A Teoria da Fixação de Objetivos foi desenvolvida nos Estados Unidos, em 1981, pelo professor de Comportamento Organizacional, Gary P. Latham em parceria com psicólogo e também professor de liderança e motivação, Edwin Locke. O conceito defende que a definição de metas é o principal fator de motivação profissional e de estímulo à conquista dos objetivos no trabalho.

Na prática, a TFO mostra que para que as pessoas se mantenham produtivas e motivadas é essencial que suas tarefas e demandas tenham um direcionamento e finalidade específica. Ou seja, as metas são imprescindíveis para que os profissionais saibam para onde eles estão indo, porque estão realizando tais ações e se sintam motivados.

Por isso mesmo, quanto mais SMARTER elas forem, melhor também será a condução do processo de Business Coaching na empresa atendida. Mas o que isso quer dizer? Bem, na tradução do inglês, Smarter quer dizer “mais esperto” e deriva do termo Smart, que por sua vez significa“inteligente”. São dois acrônimos muito utilizados no universo organizacional, sendo ferramentas simples e práticas que mostram como podemos organizar e definir os objetivos de forma mais clara e assertiva.

Por isso mesmo, podemos dizer que o método Smarter é uma poderosa ferramenta para colocar em prática a Teoria da Fixação de Objetivos também em proveito do Coaching, pois ajuda a estruturar os alvos do coachee, definir suas estratégias, planos de ação, medir seus progressos, corrigir eventuais falhas, gerenciar seu tempo e a conduzir seu processo sempre orientado para resultados positivos e congruentes.

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7 Etapas do Método Smarter

S: Specific – Específico

O “S” de específico quer dizer que as metas precisam ser absolutamente claras, ou seja, o cliente deve saber exatamente o que deseja conquistar com seu processo de Coaching e, para tal, definir com clareza sua meta final. Exemplos de alvos específicos: triplicar o faturamento em X meses; ser líder de vendas no mercado; conquistar o posto de CEO.

  • Exemplos de perguntas poderosas de Coaching que podem ajudar a trazer mais clareza são:
  • O que especificamente (em detalhes) você deseja alcançar?
  • Quais são os pontos imprescindíveis à realização desta meta?
  • O que é mais importante para você na conquista desta meta?
  • Quais são os obstáculos que hoje podem te impedir de conquistá-la?
  • Para isso, precisará ou não da ajuda de outras pessoas?
  • Caso sim, quem são estas pessoas?
  • Além desta meta, à conquista de qual outro objetivo SMART te traria grande satisfação neste momento?

M: Measurable – Mensurável

PSC

Segundo Kaplan e Norton,“o que não é medido não é gerenciado”. Portanto, as metas precisam ser mensuradas e, para isso é importante ter parâmetros ou indicadores que ajudem a medir os progressos ou pontos de melhoria. No caso de uma empresa, por exemplo, uma forma de medir se está ou não melhorando seus resultados é observando seu indicador mensal de vendas.

Exemplos de perguntas que podem ajudar o cliente nesta medição:

  • Quais são os resultados esperados ao alcançar a meta final?
  • Quanto esforço e tempo serão necessários à conquista do objetivo?

A: Attainable – Alcançável

Também representada pelo termo “achievable”, em resumo quer dizer que as metas precisam ser alcançáveis e possíveis. Na prática, isso quer dizer que tanto quanto é muito importante ser audacioso e ousado ao definir os objetivos é essencial também ser realista quanto as suas reais possibilidades de atingi-las no momento.

Alvos fora da realidade costumam desmotivar o coachee. Do mesmo modo, se são pouco ambiciosos também não lhe estimulam o suficiente. O ideal é que as metas sejam estabelecidas de forma congruente e que elas sejam boas o bastante para encorajar a pessoa a superar seus limites e ir além.

Exemplos de perguntas que podem ajudar o coachee neste esclarecimento:

  • De 0 a 10, o quanto você está disposto a trabalhar com metas maiores e mais robustas?
  • De 0 a 10, o quanto está disposto a abrir mão de algumas coisas hoje para tornar seus sonhos realidade amanhã?
  • De 0 a 10, o quanto está disposto a doar não 8, mas 11,13, 15 horas por dia do seu tempo para ganhar impulsionar sua carreira, crescer na empresa ou ganhar mais dinheiro?

