coaching-mentoring

Mentoring e Coaching – Como Se Complementam?

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de março de 2019

Muitos confundem Mentoring e Coaching, acreditando que são a mesma coisa, mas a verdade é que são duas metodologias diferentes que se complementam. Se você tem essa dúvida, tenho a certeza de que vai conseguir esclarecê-la através das informações que irei compartilhar no decorrer deste artigo. Continue acompanhando e entenda como o Mentoring e o Coaching podem ser úteis em momentos diferentes da sua vida.

Entenda o que é coaching na essência!
Acesse o link e baixe o material que eu fiz para você! É grátis!

As Principais Diferenças Entre Mentoring e Coaching

O primeiro ponto a ser considerado para falarmos de como Mentoring e Coaching se complementam é entender o funcionamento de cada um e, então, diferenciá-los.

Coaching – Começando pelo Coaching, trata-se de uma metodologia que tem como principal objetivo ajudar um indivíduo a impulsionar os seus resultados, nas mais diferentes áreas. Desse modo, o Coach, profissional que irá aplicar as técnicas, não precisa, necessariamente, ser um especialista na área em questão, pois o seu foco está na performance e no desenvolvimento humano como um todo. E é por essa razão que existem Coaches esportivos, de carreira, empresarial, de emagrecimento, entre tantos outros.

Embora existam profissionais de Coaching que tenham formação nas áreas de atendimento, como, por exemplo, nutricionistas e educadores físicos que também são Coaches, o foco está na mente do indivíduo. Então, através desse trabalho, o coachee, ou seja, o cliente, poderá alcançar o seu potencial máximo e atingir o seu estado desejado, que são as metas que ele definiu no início do processo.

Mentoring – Já o Mentoring é diferente, pois o mentor é aquele que já atingiu determinado patamar na carreira, obteve grandes resultados e, então, compartilha suas experiências e mostra o caminho para alguém que está começando. Isso vale para grandes empresários, profissionais experientes, campeões de determinadas modalidades esportivas e qualquer outro indivíduo que possua uma trajetória de sucesso e que tenha se destacado em determinada área.

Por tudo isso, muitas vezes a mentoria ocorre quase que de maneira informal, já que é a experiência do mentor que realmente irá pesar no processo. Contudo, existem aqueles que buscam aperfeiçoar suas técnicas através de cursos, para que saibam passar o conhecimento para os seus mentorandos de uma maneira mais eficaz. Então, oferecem seu serviço da mesma maneira que os Coaches fazem, com contrato, carga horária e outros detalhes que tornam a relação mais formal.

Consegue perceber a diferença? O Coaching se diferencia do Mentoring principalmente por conta do fato de que o Coach não irá trazer respostas prontas para o seu coachee e sim ensiná-lo a encontrá-las dentro de si, para que ele possa se conhecer melhor, identificar os seus pontos fortes e desenvolver aqueles que forem necessários. Já no Mentoring o aprendizado se dá de uma maneira diferente, através do compartilhamento de vivências e de conhecimentos do mentor na área em questão.

Você é feliz?

Como Mentoring e Coaching Se Complementam?

Podemos dizer que as duas abordagens são complementares porque, enquanto o Coaching cuida da mente do indivíduo, levando-o a se desenvolver como ser humano e profissional, o Mentoring entra como uma fonte de inspiração e aprendizado, para que ele se destaque na sua área de atuação. Desse modo, enquanto o Coach tem o papel de auxiliar no processo de autodescoberta e de crescimento, que impacta na vida de uma maneira geral, o mentor tem um papel mais focado, geralmente no âmbito profissional.

São exatamente esses fatos que fazem com que uma metodologia seja complementar a outra, podendo ser usada em momentos diferentes da vida de uma pessoa. O Coaching, por exemplo, é indicado para dar início ao processo de desenvolvimento, para que o indivíduo se conheça melhor, encontre seu propósito, descubra quais são os seus objetivos e trace um plano de ação para alcançá-los. Então, o Mentoring vem para coroar tudo isso, oferecendo o suporte de um profissional com uma grande bagagem de experiências para auxiliar aquele que já sabe exatamente o que deseja realizar.

Benefícios do Coaching

O Coaching é uma metodologia voltada para o desenvolvimento humano e seus benefícios impactam a vida de uma maneira geral, veja quais são eles.

Autoconhecimento: através de perguntas poderosas, o Coach leva o seu coachee a ouvir a sua voz interior e, consequentemente, a se conhecer melhor.

Definição de Metas: para que um objetivo saia do campo das ideias e se torne realidade é importante que ele seja transformado em uma meta, com prazo e estratégias definidas.

Gestão do Tempo: o tempo é um dos recursos mais valiosos que uma pessoa pode ter e, dentro do processo de Coaching, o indivíduo aprende a gerenciar o seu com mais eficácia.

Construção de Autoconfiança: através do autoconhecimento, o coachee irá descobrir o seu valor, suas qualidades, então, se sentirá muito mais seguro para tomar decisões, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Ressignificação de Crenças Limitantes: se existe um obstáculo que pode comprometer o desenvolvimento de uma pessoa é a sua própria mente e as crenças que ela carrega. Uma etapa importante do processo de Coaching é a identificação e ressignificação dessas ideias, para que elas deixem de ser motivos para desistência e sejam transformadas em razões para continuar.

Entenda o que é coaching na essência!
Acesse o link e baixe o material que eu fiz para você! É grátis!

Benefícios do Mentoring

O Mentoring se baseia principalmente no compartilhamento de conhecimento e experiências, confira os principais benefícios que ele pode oferecer.

Aprendizado: ao contar com o suporte de um mentor, o indivíduo a oportunidade de aprender através das experiências de outra pessoa, o que certamente irá contribuir para uma redução de erros.

Feedbacks: os feedbacks são a essência de um trabalho de Mentoring, então é uma ótima oportunidade para uma pessoa aprender a ouvir e a considerar comentários de terceiros a respeito do seu desempenho.

Desenvolvimento Focado: um indivíduo que deseja se desenvolver em determinada área poderá se beneficiar do Mentoring, pois terá acesso a informações focadas exatamente naquilo que é do seu interesse.

Apoio em Momentos Específicos: muitos profissionais recorrem ao Mentoring em momentos específicos da carreira, como, por exemplo, uma transição ou a abertura de um negócio.

Lidar Positivamente Com Erros: um profissional experiente sabe que erros fazem parte do processo, assim, passam essa visão para o seu mentorando, para que ele entenda que uma falha não precisa significar o fim.

Independente se estiver buscando um Mentor ou um Coach, é importante que procure por um profissional com experiência, para que os seus objetivos possam ser realmente alcançados. Gostou do artigo? Lembre-se de passar a informação adiante, compartilhando o artigo com os seus amigos!

Créditos da Imagem: Por stoatphoto – ID da foto stock livre de direitos: 761964574

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: