Grufnar/Depositphotos Construir seu legado é olhar para frente e projetar todas as realizações de vida

Quando atendemos dentro do processo de Self Coaching sempre nos deparamos com situações de luto. O luto é, talvez, o momento de maior sofrimento de uma pessoa. Nós não fomos criados para lidar com a perda de alguém, portanto, a morte torna-se uma inimiga. Fugimos dela em vez de compreendê-la.

Ouvi uma história de uma moça que estava fazendo a formação em Professional and Self Coaching – PSC, pois procurava uma forma de ter um novo sentido na vida e na profissão depois de ter perdido um filho. Ele era um jovenzinho e não resistiu a um tratamento de câncer. A morte daquele rapaz suscitou naquela mãe a pergunta crucial: como a vida pode ser algo tão frágil? Que sentido há nisso? Se vamos morrer, para que viver?

No momento de luto nossas forças se acabam e perdemos a capacidade de concentração. Daí em diante nós sofremos todos os efeitos possíveis, não vemos mais sentido no viver, porque perdemos alguém que amamos. Vamos então do princípio: todos nós sabemos que vamos morrer. Essa é uma certeza absoluta. Então, nesse tempo que temos até o desfecho total –  O que vamos fazer? Para onde vamos canalizar nossas forças?

Foque na Vida e Construa seu Legado

Quando uma pessoa faz algo de bom, de importante, de positivo, mesmo que ela não esteja mais aqui sua lembrança permanece. Ela deixa uma marca que é tão maior que ela mesma que nem o tempo consegue desfazer. É isso que chamamos de legado. Legado é tudo que vai ficar na terra depois de nossa

O legado existe porque temos certeza do nosso fim. Aliás, do fim da nossa presença física, mas nossa essência pode permanecer por séculos, isso depende do quanto a sua missão de vida foi efetivamente vivida por você.

Viver sua missão de vida, dar sentido à sua existência é deixar o seu legado. É fazer com que, enquanto vivos, tenhamos felicidade, prosperidade, respeito e amor, e, depois da morte, nossa memória, nossos valores, nossas ações, nossa marca sejam presentes nas pessoas que conseguimos atingir e no mundo – se também contribuirmos para que ele seja melhor.

PSC

Querido ser de luz, nosso poder de transformação é maravilhoso, mas para que ele seja pleno temos que estar no lugar certo, fazendo a coisa certa e convivendo com as pessoas certas. O lugar certo é o lugar dos seus sonhos. A coisa certa é o comportamento, as ações que melhor utilizem o seu potencial, e as pessoas certas são aquelas que crescerão com você e seguirão seu exemplo mesmo quando você não estiver mais próximo.

E você, como está construindo o seu legado? De que modo o torna realidade? Compartilhe!

Paz, Luz, Gratidão!