O que seria da humanidade se não fossem os momentos de dificuldade pelas quais passamos ao longo de nossa existência e evolução?

Ao longo de nossa vida nos deparamos com inúmeras pedras em nosso caminho, momentos de dificuldade que podem nos tirar a energia, nos deixando tristes e abatidos. Podemos perder a esperança e chorar, ou até mesmo nos fecharmos para o mundo. Mas, se pararmos para pensar um pouco e puxarmos pela memória todas as vezes em que caímos, sempre houve um novo dia, e outro dia após o dia seguinte.

Talvez, para nos levantarmos após uma queda, seja necessário contar com a ajuda de outras pessoas, ou parar por alguns instantes para respirar. Talvez, em alguns casos mais específicos, seja necessário replanejar nossos caminhos e buscar formas de nos impulsionar para frente.

Seja como for, o importante é saber que após a queda, ainda que demore um pouco, todos somos capazes de nos reerguer, e que nos momentos de dificuldades podemos perceber a importância das amizades, da esperança, da força de vontade, do querer, do buscar e do acreditar.

E ainda que tenhamos nos reerguido, pode ser que a gente caia de novo, porque as pedras estarão sempre lá, e está tudo bem, porque sempre haverá a chance de recomeçar. Tudo vai depender de como enxergarmos as situações e as quedas sofridas.

O coaching vai te ajudar a entender e superar todas as dificuldades que tiver em sua vida!Conheça mais sobre coaching no material exclusivo que preparei! Baixe aqui!

Quando viemos a esse mundo, Deus, o Universo, ou aquilo que fizer mais sentido para você, nos presenteou com o Livre Arbítrio, que nos possibilita escolher o que queremos e não queremos para nossas vidas. Sendo assim, tudo aquilo pelo que passamos em nossa vida é de merecimento próprio. Tudo o que acontece conosco ao longo de nossos dias e da vida, só acontece por que em algum momento, arriscamos, apostamos em alguma escolha, que poderia ou não nos levar ao sucesso ou à dor.

PSC

Obstáculos sempre existirão, e pessoas com as mais variadas intenções estarão ao nosso redor. É inevitável que surjam pedras em nosso caminho ao longo de nossa jornada da vida. O que nos levará a passar por elas experienciando o Sofrimento ou o Estado de Graça é a maneira como lidamos com a existência delas.

Podemos contornar as pedras, podemos ressignificá-las e aprender a coexistir e assim continuar a caminhar o caminho, ainda que a passos lentos, ou podemos escolher atropelá-las, correndo o risco de cairmos mais uma vez. Lembrando que ainda que sejamos cautelosos, não estamos imunes aos efeitos e consequências de vez ou outra, esbarrarmos em algumas dessas pedras.

Seja qual for a decisão que tomemos, o importante é que independentemente da escolha que façamos, a cada novo passo que damos e a cada novo estágio que avançamos na vida, acumulamos experiências e nos tornamos pessoas melhores. Os maiores ensinamentos e os maiores tesouros da vida estão dentro das cavernas mais escuras, onde parece não haver nada. Tenha sensibilidade e paciência e sabedoria para encontrá-los.

A vida é como uma caminhada em meio a montanhas. Teremos sempre altos e baixos, cavernas escuras com tesouros a serem desvendados e muitas pedras em nossos caminhos. Cabe a cada um de nós, dentro de nossas limitações e crenças, tirar o melhor proveito de cada situação, buscando aprender com cada uma delas.

Surgiu uma dificuldade? Ótimo! Busque a melhor solução para ela. Se o resultado for positivo, maravilhoso! Você está indo bem em sua caminhada evolutiva. Mas se por alguma razão o resultado de seu esforço, tempo e energia falhar, não desanime! Pense no quanto aprendeu com essa experiência. Que lições positivas você pode extrair dessa nova queda? Você vai verdadeiramente deixar que essa pedrinha te desmotive?

Uma das decisões mais importantes da nossa vida é escolher um caminho que desejamos seguir e o que levaremos em nossa bagagem. Podemos escolher o caminho mais fácil, indo por atalhos e crescendo rápido sem pensamos nas consequências, ou, podemos escolher o caminho das pedras e aprender a caminhar entre elas, caindo e levantando tantas vezes quantas forem necessárias. Dessa forma, quando precisarmos trilhar um caminho similar, já não teremos tanta dificuldade.

