Motivação é a força interna que nos move para realizar algo. Esse algo pode ser um curso de graduação, um emprego bacana, um relacionamento feliz, a compra de uma casa, ou simplesmente força para levantar da cama todo dia.

Alimentar-se de forma saudável também é um fator que depende, e muito, da nossa motivação. É preciso que sejamos capazes de visualizar um futuro interessante, como recompensa aos nossos sacrifícios diários em nome de uma alimentação equilibrada.

Por que alimentar-se de forma saudável é tão difícil?

Essa pergunta é bastante complexa. Desde a infância, desenvolvemos um paladar que ama carboidratos e aqueles alimentos com mais açúcar, temperos e gorduras.

O cérebro entende esses alimentos como “recompensas” e dispara substâncias como dopamina e serotonina a cada vez que consumimos alimentos do tipo. Isso nos deixa mais felizes e querendo consumi-los cada vez mais.

O problema é que esses alimentos não são muito saudáveis, e logo começam fatores indesejados, como o ganho de peso, a perda de disposição e diversos problemas de saúde, principalmente cardiovasculares.

Encontrando a motivação

Diante desse cenário bem desagradável, as pessoas determinam para si mesmas o objetivo de emagrecer. No entanto, é difícil mudar um paladar e acostumar-se ao sabor de novos alimentos, dos quais provavelmente a pessoa não gostava muito.

Mais difícil ainda é encontrar uma atividade física e seguir uma rotina de treinamentos diários. O cérebro estava muito bem obrigado naquela vida de biscoitos e sedentarismo, não é mesmo?

PSC

É nesses momentos difíceis que precisamos nos reencontrar com nossa motivação. Se o presente está difícil, o futuro com certeza será mais fácil.

Primeiro porque tudo no início é mais difícil. No entanto, à medida que formos nos acostumando com o novo cardápio e com a rotina de exercícios físicos, cérebro e corpo deixam de sentir tanto o baque dos primeiros dias.

Além disso, todos os dias (sim, todos!) a pessoa que está pensando em emagrecer e reeducar seus hábitos alimentares deve lembrar-se de todos os benefícios que isso pode proporcionar. Entre eles, podemos citar:

  • Emagrecimento e corpo em forma
  • Mais autoestima
  • Mais disposição para trabalhar, exercitar-se, cuidar da família
  • Melhora na saúde cardiovascular
  • Redução de dores musculares por excesso de peso
  • Entre outros

Cada vez que alguém se lembra de todos esses benefícios, a pessoa encontra uma força que a auxilia a continuar seguindo a dieta e se exercitando regularmente. É a famosa motivação.

Monitorando o progresso

Por fim, outro aspecto que ajuda a manter a motivação de quem está em busca de uma vida mais saudável e monitorar o progresso.

Perder peso talvez seja o meio mais clássico de se fazer isso, mas não é o único. Olhar-se no espelho e visualizar uma forma mais desejada, ter noites de sono mais proveitosas, perceber o cansaço diminuindo, correr distâncias mais longas, reduzir a pressão arterial e o colesterol, enfim, são vários os meios pelos quais alguém pode registrar as melhorias.

Seja em questões estéticas ou nos aspectos de saúde física e emocional, monitorar o progresso é uma ótima maneira de manter-se motivado.

Mudar padrões alimentares, praticar atividade física e emagrecer não são tarefas fáceis, mas tudo fica mais fácil quando visualizamos tudo aquilo que temos a ganhar. Portanto, nunca se esqueça de manter a motivação em alta. É ela que faz você começar e continuar!