R: Relevant – Relevante

Sim, as metas precisam ser importantes, ter sentido e honrar o esforço e a dedicação do coachee para com sua empresa, ou seja, precisam trazer algo de positivo para a organização, para a realização do seu trabalho ou para o grupo. Exemplo – ao alcançar a meta final, a empresa crescerá 20% ou o coachee e a equipe ganharão X bônus pelo aumento do seu desempenho.

  • Perguntas que podem ajudar o cliente a elucidar esta questão:
  • Quão importante é para você conquistar esta meta?
  • Como o alcance deste objetivo pode mudar sua vida, carreira e a empresa para melhor?
  • Você verdadeiramente reconhece a importância daquilo que está fazendo e do esforço que está empregando para que a meta final seja plenamente alcançada?

T: Time-Bound – Tempo-limite/Prazo

Toda meta ou objetivo precisa ter um deadline, ou seja, um prazo final, um período definido para ser realizada. Não é fazer quando quiser, mas sim dentro do tempo estipulado e conforme o que foi planejado. Portanto, uma das etapas mais importantes ao definir alvos de forma inteligente é delimitando o seu vencimento. Na prática isso quer dizer, por exemplo, que o coachee terá X tempo, que podem ser três meses ou 10 semanas para alcançar seu alvo.

Perguntas de Coaching para clarear sobre a importância de respeitar e assumir um compromisso com os prazos:

  • De 0 a 10, o quanto você está verdadeiramente comprometido com os prazos?
  • De 0 a 10, o quanto está disposto a abrir mão de um período a mais do seu tempo até o alcance completo desta meta?
  • De 0 a 10, quanto tempo da sua vida familiar, afetiva ou social você está disposto a sacrificar para atingir o resultado desejado?

E: Ecologic – Ecológico

Esta fase tem mais a ver com a ética ao realizar suas tarefas, com o impacto que as mudanças que busca promover podem ter na sua vida, na empresa e nas pessoas à sua volta. Pensar a respeito é assumir a responsabilidade por seus atos e estar ciente de como as suas ações poderão afetar a realidade dos outros. Exemplo – assumir um cargo de direção na empresa seria maravilhoso para sua carreira e também sob o ponto de vista financeiro, mas também tomaria mais seu tempo e te afastaria de sua família.

Portanto, é importante se perguntar até que ponto:

  • O que você vai deixar para trás ao assumir este compromisso?
  • Como você deseja impactar a vida das pessoas com o alcance efetivo do seu alvo?
  • Até que ponto está disposto a abrir mão da companhia de sua família para conquistar suas metas?

É importante que o coachee sempre reflita sobre isso ao definir quais são suas metas Smarter e se vai ou não assumir a responsabilidade pelos resultados de um processo de Coaching, pois este caminho exigirá alguns sacrifícios, portanto resiliência para manter-se firme e chegar a meta final com sucesso.

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R: Reward – Recompensa

O ser humano sempre age para obter algum tipo de recompensação. Portanto, poder chegar ao resultado do seu esforço e dedicação é tão maravilhoso que o coachee empenha- se ao máximo para conquistar suas metas. Por isso mesmo, para se motivar ainda mais é importante que o treinando defina quais serão as suas recompensas. Estas por sua vez, podem tanto ser representadas por bens materiais, ganhos financeiros como por sensações e emoções positivas. Exemplos disso são: promoção no trabalho; incremento de X% no salário; compra da casa própria; perdão da família, cura emocional ou aceitação social.

  • Perguntas poderosas para o cliente se conectar com o propósito de sua dedicação às metas:
  • Qual será a maior e melhor recompensa pela meta alcançada?
  • Como se sentirá (emoções e sensações) quando seu objetivo for realizado?
  • O que você acha que merece receber por conquistar este alvo?
  • O que você dará a si mesmo quando a meta final for atingida?

Estes são apenas alguns exemplos de como incitar reflexões no coachee é importante para que defina com muito mais assertividade e inteligência quais são os seus alvos. Também é essencial para que não projete fantasias sobre o trabalho a ser realizado e acabe, com isso, criando um cenário que não condiz com a sua realidade.

Em se tratando de Coaching, saber onde se está pisando é fundamental para definir os próximos passos. Portanto, quanto mais clareza de todos estes pontos, mais o cliente poderá tomar a consciência do seu papel, assumir suas responsabilidades e definir as melhores estratégias para atingir os resultados esperados dentro dos prazos.