ser-bom-dicas

Não Basta Ser Bom é Preciso Parecer Bom

Por: José Roberto Marques | Blog | 04 de julho de 2019

Quando se trata de sentimentos e caráter, ser é muito mais importante do que parecer, pois se trata de algo que diz respeito apenas a você e à sua consciência. Entretanto, quando se trata do universo corporativo, mostrar as suas habilidades é tão necessário quanto ser bom no que faz. É claro que as aparências nunca irão valer mais do que a essência, porém, se você está dentro de uma empresa é preciso que as pessoas, principalmente os gestores, conheçam os seus talentos.

A Importância de Ser Bom e Demonstrar Isso no Ambiente Corporativo

Dentro de uma organização, vários profissionais trabalham em prol de objetivos em comum. É como se cada indivíduo fosse a peça de uma engrenagem e, juntos, fizessem a máquina (empresa) funcionar. Contudo, para que todos trabalhem de forma coordenada, é preciso que o maquinista (líder) defina onde cada peça irá entrar, de modo a extrair o melhor de cada uma delas. Para que faça boas escolhas, é fundamental que ele as conheça em detalhes e é exatamente por isso que parecer é tão importante quanto ser.

Afinal, se o seu chefe não sabe que você é ótimo em determinadas atividades, possivelmente não irá te colocar para realizá-las e acabará não se desenvolvendo, pois ficará sempre no mesmo lugar e realizando as mesmas funções. Por outro lado, se mostrar a ele o quanto é bom e capaz de ir além, são grandes as chances de que consiga cada vez mais oportunidades dentro da companhia e construa uma carreira ascendente rumo ao sucesso.

Apenas é necessário que tome cuidado para evitar se exceder e colocar o parecer na frente do ser. Esse tipo de comportamento costuma ser mal visto dentro das empresas, pois passa uma imagem de puxa-saquismo, de alguém que quer parecer ser um excelente funcionário a qualquer custo, mesmo sem ter toda a capacidade que demonstra ter, apenas para obter vantagens.

7 Dicas Para Ser Bom e Mostrar Isso Através de Suas Ações

Você tem um ótimo currículo, fez inúmeros cursos, tem experiência, é uma pessoa interessada, que gosta de aprender e, por isso, lê muito e busca estar sempre informada sobre o que está acontecendo na sua área. Tudo isso é muito bom e certamente te ajudará a conquistar oportunidades, mas, para isso, é preciso que saiba demonstrar o que sabe através de suas ações. As dicas a seguir irão te ajudar a fazer isso de uma forma inteligente e positiva, confira!

1 – Aproveite as Oportunidades Que Tiver Para Falar Sobre o Que Está Fazendo

É comum que os líderes de equipes procurem saber o que cada um de seus colaboradores está fazendo. Então, seja em uma reunião ou em uma passada do seu chefe na sua mesa, aproveite as oportunidades para falar sobre o que está fazendo. Fale sobre o processo de desenvolvimento da atividade, dos desafios que enfrentou e das soluções que encontrou. Essa atitude costuma ser muito bem vista e certamente fará com que percebam que é um excelente profissional.

2 – Mostre Seu Conhecimento e Suas Habilidades Através de Ações

A comunicação é necessária, contudo, as ações continuam sendo a melhor maneira de provar que realmente sabe o que está fazendo. Nesse sentido, não tenha medo de colocar em prática todo o seu conhecimento. Afinal, se estiver agindo para alcançar determinado objetivo, não há razão para se retrair. A única coisa que deve evitar é querer parecer o que não é e “esbanjar” sabedoria quando não há a necessidade, apenas para chamar a atenção.

3 – Mantenha-se Sempre Bem Informado

Além de buscar sempre aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos técnicos, é essencial que se mantenha sempre bem informado sobre o que está conhecendo no mundo. Assim, conseguirá se sair bem em conversas sobre qualquer assunto e com qualquer pessoa, o que também conta pontos dentro de uma empresa. Por isso, adote o hábito de ler jornais e portais de notícias, procure por fontes diferentes, isso também irá ajudar a fortalecer o seu pensamento crítico.

4 – Saiba Escutar os Seus Colegas e o Seu Chefe

Além de expressar o que sabe, é necessário que escute os seus colegas e o seu chefe com atenção ao invés de apenas esperar a sua vez de falar. Quando se ouve com atenção as outras pessoas, fica mais fácil identificar oportunidades de agir e fazer a diferença. Portanto, quando uma pessoa estiver falando algo importante do trabalho, foque a sua atenção nela, deixe o celular, o e-mail e o relógio de lado, pois ouvi-la pode te ajudar a colocar o seu conhecimento em prática e, assim, ajudá-la a encontrar uma solução.

5 – Seja Proativo e Ofereça Ajuda

Outra forma interessante de mostrar as suas capacidades é através da proatividade. Se tem dúvidas sobre o que isso significa, saiba que ser proativo é estar atento ao ambiente e, desse modo, identificar rapidamente oportunidades para agir. Então, ao adotar essa postura, conseguirá identificar quando algum colega precisar de ajuda e poderá entrar em ação. Contudo, faça isso sempre com o intuito de contribuir e não de mostrar que sabe mais.

6 – Reconheça Quando Precisar de Ajuda

Mesmo os profissionais mais capacitados passam por situações em que precisam de ajuda. Nesse sentido, é fundamental que saiba reconhecer quando for esse o seu caso e peça ajuda. Essa atitude não é um sinal de incompetência, pelo contrário, pois significa que realmente está trabalhando em prol dos objetivos da empresa e que, portanto, está colocando-os acima dos seus interesses pessoais.

7 – Mantenha uma Postura Profissional

Além do conhecimento e das habilidades, a postura que se tem no trabalho conta muito. Desse modo, mesmo que trabalhe em uma empresa que tenha um ambiente mais informal, é importante que lembre-se sempre que o seu comportamento deve expressar profissionalismo e seriedade, o que não precisa significar excesso de formalidades e sim que passará uma imagem positiva, de alguém que está ali para dar o seu melhor e contribuir com o crescimento da companhia.

Espero que tenha gostado do artigo e que tudo o que compartilhei te inspire a buscar ser o melhor que puder e, também, a mostrar todo o seu conteúdo através de palavras e atitudes. Afinal, quando se trata de carreira, não basta ser um profissional extraordinário, é preciso que as pessoas conheçam o seu talento.

 

Copyright: 658595518 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

Deixe seu Comentário: