Você sabia que a música tem o Poder maravilhoso de influenciar nosso humor diário? Ela é um excelente recurso para trazer benefícios para a mente e o corpo. Sabia que existem músicas, comprovadamente capazes de ajudar as pessoas a combater a ansiedade?
Pesquisas de Harvard e Stanford relataram recentemente que por ser considerado o “mal do século” a Ansiedade e o estresse diários, dentro e fora do ambiente profissional, têm sido os maiores causadores de mortes atualmente.
Na era em que vivemos, repleta de constantes avanços tecnológicos, se quisermos que nossa mente e corpo mantenham-se saudáveis, precisamos dar-lhes descanso, e a música tem sido a forma mais prática e eficaz de eliminar parte da pressão que sofremos todos os dias.
De todos os tratamentos utilizados para combater a Ansiedade, a musicoterapia foi por muito tempo, uma das mais marginalizadas, mas graças a estudos científicos recentes, isso está prestes a mudar.
Entre todas as pesquisas já realizadas sobre os impactos da música em nosso cérebro, destaco um estudo realizado pela organização britânica Mindlab. Pesquisadores organizaram uma lista com algumas das músicas com maior efeito tranquilizador para pessoas ansiosas. Essa lista foi elaborada a partir da análise de um grupo voluntários, que ouviam músicas das mais variadas, durante o período em que realizavam atividades de lógica, de forma acelerada.
As tarefas designadas a esses voluntários foram pensadas e aplicadas, com o intuito de impulsionar os níveis de stress. Em paralelo, as músicas que ouviam foram sendo ranqueadas pelos pesquisadores, de acordo com o efeito tranquilizador que exerciam sobre as pessoas estudadas.
Durante as pesquisas, foi avaliada a atividade cerebral, pressão sanguínea, batimentos cardíacos e ritmo de respiração de cada voluntário, e a música que mais se destacou, reduzindo o stress e a ansiedade dos participantes da pesquisa em 65%, foi “Weightless”, do grupo Marconi Union.
Além disso, outros artistas como Adele, Coldplay e Mozart também entraram para o ranking. A seguir, compartilho com você a lista de músicas que, segundo a ciência, possuem a capacidade de agir em nossa mente, contribuindo para a redução da Ansiedade.

  1. Weightless, Marconi Union
  2. Electra, Airstream
  3. Mellomaniac (Chill Out Mix), DJ Shah
  4. Watermark, Enya
  5. Strawberry Swing, Coldplay
  6. Please Don’t Go, Barcelona
  7. Pure Shores, All Saints
  8. Someone Like You, Adele
  9. Canzonetta Sull’aria, Mozart
  10. We Can Fly, Rue du Soleil (Café Del Mar)

De acordo com o site “tecmundo”, quando foi construída, a música “Weightless”, já possuía a intenção de ser relaxante Ela foi composta para um SPA com o auxílio de Lyz Cooper, que criou a Academia Britânica de Terapia de Som.
De acordo com Lyz, as diferenças de tons da música possibilitam às pessoas despertar em si mesmas a sensação de estarem seguras, e isso as acalma e relaxa. Ela explica ainda que “Weightless” começa com 60 batimentos por minuto e vai diminuindo gradualmente para 50 batimentos, o que ajuda o processo de relaxamento.
O tempo de duração da música também contribui para que esse relaxamento aconteça. Lyz Cooper explica que o corpo humano leva em torno de 5 minutos para sincronizar as batidas do coração com a música que ouvimos.
No caso de “Weightless”, a melodia também não é cíclica, o que nos permite vivenciar ao máximo o momento presente, já que nosso cérebro se torna incapaz de avançar no tempo e prever a sequência sonora.
Alguns cientistas afirmam que a música de Lys Cooper possui efeitos relaxantes tão eficazes, que recomendam às pessoas que a escutem apenas quando sua integridade física não esteja em risco. Um fim de tarde em casa, após um dia estressante por exemplo é um exemplo de momento ideal.
Música e sons de modo geral, tem a capacidade de provocar as mais diversas reações fisiológicas em nosso corpo, como por exemplo a euforia, a atenção, o foco, o relaxamento e diversas outras sensações, por isso tem sido cada vez mais utilizada no tratamento de distúrbios psicológicos, e na reabilitação física, emocional e social de indivíduos e grupos.
Como disse William Skakespeare certa vez, “a música é o alimento da alma, o resto é silencio”. Por isso, convido você a inserir música em seus dias, independente do Estado Interno que esteja vivendo. E para os momentos específicos de estresse e ansiedade, penso que talvez, se fizer sentido para você, essa playlist descrita acima possa te ajudar a alimentar diariamente a sua paz, tranquilidade, equilíbrio e Alma. Ouça sempre que se sentir estressado ou ansioso e se possível, reserve um tempo especial em sua casa, antes de dormir, para “Weightless”. Viva o Poder transformador da Musicoterapia.
Copyright: 761313844 – https://www.shutterstock.com/pt/g/carloscastilla