enquanto isso, procure se concentrar em si mesmo para se conhecer cada vez mais, evite dar ouvidos a comentários negativos e desfrute da jornada, porque a vida está acontecendo agora.

Lembre-se sempre que ter paciência não é ser acomodado, e sim buscar o equilíbrio entre pensar e agir, para fazer as melhores e mais sábias escolhas.

 

Copyright: 766847608- https://www.shutterstock.com/pt/g/min+chiu