Talvez você nunca tenha ouvido falar a respeito de Cláudia Dias Baptista de Sousa, mas se eu te disser que esse é o nome da Monja Coen, tenho a certeza de que saberá exatamente a quem estou me referindo. Coen é considerada uma das maiores representantes da filosofia budista no Brasil na atualidade e essa popularidade certamente se deve à sua simplicidade e acessibilidade em relação ao público.

Autora de diversos livros, ela também pode ser vista em vídeos no YouTube publicados pelo Canal Mova, onde fala sobre temas do interesse de todos, tais como felicidade, recomeços, ansiedade, depressão, culpa, além de, claro, tirar as dúvidas das pessoas a respeito do budismo. Independente de qual seja a sua religião, saiba que ouvir as palavras ditas por ela é algo que faz bem para o coração e a alma. Para conhecer melhor a trajetória dessa grande mulher, continue acompanhando o artigo.

A Trajetória de Monja Coen e Sua Relação Com o Budismo

Muitos, quando veem a Monja Coen pela primeira vez, imaginam que ela tenha nascido em uma família de tradição budista, mas a realidade é que a vida dela passou por grandes transformações até que essa filosofia cruzasse o seu caminho. Nascida em 1947, foi criada no catolicismo, se tornou jornalista e trabalhou como repórter em diversos veículos de comunicação no Brasil, como O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde.

O budismo passou a fazer parte de sua vida quando, nos anos 70, mudou-se para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde trabalhava em uma agência do Banco do Brasil. Lá, conheceu um centro de prática do zazen, uma forma de meditação em que o indivíduo se senta e abre a sua mente, permitindo que os pensamentos fluam. Esse universo a fez muito bem, tanto que, durante uma temporada no Japão, decidiu se converter à religião e se tornou monja.

Atualmente, reside em São Paulo, cidade em que nasceu, onde se dedica à Comunidade Zen Budista, fundada por ela. Além disso, escreve livros, dá palestras pelo Brasil e em outros países, compartilha sua sabedoria em vídeos publicados na internet e promove eventos que têm se tornado cada vez mais conhecidos, como a Caminhada Zen, em que os participantes caminham em estado meditativo em parques, concentrando-se na própria respiração e no momento presente.

Os Livros de Monja Coen e Seus Principais Ensinamentos

Como disse anteriormente, além de monja, Coen é também autora e publica livros em que compartilha sua sabedoria e ensinamentos do budismo que podem ser positivos para todos, independente da crença religiosa. Confira, a seguir, maiores informações a respeito de suas obras.

Viva Zen: Reflexões Sobre o Instante e o Caminho

PSC

Publicado em 2004, Viva Zen foi o primeiro livro publicado por Coen. Nele, ela compartilha ensinamentos que se baseiam em uma citação bastante famosa dita por Gandhi, que é aquela que diz que devemos começar em nós as mudanças que desejamos ver no mundo. De acordo com a publicação, o conceito de “viver zen” nada tem a ver com permissividade e acomodação, e sim com ter serenidade para aceitar o que não pode ser mudado e transformar o que for possível.

Sempre Zen: Aprender, Ensinar, Ser

Oito anos após publicar o seu primeiro livro, em 2006 lançou a obra Sempre Zen, que podemos considerar um complemento da anterior, pois traz mais ensinamentos de como levar a vida com alegria e ternura, mas sem perder a coragem e a sabedoria. É aquele tipo de livro que gera reflexão e inspira o leitor a repensar suas atitudes e, assim, identificar os pontos que pode melhorar para viver de maneira cada vez mais leve e feliz.

A Sabedoria da Transformação: Reflexões e Experiências

Em 2014, Monja Coen lançou um livro que tem como tema central a transformação que devemos buscar todos os dias, para que possamos nos tornar pessoas melhores para nós mesmos e para o mundo. Uma leitura leve, mas que trata de assuntos profundos e fala a respeito da auto-observação e da autoconsciência, tão necessárias para que possamos sempre refletir a respeito do nosso comportamento e identificar pontos que podem ser aperfeiçoados e melhorados.

108 Contos e Parábolas Orientais

Publicado em 2015, como o próprio título sugere, esta obra traz um compilado de contos e parábolas orientais selecionados pela Monja Coen que são verdadeiras pérolas de sabedoria. Os ensinamentos compartilhados por cada história poderão ser aplicados por você em todas as áreas da vida, mesmo que não seja um seguidor das filosofias budistas.

O Monge e o Touro

A história do monge e do touro foi criada há mais de oitocentos anos e, desde então, tem sido utilizada como um verdadeiro guia para aqueles que praticam o zen-budismo. Então, em 2015, Monja Coen publicou uma versão desse conto traduzida para o português, adaptando-a para o público brasileiro e, claro, adicionando os seus comentários para torná-lo ainda mais inspirador.

O Sofrimento É Opcional

Publicado em 2017, o livro trata de um tema bastante atual, que é a depressão. Nele, a monja compartilha a sua experiência com a doença, conta como conseguiu superá-la e faz um comparativo com os ensinamentos de Buda em relação ao sofrimento, mostrando, de forma simples e leve, que todos podem vencer esse problema e levarem uma vida feliz.

Zen Para Distraídos

Seu livro mais recente, publicado em 2018, Zen Para Distraídos é dedicado especialmente para os indivíduos que levam uma rotina agitada e que, com isso, deixam de dar o devido valor para as coisas mais simples da vida. Trata-se de um convite para viver de maneira mais consciente, sem ansiar demais pelo futuro e com maior foco no agora.

Além dessas sete publicações solo, Monja Coen escreveu outros dois livros em que divide a autoria com grandes nomes da atualidade. O primeiro se chama “O Inferno Somos Nós”, escrito por ela e pelo filósofo Leandro Karnal. O segundo, intitulado “A Monja e o Professor”, contou com a co-autoria do professor Clóvis de Barros Filho. Ambas as obras foram publicadas em 2018 e se tornaram grandes sucessos em vendas.

Espero que tenha gostado de saber mais a respeito dessa figura tão inspiradora que é a Monja Coen, que é um grande exemplo de sabedoria para todos nós. Desejo que, assim como ela, você também busque ser o seu melhor todos os dias.

 

Copyright: 1179456304 – https://www.shutterstock.com/pt/g/isidre