Monotonia: Não Caia Nela

Rawpixel/Shutterstock Para não cair na monotonia é preciso se permitir ousar agir e fazer diferente

É praticamente inevitável não seguirmos uma rotina no trabalho e na vida pessoal. A disposição das tarefas no dia a dia e sua redundância é suficiente para cairmos na monotonia. A partir daí, tudo o que fazemos se torna enfadonho e deixa de ser estimulante.

Evitar a monotonia exige uma nova forma de encarar as atividades cotidianas. Cada uma deve ser executada conscientemente e não em modo automático. Isso é importante porque tendemos a reclamar das nossas responsabilidades e demandas, sem nos atentarmos que a diferença está na forma como as realizamos.

Resultados diferentes exigem esforços diferentes. Se você deseja sair de uma vida monótona e sem graça, saiba que isso deve começar internamente, por um processo de autotransformação. Continue lendo para saber mais a respeito.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Dicas para sair da monotonia

A monotonia pode influenciar negativamente o seu desempenho nos mais variados setores da vida e prejudicar o alcance dos seus objetivos. Livrar-se dela pode ser difícil, afinal, é praticamente impossível implantar as mudanças necessárias quando se está desgastado pela rotina. 

PSC

Você precisa definir aquilo que o motiva a desempenhar cada atividade com mais satisfação. Com isso, terá mais disposição para encarar o dia a dia e o tornará mais empolgante. Esse é um exercício constante que você pode colocar em prática com algumas atitudes simples. Veja, a seguir, quais são elas.

1. Procure fazer o que gosta

Não há nada mais motivador do que fazer aquilo que se gosta. Mesmo se tiver que desempenhar a mesma atividade repetidamente, será com mais dedicação e dificilmente você se sentirá entediado. Por isso, busque constantemente pelo que lhe faz feliz!

Lembrando que esse prazer pode estar ligado ao trabalho, mas sabemos que nem sempre isso é possível imediatamente. Então, procure se dedicar a um hobby, uma atividade que realize com o único objetivo de se sentir bem. Isso dará alegria e ânimo para a sua rotina.

2. Estabeleça metas e objetivos

Quando você sabe aonde quer chegar, cada atividade desempenhada no dia a dia se torna uma meta para conquistar o seu objetivo. Somente caem na monotonia aqueles que não têm um propósito e ficam repetindo em modo automático as tarefas, simplesmente porque se sentem obrigados a isso. Estabeleça os resultados que deseja alcançar e encare as suas atividades como degraus para alcançá-los.

Ter uma lista com metas e objetivos e ir riscando cada item que for alcançado é altamente motivador. É como em um jogo de videogame, em que o fato de passar cada fase o instiga a continuar jogando para chegar cada vez mais longe. Assim, sua vida será mantida longe da monotonia, tornando-se marcada pela motivação e o estímulo de ir sempre além.

3. Reveja sua rotina

Avalie todas as suas tarefas e descubra modos diferentes de executá-las. Se, por exemplo, você tem que ir à academia todos os dias, que tal fazer atividades novas, como dança ou artes marciais? Olhe ao seu redor e perceba novas oportunidades, pois, muitas vezes, não é preciso realizar grandes mudanças, apenas adaptar.

Registre todas as suas tarefas diárias e vá repensando cada item. Talvez, começar a ir ou voltar do trabalho caminhando para já realizar uma atividade física, incluir a prática de um hobby durante a semana, são várias as possibilidades.

4. Ouse mudar

Que tal mudar seu corte de cabelo, o caminho para o trabalho, incluir algumas roupas diferentes em seu guarda-roupa, ir a um restaurante novo, mudar a forma como se relaciona com suas demandas e colegas ou levar os filhos para brincar ao ar livre? Pequenas atitudes ajudam a sair da rotina e manter a monotonia longe.

Todo dia traz uma nova oportunidade para você se reinventar. Não é porque há anos faz as mesmas coisas ou se comporta do mesmo modo que deve manter isso sempre assim. Se abra para coisas novas em todas as áreas da sua vida, pessoas, lugares, gêneros musicais, literários, de filmes. Ao experimentar o novo poderá descobrir preferências que nem sabia que tinha.

5. Saia da zona de conforto

Por mais que se sintam incomodadas, muitas pessoas preferem “ir levando” a tomar atitudes para mudar o que lhes incomoda. Não faça isso com você! Se algo está te causando algum tipo de incômodo, se o seu trabalho não lhe desafia ou se sua vida pessoal precisa de um upgrade, aja para modificar o que lhe causa desânimo.

