O mundo é um lugar altamente complexo, e viver não é lá uma tarefa das mais simples. Todo ser humano, já em seus primeiros anos de vida, começa a perceber essa complexidade da vida. Dessa forma, todos nós precisamos desenvolver uma série de competências e habilidades para conseguir dar conta do recado e prosperar nas diferentes áreas das nossas vidas.

O termo Mundo VUCA é uma expressão utilizada justamente para se referir a esse cenário complexo da sociedade atual. O excesso de informações e a velocidade com a qual elas transitam e se modificam tornam as tomadas de decisão ainda mais desafiadoras. Para compreender melhor como isso ocorre a partir da ótica do conceito de Mundo VUCA, continue a leitura deste artigo!

O que é o Mundo VUCA?

A expressão Mundo VUCA é uma sigla, em inglês, formada por quatro características do mundo contemporâneo: Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). O termo foi criado e começou a ser utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos nos anos 1990 para explicar o contexto vivido na época pós-guerra fria. A partir desse conceito, eram desenvolvidas operações de contingência para lidar com esses momentos complexos.

Hoje em dia, porém, a expressão Mundo VUCA não é mais uma exclusividade das forças armadas. Na verdade, ela tem sido utilizada nas empresas e até mesmo na vida pessoal dos indivíduos para designar os desafios da vida moderna. É possível, ainda, comparar o conceito de Mundo VUCA com a expressão “modernidade líquida”, que também aborda o dinamismo e a efemeridade do mundo atual, de acordo com o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Os 4 pilares do Mundo VUCA

Como você já sabe, portanto, há quatro pilares que compõem o mundo VUCA. Compreenda melhor o significado de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade no contexto do mundo atual.

  • Volatilidade

PSC

Volatilidade é a qualidade daquilo que sofre mudanças frequentemente, não apresentando um comportamento constante. Na química, a volatilidade é observada em substâncias cujas características alteram-se muito facilmente, de acordo com as circunstâncias.

No mundo moderno, a volatilidade pode ser compreendida como um sinônimo de dinamismo, ou seja, desse aspecto que as coisas e instituições têm atualmente de mudar constantemente.

O comportamento das pessoas muda, a ciência faz descobertas revolucionárias a uma velocidade impressionante, novas tecnologias surgem diariamente e tornam as antigas obsoletas, tendências político-econômicas se transformam da noite para o dia, novas empresas surgem enquanto outras encerram as suas atividades, e por aí vai. O mundo de agora já não é o mesmo que fora duas horas atrás. Portanto, em todas as áreas da vida humana, tudo muda com velocidade e frequência nunca antes vistas.

  • Incerteza

Diante desse cenário de alta volatilidade, há uma consequência óbvia, que é a incerteza. As certezas surgem quando tudo parece constante, sem a expectativa de que se modifique num futuro próximo. Por muito tempo, por exemplo, imperou no mundo científico a certeza de que o átomo era a menor unidade de matéria possível. No entanto, novos estudos apontaram que há diversas partículas, ainda menores, dentro dele.

Por conta dessa característica da nossa era, as incertezas fazem com que seja mais difícil fazer previsões. Por mais que hoje em dia o acesso à informação esteja muito facilitado, a velocidade com que elas se transformam dificulta qualquer tomada de decisões. Isso torna os cenários naturalmente mais incertos — seja na economia, na política, na cultura, nas empresas, ou mesmo na vida pessoal. Um simples acontecimento, mesmo que seja apenas um rumor, já pode provocar grandes consequências.

  • Complexidade

A complexidade pode ser compreendida como o oposto da simplicidade. Isso quer dizer que, como a vida contemporânea é extremamente volátil e incerta, ela é também mais complexa. Hoje em dia, a quantidade de dados que existem à disposição das pessoas é amedrontadora. E tão amedrontadora quanto é a velocidade com que esses dados se modificam e se rearranjam, dando forma a cenários completamente diferentes em questão de segundos.