Em nossa bagagem, e me refiro aqui à nossa Bagagem Emocional, devemos levar sempre Fé, Esperança, Bons Pensamentos e Energias, Paz de Espirito e Equilíbrio. Com esses 5 itens na bagagem, podemos superar qualquer obstáculo.

O maior Poder que as Pedras podem ter em nosso Caminho é o de prover o Empoderamento de quem passa por elas. Tudo vai depender de como cada pessoa encara cada nova pedra.

A Bíblia relata que Moisés usou as pedras para escrever os 10 mandamentos de Deus e eternizá-los. Davi, usou as pedras que encontrou para vencer um gigante. Gideão, retificou um altar com as inúmeras pedras que encontrou. Jacó quando já não aguentava mais, usou uma pedra como travesseiro para repousar.  E para mulher adúltera, as pedras foram o maior livramento recebido em sua vida.

Se apesar das dificuldades, tantas pessoas se levantam novamente e seguem seu caminho, porque com você seria diferente? O que você tem feito com as pedras que encontra em seu caminho?

As pedras podem destruir sim. Mas nas mãos de pessoas visionárias, elas se tornam instrumentos para reconstrução de algo ainda mais bonito e forte. As pedras podem sim nos derrubar, mas aos olhos de quem vive a vida com amor, elas se tornam apoio para nos levantarmos novamente.

Pedras ferem e machucam sim, mas no caminho de quem entende o Propósito pelo qual está vivendo são marcas de dias de lutas e glórias. Afinal, se as pedras tivessem nos derrotado, não estaríamos em pé, ainda que cheios de cicatrizes.

Claro que se permitirmos, as pedras têm o poder de nos derrubar, mas se soubermos amenizar os choques, elas apenas passarão por nós. Pedras não param ninguém, a menos que a pessoa atingida já estivesse buscando um motivo para parar.

Ao olhar para nossa vida toda, seriamos capazes de mensurar a quantidade de vezes que caímos e levantamos novamente? Não! Caímos inúmeras vezes, diversas vezes e continuamos a nos reinventar, nos reerguer. Aprendemos com os erros e mudamos nossa forma de agir diante de desafios que surgem a todo momento.

Pensando sobre nossa caminhada evolutiva desde o nosso nascimento, o que será que nosso “eu” de 12 anos diria a nós hoje, sobre o nosso esforço e sobre termos nos tornado quem somos?

Quando bebê, você tentava fica de pé, e ia se apoiando nas coisas, nos móveis e nas pessoas, até que por algum descuido você caía. E o que acontecia? Ainda que você chorasse, você se munia de forças e aprendizados adquiridos na queda e agia diferente, não é mesmo? Quantas e quantas vezes você caiu tentando ficar de pé? Quantas e quantas vezes você tentou e tentou e tentou novamente até conseguir atingir seu objetivo?

O problema não são as pedras no caminho, mas sim a forma como lidamos com cada uma delas. Levem isso como ensinamento: Na vida, temos que ter a persistência de um bebê, que apesar das inúmeras quedas, não desiste de continuar tentando caminhar com as próprias pernas, até que finalmente consiga. Pedras são apenas momentos, vestígios e cicatrizes de um caminho que nos tornou muito mais resistentes, firmes e constantes.

Pelo que você está se deixando abater? Vai realmente se deixar derrotar por mais essa pedra em seu caminho? Use sua inteligência emocional, lembre-se dos itens que carrega em sua bagagem emocional e faça uso deles. Você é mais forte do que imagina e só você tem o Poder de controlar o que acontece em sua vida.

O coaching vai te ajudar a entender e superar todas as dificuldades que tiver em sua vida!Conheça mais sobre coaching no material exclusivo que preparei! Baixe aqui!

Nossos pensamentos criam a nossa realidade, então acredite em você! Aprenda com as dificuldades, use as pedras do seu caminho a seu favor. Quanto maior a pedra, maior o desafio, maior a oportunidade, maior o aprendizado.

E se der tudo errado? Tudo bem. As coisas nunca “dão errado” completamente, elas apenas ainda não deram certo. Talvez, se você pensar melhor e buscar novas estratégias, você consiga finalmente transpor mais uma dificuldade. Seja persistente e acredite: Na caverna mais escura está escondido o tesouro mais valioso. Vá buscá-lo.

Créditos da Imagem: Por Muhammad Ehsan Ullah – ID da foto stock livre de direitos: 1208821033