Sair da zona de conforto é mesmo desafiador, porque envolve se abrir para coisas novas e desconhecidas. Contudo, a recompensa de ousar fazer isso é fantástica porque permite que se conheça melhor e se redescubra. Por mais doloroso que fazer algo novo pareça no início, saiba que se trata de uma questão de costume e de compreensão de que tem capacidade para enfrentar tudo.

6. Liberte-se de crenças limitantes

Muitas pessoas vivem vidas monótonas porque estão cercadas por crenças limitantes. Pensamentos do tipo: “eu não tenho idade para fazer aulas de dança”, “se já estou nessa carreira a vida inteira não vai ser agora que irei mudar”, entre outros, limitam e impedem a felicidade e a satisfação.

Reflita e identifique quais crenças que estão te impedindo de expandir os seus horizontes. Livre-se de preconceitos ligados à idade, gênero, condição social, entre outros. Se aceite como é, porque é a partir disso que terá disposição para mudar tudo o que deseja e ser feliz da forma que merece.

7. Aproveite a monotonia

Com os dias cada vez mais corridos e atribulados por uma infinidade de tarefas, ter dias tranquilos e até monótonos, sem nada para fazer ou se preocupar, também pode ser bem prazeroso e energizante. Aproveite seu tempo livre para respirar, descansar seu corpo e mente.

Se você é do tipo que está sempre procurando uma coisa para fazer, desacelere pelo menos em seus momentos de folga. Ficar sem fazer nada às vezes não é desperdício de tempo e sim um investimento em si mesmo. Descansar é fundamental para voltar à ativa com energia e disposição.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

10 Atividades para realizar e fugir da monotonia

Se está sem criatividade para realizar atividades que ajudem a fugir da monotonia, confira as sugestões que preparamos. Perceba que muitas ações são simples e podem ser realizadas dentro de casa.

1. Testar uma nova receita para uma refeição sem pressa no final de semana. Se desejar, poderá convidar alguém especial para ajudar no preparo do prato, tornando o processo tão agradável quanto o momento de saboreá-lo.

2. Visitar pontos turísticos da sua cidade que não costuma ir ou nunca foi. Escolha os locais como se fosse um turista e estivesse visitando a região pela primeira vez.

3. Dar um passeio de bicicleta pela cidade, de preferência em uma área mais tranquila e arborizada.

4. Assistir tutoriais na internet para aprender algo novo, como fazer tricô, ter aulas de culinária, jardinagem, pintura, o que achar mais interessante.

5. Trocar o almoço do domingo por um brunch, uma refeição tradicional da Inglaterra. Trata-se de uma combinação das palavras breakfast e lunch (café da manhã e almoço). Assim, são servidos pratos que não são refeições típicas de almoço, mas um pouco mais elaboradas do que as do café da manhã.

Exemplos: panqueca, ovos com bacon, omelete, tortas, bolos. Assim, poderá saborear, sozinho ou acompanhado da família, sem pressa, aproveitando o dia com tranquilidade.

6. Adotar um animal de estimação, como um gato ou cachorro. Ter um pet em casa é a garantia de ter sempre uma companhia que poderá te surpreender e tornar a rotina mais leve e divertida. Contudo, apenas faça isso se estiver realmente disposto a oferecer todos os cuidados que um animal precisa.

7. Ouvir músicas de um gênero ou artista que nunca ouviu. A área de “explorar” das plataformas de streaming sempre trazem muitas novidades.

8. Customizar roupas, móveis e outros itens que estiverem sem uso na sua casa. Na internet é possível encontrar tutoriais com os mais diferentes temas. Às vezes, com poucos materiais é possível dar uma cara totalmente nova para algo que não usava mais.

9. Está com saudade dos amigos e familiares que moram longe? Combine um horário para fazerem uma chamada de vídeo sem hora para acabar. Assim poderão compartilhar o que estiverem fazendo, falar sobre a vida e o que mais desejarem.

10. Tirar algumas horas de um final de semana para fazer um spa em casa. Coloque para tocar uma música relaxante, faça um escalda pés, automassagem (mais uma coisa que dá para aprender com tutoriais online), tome um banho e desfrute da sua companhia.

Como podemos perceber, com um olhar mais apurado e algumas mudanças de comportamento, existem várias formas de evitar a monotonia e aproveitar melhor a vida no trabalho, em casa ou em sociedade. Coloque as dicas em prática e torne a sua rotina mais significativa, feliz e empolgante!

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando com os seus amigos que também estejam precisando dar uma guinada na vida.

Imagem: Por BABAROGA