Já tem algum tempo que encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho se tornou um pouco mais desafiador para quem passou dos 50, especialmente para profissionais do sexo feminino. Algo que é contraditório, já que as mulheres mais velhas estão cada vez mais ativas e qualificadas para ocuparem os mais diferentes tipos de vagas em empresas.

Existem muitas questões envolvidas nessa situação, como, por exemplo, o receio de que uma nova funcionária contratada seja mais experiente do que o seu chefe ou a crença de que uma pessoa mais madura não estará aberta à inovação. A realidade é que essas ideias pré-concebidas fazem com que todo mundo saia perdendo. As profissionais, porque muitas vezes encontram problemas para conseguirem oportunidades de recomeçar sua carreira, e as empresas, porque deixam de ter em seu quadro de colaboradores pessoas que poderiam agregar de forma bastante significativa.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que as mulheres maduras são uma das chaves para impulsionar a economia do país nos próximos anos. Felizmente, cada vez mais companhias estão percebendo o quanto essas ideias são ultrapassadas e, aos poucos, essa realidade vem mudando. Inclusive, já existem até plataformas especializadas em recolocação profissional para pessoas maduras.

Descubra seu verdadeiro potencial e conquiste seus sonhos!
Baixe gratuitamente meu ebook “Mulheres extraordinárias”!

10 Dicas Para Mulheres Mais Velhas Que Estão em Busca de Trabalho

Se você passou dos 50 e está em busca de uma oportunidade profissional, seja por ter saído de um emprego ou por desejar recomeçar depois de anos fora do mercado, saiba que existem maneiras de driblar o preconceito e alcançar o seu objetivo. A seguir, você verá dez dicas que te ajudarão a ter sucesso nessa missão.

1 – Identifique o Seu Principal Objetivo Com Essa Busca

Antes de dar qualquer passo, é essencial que saiba qual é o seu objetivo ao ir em busca de uma oportunidade de trabalho. Trata-se de uma necessidade financeira, do desejo de recomeçar sua carreira, se realizar profissionalmente? A resposta para esse questionamento é muito importante para que defina os caminhos a serem seguidos e a forma com a qual irá conduzir a sua procura.

2 – Deixe de Ver a Idade Como um Empecilho

PSC

A forma com a qual nós nos vemos tem um papel chave no modo com o qual as outras pessoas nos veem. Nesse sentido, se você se sentir inferior por ter passado dos 50 e achar que é menos qualificada do que um profissional jovem, irá se portar de modo a demonstrar isso. Portanto, abandone a ideia de que a idade é um empecilho, olhe para si e se valorize como a profissional fantástica que é.

3 – Veja a Experiência Como um Diferencial

Ter experiência não deveria ser visto como um problema, afinal, quanto mais vivências se tem, maiores são as chances de que alcance o sucesso em suas ações. Dessa maneira, é interessante que realmente acredite que o fato de você ser uma profissional experiente pode te ajudar a desempenhar uma função dentro de uma empresa e não o contrário.

4 – Aperfeiçoe os Seus Conhecimentos e Habilidades

Para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho é necessário ter qualificação, e isso independe da idade. No caso de profissionais mais velhos, é importante verificar a data dos cursos realizados e das habilidades adquiridas. Como o mundo está em constante transformação, é interessante buscar se atualizar para se preparar para as novas demandas.

5 – Edite o Seu Currículo de Modo Estratégico

O currículo carrega as primeiras informações que uma empresa tem do candidato a uma vaga, por isso, é fundamental caprichar em sua preparação. No caso de profissionais maduros, é interessante selecionar as informações de acordo com o cargo pretendido, a fim de evitar passar uma imagem de superqualificação. Para isso, faça uma lista das suas habilidades e cursos e utilize apenas os itens que forem verdadeiramente relevantes para cada situação.

6 – Mostre Que Também Está Disposta a Aprender

Em algumas empresas, existe a ideia de que um profissional mais experiente não irá acatar às ordens de um chefe mais jovem, como se julgasse superior por conta da idade. Para mostrar que esse não é o seu caso, deixe claro, tanto no currículo quanto em entrevistas, que tem abertura para aprender com os colegas, para abraçar o novo e se desenvolver ao lado de toda a equipe.

Descubra seu verdadeiro potencial e conquiste seus sonhos!
Baixe gratuitamente meu ebook “Mulheres extraordinárias”!

7 – Tenha um Perfil no LinkedIn

Existe uma crença de que pessoas mais maduras não têm intimidade com a tecnologia. Assim, mostrar que esse estereótipo não se aplica a você é bastante interessante. Uma maneira de deixar isso claro logo de cara é possuindo um perfil do LinkedIn, que é uma rede social voltada exclusivamente para contatos profissionais. Lá, é possível acrescentar informações que não cabem no currículo, mas que certamente irão agregar à sua apresentação.

8 – Considere as Vagas Temporárias

Se está há muitos anos fora do mercado, as vagas temporárias podem ser uma forma interessante de retornar, tanto para se adaptar, quanto para ter referências atuais no currículo. Além disso, caso haja a possibilidade, poderá convencer o empregador, através de um bom desempenho, a realizar a contratação definitiva.

9 – Converse Com Pessoas Sobre Sua Busca Por Trabalho

Quanto mais pessoas souberem que está à procura de uma oportunidade de trabalho, maiores são as chances de que algo apareça. Portanto, envie um e-mail com o seu currículo para antigos colegas, para amigos, familiares e qualquer outra pessoa que possa encaminhá-lo para um empregador ligado à sua área.

10 – Considere Outras Formas de Trabalho

É importante dizer que, além das formas tradicionais de trabalho, você pode realizar um projeto de modo independente, abrindo um negócio ou utilizando sua experiência para prestar consultoria para outras empresas, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade de fazer um curso e começar a trabalhar em uma nova área, algo pelo qual alimente uma grande paixão. Lembre-se que sempre é tempo para fazer o que ama e se realizar profissionalmente.

Espero que tenha gostado e que as dicas aqui compartilhadas te ajudem a encontrar uma oportunidade para prosseguir com a sua carreira, se desenvolver e se realizar cada vez mais.

Copyright:  1088049662 – https://www.shutterstock.com/pt/g/elnariz