Como as atitudes precisam ser tomadas com base em dados, e esses dados alteram-se a todo instante, é fácil concluir que agir é sempre um risco. Na atualidade, as pessoas dependem umas das outras, as empresas dependem umas das outras, as nações dependem umas das outras. Por isso, uma folha que caia de uma árvore no México pode provocar um furacão na Indonésia. É um exemplo extremo, mas que ilustra bem a complexidade dos fatos e como um acontecimento se desdobra em outro.

  • Ambiguidade

Por fim, chegamos ao conceito de ambiguidade, que pode ser definido como a qualidade daquilo que é incerto ou indefinido; que pode ser compreendido a partir de diferentes significados.

Por exemplo: quando a taxa de juros aumenta num país, a notícia é quase sempre recebida com negatividade, pois isso pode dificultar e desestimular o consumo na população. Por outro lado, esse aumento tem um lado positivo, que é o de controlar a inflação do lugar, ao mesmo tempo em que beneficia os ganhos de quem investe em renda fixa.

Isso quer dizer que, no mundo contemporâneo, é difícil falar em bom e mau, certo e errado, grande e pequeno. Cada acontecimento e informação podem ser compreendidos e interpretados de diferentes pontos de vista ao mesmo tempo. Verdades absolutas já não existem, de modo que tudo pode adquirir diferentes contornos, dependendo do olhar que lançamos sobre os fatos.

Consequências do Mundo VUCA na vida pessoal

As relações humanas são muito impactadas pelo Mundo VUCA. Hoje em dia, as opiniões que temos sobre tudo o que ocorre podem mudar constantemente, o que nos torna mais flexíveis, tolerantes e resilientes. Precisamos agir dessa forma para que nos adaptemos aos novos tempos. Já não há mais espaço para a rigidez e para a inflexibilidade.

Na medida em que novos conhecimentos surgem, em que novos erros são cometidos, e em que novas experiências são vivenciadas, cada indivíduo deve extrair aprendizados e permitir-se ser transformado positivamente por eles. Somos metamorfoses ambulantes, como diz a música, e é importante que assim seja. Se o mundo muda constantemente, também nós precisamos mudar junto com ele, a fim de que nos tornemos melhores a cada dia.

Consequências do Mundo VUCA na vida profissional

Na vida profissional, o cenário incerto e complexo do Mundo VUCA também aparece com força. Não há sequer uma área profissional que seja imune a todas as transformações e ao dinamismo da vida contemporânea. Por isso, todo e qualquer indivíduo que deseja progredir em sua carreira deve manter-se atualizado, não apenas acompanhando as tendências do setor, como também aprendendo novos conceitos e tecnologias.

Com as empresas, a dinâmica não é diferente. Num mercado cada vez mais competitivo, a organização que deseja vencer a sua concorrência precisa monitorar tudo o que ocorre ao seu redor, de modo que possa tomar decisões mais eficazes, de preferência antes do seu concorrente. Isso vale para a política de preços, para os treinamentos de vendas, para as campanhas publicitárias, para as ações de marketing, para a tecnologia dos novos produtos, enfim, para absolutamente todas as atividades institucionais.

Como você pode perceber, o Mundo VUCA é um termo que resume o dinamismo do mundo em que vivemos, o que traz impactos à vida pessoal e à vida profissional. O objetivo da utilização desse conceito não é alarmar ou desanimar ninguém, mas estimular as pessoas a manterem-se atentas ao que ocorre à sua volta e dispostas a se adaptar aos novos cenários com flexibilidade. A rigidez do certo e do errado já não cabe mais num contexto tão complexo como o dos dias de hoje.

E você, querida pessoa, como lida com esse dinamismo do Mundo VUCA? Deixe um comentário no espaço abaixo com a sua opinião. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Leve esta reflexão a todos os seus amigos, colegas e familiares!

Imagem: Por Tama2u